Abraão não pode ser preso em flagrante por suposto crime de falsidade ideológica, segundo desembargadora || Foto INI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A desembargadora Aracy Lima Borges, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), acolheu, neste domingo (2), pedido de habeas corpus do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão Santos (PDT). A magistrada entendeu que havia a urgência necessária ao julgamento do pedido no plantão do Tribunal, sob a sua responsabilidade, e suspendeu despacho da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que, ontem (1º), comunicou às autoridades policiais do Estado que Abraão estava em flagrante delito e deveria ser preso (veja aqui).

De acordo com a desembargadora, o crime de falsidade ideológica, imputado ao vereador, concretiza-se instantaneamente. Ou seja, o parlamentar não pode mais ser preso em flagrante por ter determinado na última sexta-feira (31), a suspensão do expediente da Câmara de Ilhéus. Segundo a Vara da Fazenda Pública, a portaria foi publicada em desvio de finalidade para obstruir cumprimento de ordem judicial e a possibilidade de prisão em flagrante se estenderia até o fim de sua vigência, nesta segunda-feira (3).

Ao suspender o despacho, a desembargadora esclareceu que isso não impedirá eventual investigação da suspeita de falsidade ideológica contra o vereador. “Diante disso, tratando-se de crime instantâneo e considerando que o documento produzido pelo paciente no qual incide suspeitas de possível fraude foi publicado desde o dia 31 de março de 2023, não é mais possível falar em estado de flagrância de delito, sem prejuízo de ulterior apuração dos fatos e de adoção das providências cabíveis”, escreveu Aracy Lima Borges. Com informações do Blog do Gusmão.

Bahia é um dos maiores vencedores de estaduais no Brasil || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sem surpresa, o Bahia conquistou, neste domingo (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, 50º troféu do Campeonato Baiano. O Tricolor de Aço dominou e venceu o Jacuipense por 3 a 0 diante de 48.898 torcedores. Como o jogo de ida, em Riachão do Jacuípe, terminou empatado em 1 a 1, quem vencesse a partida de hoje ficaria com título.

O time do Jacuipense conseguiu segurar o Bahia até os 21 minutos do segundo tempo. Quando o jogo caminhava para decisão nas penalidades, o sistema defensivo vacilou, deixando o centroavante Everaldo receber sozinho passe, na pequena área, de Chávez para abrir o placar. Os torcedores do Tricolor de Aço ainda estavam comemorando quando Cauly marcou o segundo gol da partida, aos 23 minutos.

O terceiro gol do Bahia foi marcado no final da partida, por Jacaré, de pênalti. Com a conquista, o Bahia é segundo time no Brasil com mais estaduais.A equipe com maior quantidade de títulos é o ABC, do Rio Grande do Norte, com 57 conquistas.

Na Bahia, a tendência é o Tricolor acumular novas conquistas nos próximos anos. Além do Tricolor contar com o melhor elenco, resultado de investimentos do Grupo City, os times do interior reclamam dos seguidos erros de arbitragem para os rivais da capital. O Itabuna, por exemplo, até hoje se queixa de um pênalti inventado para o Bahia no segundo jogo da semifinal.

A partida estava empatada em 0 a 0 quando a penalidade foi inventada. O jogo terminou 4 a 1 para o Bahia, que garantiu vaga na grande final de hoje. Veja abaixo os melhores momentos com transmissão da TVE-BA.

A médica cardiologista Carolina Torquato destaca os benefícios da música clássica || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A cardiologista Carolina Torquato Nascimento aponta uma série de benefícios para quem ouve música clássica. A médica, que foi uma das convidadas para abertura das atividades na Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), explica que a música ajuda na melhoria da qualidade de vida, aprendizado e contribui para aumentar a longevidade de quem a ouve.

As evidências científicas, conforme Carolina Torquato, mostram que a música consegue ativar várias regiões do cérebro, estimulando a produção de dopamina, hormônio do prazer. A cardiologista observa que um bebê com 21 semanas já tem percepção sonora.

Formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, a médica e também é regente do Coral Teosópolis, da Igreja Batista Teosópolis. Segundo ela, as pessoas que cantam são mais felizes. E cita como exemplos as pessoas que atuam no coral do qual é regente.

DEPRESSÃO

A ciência, aponta a profissional, já comprovou benefícios positivos da música para o controle da ansiedade. “A depressão, por exemplo, aumenta as chances de doenças cardiovasculares, a música tem grande importância na saúde cardiovascular. Evidências científicas também comprovam que a música ajuda na terapia para o autismo, melhorando a linguagem e a comunicação”, afirma.

A médica e regente acrescenta que, ouvir música durante a atividade física, a pessoa tem a sensação menor de fadiga e aumenta a tolerância ao exercício. “Ouvir música antes de dormir melhora a qualidade do sono e durante as refeições, quando se escuta uma música lenta e calma, ajuda a melhorar o processo de mastigação e promove saciedade precoce, diminui a quantidade de alimentos ingeridos”.

Coordenadora e professora da Emusita há 35 anos, a maestrina Deyse Góes concorda com a médica Carolina Torquato. Ela relata que a música ajudou uma enfermeira de um hospital que não conseguia dormir. “Meus alunos, ao longo de anos, têm demonstrado que a música ajuda nos estudos, na socialização e no conhecimento”, conta Deyse.

Formada em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Deyse Góes é regente nos Corais da Ceplac, Santa Casa, Igrejas Batista Esperança e dos Corais Juvenil e Olga Ribeiro da Igreja Batista Teosópolis. Além disso, é advogada formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

CURSOS
Nesta segunda-feira (3) começam as aulas nos cursos da Emusita. São oferecidos cursos de Flauta Doce, Flauta transversal, sax, trompete, violão, bateria, piano, teclado, acordeão, técnica vocal, canto, musicalização infantil e regência.

As matrículas poderão ser feitas via telefone (73) 98810-0013. A Emusita é mantida pela Associação Beneficente e Cultural Teosópolis (ABCT), está instalada no Centro Cultural Teosópolis, localizado na Rua Professor Vieira Lima, 298, Jardim dos Eucaliptos, bairro da Conceição.

Abraão Santos: vereador está em flagrante delito, segundo juiz || Foto CMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, determinou a prisão em flagrante do vereador Abraão Santos (PDT). Eleito presidente da Câmara de Ilhéus em dezembro passado, Abraão é acusado de usar o aparato do Poder Legislativo para obstruir o cumprimento de outra decisão do mesmo magistrado, que, na última quinta-feira (30), suspendeu o pleito que conduziu o parlamentar à presidência da Casa (relembre).

Após a suspensão da eleição, o presidente baixou portaria suspendendo o expediente da Câmara de sexta-feira (31) a segunda-feira (3), alegando que o prédio do Legislativo seria dedetizado. Suspeitando de desvio de finalidade do ato, o juiz Alex Venícius inspecionou a sede da Câmara, colheu relatos sobre a dedetização e concluiu que Abraão contratou o serviço às pressas como forma de justificar o fechamento do prédio e, desse modo, tentar impedir o cumprimento da decisão judicial do dia 30.

No entendimento do juiz, a conduta do vereador deve ser enquadrada como crime de falsidade ideológica em documento público. O titular da Vara da Fazenda Pública também constatou que equipamentos de segurança da Câmara, a exemplo dos extintores de incêndio, estão irregulares. Além disso, segundo o juiz, há risco de intoxicação no prédio, que só poderá ser reaberto após avaliação da Vigilância Sanitária e/ou Corpo de Bombeiros.

“A demanda que, até então, versava sobre uma simples questão regimental, pela irresponsabilidade e falta de espírito com a coisa pública, tomou proporções de possível crime contra a saúde pública da cidade de Ilhéus”, escreveu o juiz. Mais à frente, acionando a Polícia Civil e o comando da Polícia Militar, o magistrado informa às autoridades do Estado que o vereador Abraão está em flagrante delito e deve ser preso.

Trecho do despacho da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus

“ABSURDOS E IRRESPONSABILIDADE”

No mesmo despacho, o juiz Alex Venícius Campos Miranda chama atenção da sociedade para a forma absurda e irresponsável como, segundo ele, a máquina pública foi conduzida neste caso.

– Veja o grau dos absurdos e da irresponsabilidade com a coisa pública: I) publica-se uma portaria para obstar o cumprimento de uma decisão judicial; ii) suspende-se o expediente, prejudicando a população; iii) deixa os servidores ganhando sem trabalhar; e iv) gasta-se o dinheiro público para falsear a mentira, contratando uma empresa sem licitação, sem qualquer controle, v) colocando em risco a vida/saúde de todos os cidadãos que precisam do serviço da Câmara Municipal de Ilhéus. E agora, pelo grau de intoxicação que esses produtos podem causar, ninguém sabe quando o prédio poderá voltar a ser liberado – escreveu o magistrado.