Itabuna está em situação de alerta para dengue
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, nos últimos dias, aumento de cerca de 50% no número de novos casos de dengue e chikungunya , segundo indicadores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A disparada na quantidade de casos das duas doenças colocou o município do sul da Bahia em situação de alerta amarelo. As doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A chefe do Programa de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, confirmou que já são mais de 950 casos de dengue e outros 995 de chikungunya. “Um aumento considerável e preocupante e pode ser ainda maior por conta da subnotificação”, alerta.

Muitas pessoas com sintomas das arboviroses se automedicam sem orientação médica, sem procurar atendimento nas unidades de Saúde, segundo Lucimar. Ela lembra que as unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) são responsáveis pela emissão das notificações para o Departamento de Vigilância em Saúde, que alimenta os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria de Saúde do Estado.

AÇÕES PARA COMBATER O FOCO DO MOSQUITO TRANSMISSOR

Lucimar reforça o trabalho cotidiano dos Agentes de Endemia no combate ao mosquito, inclusive com ações, a exemplo da pulverização costal e perifocal com inseticida, realizada sempre no início da noite em vários bairros e áreas centrais de Itabuna.

Além disso, o controle vetorial também é feito por meio de visitas domiciliares, tanto para o tratamento e eliminação de focos de larvas, quanto para a orientação das famílias sobre os cuidados e a fiscalização dentro de casa e nos quintais. As denúncias sobre possíveis criadouros das arboviroses podem ser feitas pelo Disque-Dengue (73) 3612-8324.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *