Paralisação foi aprovada em assembleia da categoria || Foto APPI
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante assembleia realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB/Sindicato), professores da rede municipal de ensino decidiram que vão paralisar suas atividades, por 24h, na quinta-feira da próxima semana (18). A decisão foi tomada como forma de sensibilizar o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), a modificar a oferta de reposição salarial feita pelo Governo aos educadores.

A Prefeitura ofereceu o pagamento do piso nacional do magistério aos professores que ainda não têm esse direito respeitado. Aos demais, que já recebem o piso, o reajuste ofertado foi de 4%, mesmo percentual proposto aos não docentes. As propostas foram rejeitadas na assembleia de hoje.

ENILDA MENDONÇA: GOVERNO DEVE VOLTAR À MESA DE NEGOCIAÇÃO

Enilda fala sobre demandas servidores da Seduc || Foto PT

Ao PIMENTA, a vereadora e dirigente da APPI, Enilda Mendonça, afirmou que o plano de carreira da categoria prevê reposição com base no reajuste do piso salarial do magistério, que, em 2023, foi de 14,95%, acima dos 4% ofertados pelo Governo.

No caso dos servidores não docentes, continuou Enilda, a proposta de 4% é inferior aos 8,9% do reajuste do salário mínimo. Ou seja, em tese, um servidor não docente em início de carreira poderia receber menos de um salário mínimo.

“[A proposta] achata e desestrutura a nossa tabela do Plano de Cargos e Salários”, acrescentou Enilda Mendonça, explicando que os maiores prejudicados seriam os efetivos da Seduc que têm curso superior e pós-graduação, sejam eles professores ou não.

“Nós queremos o índice de reajuste do piso nacional [14,95%] para todos os professores, assim como a tabela dos não docentes. Essa é a proposta da categoria. A gente está na mesa de negociação. Queremos avançar e alcançar os objetivos da categoria. Acreditamos que o Governo deve sentar novamente conosco”, concluiu a dirigente.

5 respostas

  1. A POLITICA EM ILHEUS A VEREADORA DO PT JA ESTAR BOTANDO AS ASAS PRA VOAR = AVIAO JOGANDO OS E AS COLEGAS PROFESSORES E PROFESSORAS AI MARAO EXONERA AS INDICACOES DELA TAMBEM

  2. A Aplb é muito boa p cobrar dos gestores municipais e do estadual, nada!? Centenas de professores aposentados que a oito anos não tem reajuste! Muitos passando necessidade! Sim, ninguém sabe disso pq a mesma se cala!
    O piso nao é p tds? E por que acontece essa injustiça na Bahia e com a conivência do sindicato? E por que só acontece na Bahia? Não vimos isso em nenhum outro Estado da federação! O governo, por sua vez, vai p a TV engodando a tds dizendo que paga o piso p td categoria! E aí, Aplb? Que vais fazer em relação a isso?? Aguardamos uma resposta!

  3. Boa parte dos prefeitos da região NÃO cumprem a lei do piso dos professores. Por isso, a classe de COARACI- Ba, parou hoje suas atividades de sala de aula como forma de reivindicação dos direitos assegurados em lei. O pagamento do piso do magistério não fora reajustado, apesar das negociações e anúncio do prefeito que faria o repasse.
    Até o momento não foi enviado o projeto para Câmara de Vereadores que prezam pela categoria, e sem concessões aprovarão o direito dos professores .

  4. Fica difícil saber o dia que o professor trabalha, tenho uma afilhada em uma escola municipal que só tem aula praticamente 2 vezes na semana e ainda irão parar…
    Professores por amor a profissão, já não existe, a prova são os próprios servidores que não colocam os próprios filhos nas escolas que eles lecionam.

  5. Com todo respeito aos profissionais docentes e não docentes, meu Deus esse prefeito de merda, Tirano, Genocida e Pervesso, vem á 8 anos com essa atitude, de não valorizar o que é sagrado a ” Educação e quam as pratica”. Nesse sentido é bem pregado, acho é pouco o que esse sujeito todos os anos faz, e os trabalhadores não aprenderam. No dia 07 de janeiro de 2019, esse essa semente do maú, demitio centenas e centenas de trabalhadores do ano 1983va 1988, ainda assim, milhares de trabalhadores, voltam nesse canália no segundo mandato e como se não bastesse votaram na tal da Soane, então como diz o ditado popular: Cada povo tem o governo que neresse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *