Programa de qualificação profissional é lançado em Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (26), o projeto Qualifica Turismo 2023, iniciativa que visa formar mão de obra especializada para o setor de turismo da Bahia. O evento de apresentação, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), de empresários e de operadores do trade turístico. O investimento anunciado é de R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).

O Qualifica Turismo é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Secretaria de Turismo (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os profissionais serão capacitados com cursos que atendem à demanda do setor e geram oportunidade de renda para grupos considerados estratégicos para a economia.

De acordo com o Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, as capacitações oferecidas foram pensadas para atender às crescentes demandas dos turistas que visitam o estado. “A Bahia é um dos principais destinos turísticos do país e, por isso, é essencial que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para atender às necessidades dos turistas de maneira eficiente e cordial”.

PRIMEIRA ETAPA

Inicialmente, serão abertas 50 turmas para 1.000 pessoas das 13 Zonas Turísticas da Bahia. No total, o projeto terá 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários.

O público-alvo abrange trabalhadores que buscam atualização profissional e novo emprego, pessoas com deficiência, idosos, aprendizes, estagiários, trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo, familiares de egressos do trabalho infantil, trabalhadores cooperativados, empreendedores individuais, camponeses, pescadores artesanais, internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas.

Conforme o titular da Setre, Davidson Magalhães, o projeto atende a uma demanda em crescimento na Bahia. “O Qualifica Turismo é uma oportunidade para que as pessoas se capacitem e se especializem em áreas específicas do setor, o que contribuirá para que elas se tornem mais competitivas no mercado e, consequentemente, aumentem suas chances de conseguir um emprego de qualidade”.

As matrículas serão abertas nos próximos meses e quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *