João traz o Pimentaverso para o sul da Bahia || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O humorista João Pimenta vem ao sul da Bahia, neste final de semana, com o seu show solo de stand up, o Pimentaverso. A primeira apresentação será neste sábado (20), às 20h, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna. No domingo (21), no mesmo horário, será a vez do público de Ilhéus receber o artista pojuquense, no Centro de Convenções.

No espetáculo, João Pimenta reúne suas referências, vivência de um negro periférico e suas histórias mais mirabolantes. No palco, oferece ao público um gostinho de todo caos, aleatoriedade e causos inusitados que formam sua vida. Senhoras e senhores, o Pimentaverso está entre nós.

Ativo na internet desde os tempos em que tudo era mato na web brasileira, João tem 16 anos de estrada no humor e quase um milhão de inscritos em seu canal no Youtube. Formado em Comunicação, é roteirista e ator do Porta dos Fundos, maior humorístico da América Latina. Para os fãs da banda ilheense OQuadro, vale a nota: é de Pimenta a voz da vinheta Paz, do álbum Preto Sem Açúcar (2021).

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital ou nos pontos de vendas autorizados. Mais informações: 73 99129 2350 e 73 99191 5797. Confira, abaixo, uma palinha do Pimentaverso.

Reitor Alessandro Fernandes preside reunião do Consep: "histórico"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consepe) aprovou, nesta sexta-feira (19), a criação do curso de Psicologia da instituição grapiúna. A aprovação foi unânime.

Ligada ao Departamento de Filosofia e Ciência Humanas (DFCH), a graduação será em horário integral, com abertura de 40 vagas anuais e ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. Conforme apuração do PIMENTA, o objetivo da Universidade é receber a primeira turma em 2024.

O presidente do Consepe e reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, recordou que o projeto do curso estava sob avaliação há dez anos e classificou esta sexta-feira como histórica. “Numa Instituição que tem 34 cursos de graduação, o desafio é manter a excelência do ensino e isso vem sendo feito graças ao empenho de todos os servidores docentes, técnicos e analistas. Mas, a Universidade precisa dar respostas às demandas da sociedade. A aprovação do Curso de Psicologia é a demonstração inequívoca desse compromisso”, acrescentou Alessandro.

ABORDAGEM

De acordo com a Uesc, o curso de Psicologia terá abordagem multidisciplinar, combinando teoria e prática para a formação de profissionais aptos a atuar em diversas áreas, da saúde à educação, passando pelo ambiente corporativo. O currículo contemplará disciplinas fundamentais, supervisionadas e projetos de pesquisa.

A comissão responsável pelo curso explica, em nota, que a graduação foi concebida a partir de eixos estruturantes, que sistematizam as linhas do conhecimento necessárias à formação do psicólogo. O Núcleo Comum, por exemplo, se organiza com base nos ciclos vitais – infância, adolescência, idade adulta e velhice -, cursado em módulos, de forma a garantir o domínio de ferramentas conceituais e técnicas para análise, diagnóstico e intervenção respaldados pela ética profissional.

Lígia canta Rita, hoje (19), às 19h30min, n'O Badauê
Tempo de leitura: 2 minutos

A noite desta sexta-feira (19) em Ilhéus tem programação musical variada, a começar pela homenagem da cantora Ligia Callaz para a eterna padroeira da liberdade, Rita Lee, que nos deixou no dia 8 de maio passado. A apresentação da artista grapiúna será na livraria O Badauê, na Praça Rui Barbosa, na Av. Soares Lopes, a partir das 19h30min.

Pouco antes, também n’O Badauê, o professor e escritor ilheense Gabriel Nascimento lança o livro O rio do sangue dos meninos pretos. Pertinho dali, na tradicional Barrakítika, o palco será da banda Pier 5, às 20h.

Javali’s Blues Band estreia no palco do Fachada Lounge Bar

Já na zona sul, o Fachada recebe, pela primeira vez, o show do trio Javali’s Blues Band. O lounge bar fica na Nova Brasília, perto da Maramata, com vista privilegiada para a Baía do Pontal e a Ponte Jorge Amado.

Também no Pontal, próximo à Praça São João Batista, o Delicious Pub é o lugar certo para quem gosta de cerveja e rock do bom, que, hoje, será por conta do cantor e compositor Diego Schaun, o homem-banda. Nas duas casas, o som está marcado para as 20h.

Cijay se apresenta n’A Baronesa, um inferninho à beira-mar

O after estourado na terra de Gabriela também é no Pontal, na casa d’A Baronesa, na Rua Barão do Rio Branco, sob o comando de Cijay, cria do São Domingos e uma das principais vozes da juventude na cena cultural de Ilhéus.

Prefeito Moacyr Leite Jr. comemora posição do TCM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendou a aprovação das contas de 2021 da Prefeitura de Uruçuca, sob a responsabilidade do prefeito Moacyr Leite Júnior (UB). O mandatário celebrou o posicionamento da Corte.

“A aprovação das contas da Prefeitura foi resultado da lisura com que aplicamos os recursos públicos e competência das equipes que compõem o corpo administrativo, financeiro e contábil, secretários e diretores municipais, com destaque para José Carlos Brito, secretário de Administração e Finanças; controlador Clevesom Cardoso; Carlos Alberto da Compus contabilidade e demais colaboradores”, declarou o prefeito.

Para Moacyr, merece destaque o investimento do município nos serviços de saúde, que superou em 10,5% o mínimo exigido pela Constituição Federal (15% da Receita Corrente Líquida). A Prefeitura também cumpriu a meta da educação (25%). “Saúde e educação são os pilares de qualquer gestão que se preocupe com sua população”, disse o prefeito.

Agora, a recomendação do TCM seguirá para a Câmara de Vereadores de Uruçuca, que tem a atribuição de julgar as contas do Executivo.

Incidente aconteceu na BA-001, próximo ao Joia do Atlântico
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um princípio de incêndio danificou um ônibus que transportava estudantes de Itacaré para Ilhéus, na noite desta quinta-feira (18), na BA-001, próximo ao Joia do Atlântico.

De acordo com a Prefeitura de Itacaré, o fogo foi controlado rapidamente pelo motorista do veículo e ninguém se feriu. Equipes do município se deslocaram até o local e prestaram assistência aos estudantes.

Responsável pelo transporte dos universitários, a Prefeitura informou que o ônibus está com a manutenção em dia e que investigará a causa do incidente.

Programa é lançado com a presença do ministro Luiz Marinho e do governador Jerônimo Rodrigues || Foto Matheus Pereira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) apresentou o programa Juventude Produtiva, nesta quinta-feira (18), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. A iniciativa visa criar oportunidades para autonomia econômica de jovens de 16 a 29 anos. Com investimento de R$ 8,1 milhões, o programa vai beneficiar 17.040 jovens baianos, mediante dez ações que atuam em duas frentes: inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.

O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Na ocasião, Marinho assinou protocolo de intenções para criação do Novo SineBahia, que o Governo Federal pretende usar como referência para todo o Brasil. Também anunciou o lançamento da Escola do Trabalhador 4.0.

Jerônimo agradeceu ao ministro por escolher a Bahia para iniciar a execução dos programas federais. “A expectativa em relação a essa parceria com o Ministério do Trabalho é que a gente possa ampliar as oportunidades de capacitação e de formação. É claro que aí tem uma ferramenta fundamental que é a escola. Nós vamos continuar fortalecendo essa agenda para que possamos chegar em cada canto da Bahia com a educação formal do Ensino Médio, com a Educação Profissional e com oportunidades de capacitação”, disse o governador.

O Programa Juventude Produtiva reúne ações vinculadas aos seguintes projetos: Gestão Jovem; Acelerando seu Corre Bahia; Força Jovem; Jovem Empreendedor; Conectar EaD; Trilha; Saber para Crescer; Qualificação SineBahia, Capacitação Senac e Projeto com as Mãos, Eu Recomeço.

NOVO SINEBAHIA

O Novo SineBahia promete ampliar a oferta de serviços à população e passa a ser um modelo estruturado de unidade descentralizada do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. O portfólio de serviços prestados vai a incluir a mediação de conflitos e homologação entre empregadores e trabalhadores. Serão investidos R$ 4 milhões no processo.

“O estado da Bahia demonstra uma grande experiência só por preservar a rede mesmo depois do desmonte do governo anterior. Nós estamos olhando para a Bahia e dizendo: vocês merecem dar conosco o pontapé da restauração da Rede Sine. Pretendemos que a Rede Cine seja a única porta de entrada para todos os trabalhadores, de todos os serviços relacionados ao mundo do trabalho, relacionado à economia solidária, e aos desafios da qualificação e capacitação. Enfim, e a Bahia nos parece o melhor exemplo para que a gente, a partir daqui, possa oferecer aos demais estados brasileiros esse processo de reestruturação”, afirmou o ministro  Luiz Marinho.

Já a Escola do Trabalhador 4.0 oferece cursos gratuitos em tecnologia e produtividade. Serão 500 mil vagas disponibilizadas para a Bahia na plataforma digital do Ministério do Trabalho e Emprego: https://ead.escoladotrabalhador40.com.br/.

Luciana é doadora de leite humano || Foto Álbum pessoal
Tempo de leitura: 4 minutos

A profissional de saúde Luciana Simões Gripp Barros doou o excedente de leite até os nove meses da filha mais velha e parou com o início da pandemia de covid-19 porque não ainda havia estudos sobre a doença. Agora, com a filha mais nova com menos de um mês, ela voltou a doar no Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), situado no bairro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo Luciana, quando a mulher vira mãe começa a olhar para o bebê de outra forma. “Começa a se colocar no lugar daquela mãe que tem filho prematuro, que não tem leite suficiente ou que não pode amamentar. Tudo muda. O nosso olhar fica mais atento ao bebê”. Ela explicou que quando a mulher tem filho, os hormônios ficam tão à flor da pele que trazem uma sensibilidade que leva a perceber e se colocar realmente no lugar do outro. “É um emaranhado de sentimentos. É gratidão, empatia, é você também ser grato a Deus por ter a oportunidade de amamentar suas filhas. Então, fazer isso pelo outro é uma forma de retribuição pelo que você tem”.

SURGIMENTO

O primeiro banco de leite humano do país foi criado em outubro de 1943, no Instituto Nacional de Puericultura, hoje IFF/Fiocruz, alcançando cinco unidades até os anos 80. O número começou a aumentar a partir daí e se configurou como Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) durante um congresso, em 1985.

A coordenadora da Rede BLH-BR, Danielle Aparecida da Silva, também coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz, informou que em outro congresso, em 2010, essa rede se estendeu como rede global de bancos de leite humano. “Porque só de 2005 em diante, a gente conta com a participação de outros países da América Latina e, depois, da Península Ibérica, do Caribe, da América e África”.

Mais recentemente, aderiram países do Brics (bloco que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A rede brasileira serviu de inspiração para a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). “Ela se amplia para uma rede global. Somos um único modelo, uma única ação”.

REFERÊNCIA

A Rede BLH-BR se tornou referência mundial pelo modus operandi (modo de operação), disse Danielle. O modelo introduzido no Brasil na década de 40 era anglo-saxão e entendia o uso do leite humano como um medicamento para as crianças que não respondiam bem ao tratamento quando internadas. Mas, quando o trabalho dos bancos foi iniciado em rede, o leite humano passou a ser visto muito mais do que um medicamento, como um alimento funcional, com características próprias, capazes de promover o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos vulneráveis internados na UTI neonatal.

“E mais que isso: A gente traz para dentro do banco de leite assistência e atenção ao aleitamento materno. Ou seja, o banco de leite passa a ser um centro de apoio à amamentação, um centro de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno”, reforçou Danielle.

Qualquer mulher que tenha dúvidas sobre algumas intercorrências durante o período de amamentação pode se dirigir a um banco de leite humano, onde a equipe multidisciplinar irá apoiá-la nesse momento, indicou a coordenadora. Por isso, o banco passa a ser visto também pelo Ministério da Saúde como ferramenta de promoção do aleitamento materno e instrumento para diminuição da mortalidade infantil nesse quesito neonatal. Aí, começa a ter a visibilidade para outros países. “Assim, a gente começa a implementar uma cooperação técnica em bancos de leite humano”, destacou a coordenadora.

O Brasil conta, atualmente, com 228 bancos de leite humano e 240 postos de coleta. São Paulo é o estado com maior número de bancos (58) e tem 49 postos de coleta. Do total de mais de 234 mil litros de leite humano coletados durante o ano passado pela Rede BLH-BR, o Distrito Federal foi a unidade federativa que coletou a maior quantidade de leite humano: 15.162 litros. “É onde existe maior autossuficiência de leite humano”. O estado do Rio de Janeiro tem 17 bancos de leite humano e 18 postos de coleta.

Leia Mais

Tempo de leitura: 5 minutos

O Brasil tem um setor de jogos de azar bem desenvolvido, portanto, os jogadores brasileiros não têm problemas para escolher os caça-níqueis. Entretanto, eles enfrentam outro problema: quando há muitos cassinos online https://cassinobr.com , é difícil escolher o melhor. Continue lendo para saber o que considerar ao escolher.

Critérios para escolher um site de jogos

Os cassinos online são visitados para a realização de jogos de azar. Logicamente, o principal critério para escolher um cassino online é a variedade. É simples. Quanto mais itens houver e quanto mais variada for a oferta, melhor. Um bom cassino deve ser capaz de oferecer:

Leia Mais

Moacyr traça plano de ajuste frente a sequestro de recursos por ordem judicial
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Moacyr Leite Júnior determinou ajuste no orçamento municipal devido a um sequestro de recursos para o pagamento de precatórios em Uruçuca. O sequestro foi ordenado pela Justiça. Já no início desta semana, o prefeito havia se reunido com a equipe para tratar de questões administrativas e apresentar o balanço financeiro pós-bloqueio.

Com o sequestro de recursos, afirma Moacyr Leite, a Prefeitura adota ajuste para continuar honrando todos os compromissos. O pagamento em dia, reforça o prefeito, é das marcas da gestão ao longo dos seus seis anos.

Moacyr define como delicado o momento para as gestões municipais. “Contamos com a colaboração e compreensão de todos os colaboradores para que, juntos, possamos superar este grande desafio”, completou.

São mais de 190 vagas de emprego e estágio, dentre elas gerente de contratos || Foto Azi
Tempo de leitura: 5 minutos

Sexta-feira (19) começa com oferta de mais de 190 vagas de emprego em áreas que vão da Gestão à Engenharia civil, Farmácia e Serviços em Itabuna, Jequié e Ilhéus. Algumas das principais oportunidades anunciadas não são exatamente para o município em que será feito o cadastramento pelo SineBahia, a exemplo de gerente de contratos ou farmacêutico oferecidas em Itabuna.

De acordo com o SineBahia, hoje são 100 vagas de emprego, estágio ou Jovem Aprendiz em Itabuna. Há, ainda, outras 71 em Jequié e 22 em Ilhéus nesta sexta-feira. O atendimento nas três unidades é feito até as 15h30min de hoje.  Os interessados devem procurar uma das unidades munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

A unidade de Itabuna funciona no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. A de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Quem reside ou vai procurar o SineBahia em Jequié, deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Prefeito inaugura unidade de saúde no São Lourenço
Tempo de leitura: < 1 minuto

A unidade de Saúde da Família (USF) Aurivaldo Peixoto Sampaio, no São Lourenço, será entregue totalmente reformada, na manhã desta sexta-feira (19), pelo prefeito Augusto Castro (PSD). A obra foi executada numa parceria da Secretaria de Saúde com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

Além da reforma estrutural, a USF ganhou novo telhado, ganhou reforço com estrutura metálica, para dar mais segurança à população do bairro. Com as obras, houve mudança no fluxo da sala de curativos, expurgo e central. Há pelo menos 15 anos que a unidade de saúde não passava por adequada requalificação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, uma força-tarefa iniciada em 2021 para a reforma das unidades foi concluída no primeiro semestre do ano passado, com a requalificação de 11 em parceria com a Fasa. Agora, a previsão é reforma de cinco unidades.

– Vamos devolver essas unidades de saúde com um novo modelo estrutural e também com qualidade no atendimento, assim como tem acontecido desde o inicio do governo do prefeito Augusto Castro – assegurou a secretária Lívia Mendes.