Alagamento na Marquês de Paranaguá || Foto Julio Gomes
Tempo de leitura: 3 minutos

O volume da chuva que caiu em Ilhéus em 24h chegou a 181 milímetros, equivalente a 181 litros de água por metro quadrado, em média. No mesmo período, em Itabuna, o acumulado foi de 78 milímetros, segundo a Defesa Civil. Já a Prefeitura de Ilhéus informa que o município registrou 180 milímetros em apenas 7h, na madrugada de hoje (21).

Rua Eustáquio Bastos tomada pela água || Foto Julio Gomes

De bicicleta, o advogado e historiador Julio Gomes percorreu a região central de Ilhéus e fez imagens do rastro de destruição deixado pelo temporal. “No Centro, como de costume, houve alagamento completo da Marquês de Paranaguá, a Eustáquio Bastos também ficou inteiramente alagada, assim como as suas travessas”, relata ao PIMENTA.

Carro enguiçado no acesso ao Centro pela Jorge Amado || Foto Julio Gomes

A Avenida Soares Lopes foi tomada pelas águas. Alguns carros enguiçaram no acesso ao Centro pela Ponte Jorge Amado. Outros deram meia-volta na contramão. Houve deslizamentos de terra na subida da Praça Cairu para a Avenida Itabuna, próximo ao posto de combustíveis Renascer, assim como na ladeira que dá acesso à Conquista por baixo do Viaduto Catalão e na Avenida Canavieira.

Tubulação cede com barranco no Viaduto Catalão || Foto Julio Gomes

Há registro de alagamentos nos bairros Nelson Costa e Teotônio Vilela, além da Rua do Cano e Avenida Esperança (Governador Roberto Santos).

PREFEITURA MOBILIZA EQUIPES E CADASTRA COMERCIANTES PREJUDICADOS PELAS CHUVAS

Equipes da Prefeitura removem lama de via no Centro || Foto Julio Gomes

Ao PIMENTA, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus, Átila Docio, afirmou que a Prefeitura mobilizou duas patrulhas mecânicas para liberar vias bloqueadas após deslizamentos de terra. O trabalho começou pelo Centro, ainda pela manhã, e continuou na Rua do Cano e no Vilela, conforme o gestor. “Também estamos com três equipes formadas por bombeiros civis e assistentes sociais, atendendo os moradores de locais atingidos por deslizamentos”, concluiu.

Já o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Vinicius Briglia, informou ao site que a Prefeitura de Ilhéus iniciou o cadastramento de comerciantes e outros empresários prejudicados pelas chuvas. Segundo ele, as pessoas nessa situação devem registrar a ocorrência pelo número de WhatsApp (73) 99984-5584 ou via e-mail (vinicius.briglia@ilheus.ba.gov.br).

Ao fazer o registro, é necessário informar os seguintes dados da empresa afetada, acompanhados por fotos que comprovem os danos: razão social, nome fantasia, CNPJ, endereço, telefone, WhatsApp, e-mail e o tipo de ocorrência. Atualizado às 18h46min para correção de informações.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *