Augusto anunciou programa que doará 4 mil óculos a pessoas carentes || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itabuna terá um mega mutirão de saúde, em junho, para atender cerca de 16 mil usuários do SUS com idade acima dos 14 anos hoje na fila de espera da Central de Regulação do SUS. O anúncio do serviço ocorreu durante ato no Teatro Candinha Doria, na noite desta quarta-feira (24). Segundo o prefeito Augusto Castro, o mutirão será no período de 13 a 17 de junho.

A ação busca atender a demanda reprimida de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas de diversas especialidades no município. Os critérios de atendimento no Mutirão incluem ainda pacientes referenciados pelas unidades de saúde, identificados por busca-ativa de diagnósticos por incidência e prevalência executada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

– No pós-pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a demandar por serviços de saúde, impactando no planejamento mensal das secretarias municipais de saúde [de Itabuna e região]. O gargalo precisa ser resolvido e Itabuna dará passo significativo para mudar tal realidade – disse Augusto.

DOAÇÃO DE ÓCULOS

Ainda durante a solenidade, o prefeito falou do Programa de Doação de Óculos. Aprovado pela Câmara de Vereadores, o programa assegurará a distribuição de óculos gratuitos a 4 mil itabunenses, de acordo com recomendação de oftalmologistas.

Os médicos Lívia Andrade e Eric Junior durante o lançamento do Mega Mutirão de Saúde de Itabuna

AS ETAPAS DO MUTIRÃO

Segundo a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, o Mega Mutirão de Saúde vai reduzir demandas que seria impossível atender num ritmo normal no pós-pandemia. “Com o Mutirão, ganharemos um novo fôlego para que possamos reorganizar nossos fluxos e dar maior celeridade nos encaminhamentos, principalmente nos casos que exigem diagnósticos especializados e encaminhamentos cirúrgicos”, disse Lívia.

O Mega Mutirão da Saúde será executado em duas etapas. A primeira abrange consultas e exames diagnósticos, em junho. Logo após, as cirurgias eletivas apontadas nas consultas e exames diagnósticos. ““Haverá acompanhamento intensivo dos pacientes regulados no SUS e as cirurgias serão marcadas para agosto”, adiantou Lívia.

O médico Eric Ettinger Júnior, que foi o coordenador do Hospital de Campanha no pico da Covid-19, será o coordenador-técnico do Mega Mutirão. Paulo Sérgio Andrade, diretor da empresa Mais Saúde, será o responsável pelo planejamento e estruturação do projeto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *