Luzi Borges é nomeada para cargo no Ministério da Igualdade Racial
Tempo de leitura: < 1 minuto

A professora Luzi Borges, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai comandar a Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades de Terreiro de Matriz Africana, do Ministério da Igualdade Social. Pedagoga e doutora em Educação pela Uerj, a docente foi indicada pela ministra Anielle Franco.

Luzi Borges é servidora pública há 30 anos. Já foi coordenadora de Projetos Sociodigitais, na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e, na Uesc, coordenou de licenciatura a programa de residência pedagógica.

Com vários artigos e pesquisas desenvolvidas na área de educação, com recorte em raça, gênero e educação antirracista, teve seu primeiro livro, Ciberxirè: redes educativas e o ciberativismo da Juventude de Terreiro da nação Ijexá, publicado em 2021. No ano passado, publicou Narrativas Ancestrais: histórias e trajetórias das mulheres negras na Bahia, em parceria com Mãe Marise de Santana, Washington Nascimento e outros autores.

A atuação da diretoria para a qual foi nomeada faz parte das áreas de pesquisa da professora: racismo religioso, religiosidades afro e juventudes de terreiro. Atualmente, é coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciberxirè: redes educativas, juventudes e diversidade.

Polícia apreendeu objetos e aparelhos eletrônicos na casa do acusado || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da 7ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Ilhéus (Coorpin) cumpriram, na manhã desta sexta-feira (26), mandados de busca e apreensão e de prisão contra um homem de 18 anos que, segundo investigações, planejava ataque a uma igreja evangélica em Ilhéus, no sul da Bahia. A polícia apurou ainda que o jovem, na mesma ação terrorista, também pretendia assassinar os pais.

Os investigadores chegaram ao suspeito depois de um alerta do Departamento de Inteligência da Polícia Civil da Bahia. O homem foi preso em flagrante e indiciado por crime de terrorismo. Na casa onde ele morava com os pais, a polícia apreendeu machadinha, máscara, faca tática, três cadernetas, touca preta, um bastão com parafuso nas pontas e uma caixa de papelão com frases enaltecendo o nazismo.

Os agentes também apreenderam dois computadores e três aparelhos de celular na casa do acusado, que não teve o nome divulgado. O bairro onde ele mora e o nome da igreja que seria atacada também não foram informados pela polícia. A coordenadora regional da Polícia Civil, Katiana Amorim, afirmou que ainda não sabe se o suspeito mantém ligações com terroristas de outros estados ou países. Por isso, a polícia prosseguirá com as investigações.

A delegada adiantou, porém, que o suspeito de planejar o ato terrorista matinha contato com pessoas com a mesma “ideologia”, que cultivam o discurso de ódio, racista e contra a religião. “Com as provas que temos, podemos dizer que estavam ocorrendo atos preparatórios para um ataque terrorista contra a família e contra a igreja frequentada pelos familiares do acusado”, afirmou Katiana Amorim por meio da assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Confira o single Cidadão de Bem, da Pucumã || Foto @joicss
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já está em todas as plataformas da internet a primeira música da Pucumã, banda criada em Itabuna, no sul da Bahia. Lançada nesta sexta-feira (26), Cidadão de Bem também dará nome ao primeiro álbum do grupo. A canção fala de um tipo social capturado pelo fetiche das armas e cindido pelas contradições entre um discurso moralista e uma conduta pervertida.

“O contexto que o país está vivendo, querendo ou não, inspirou a gente a escrever e a falar sobre isso. De certa forma, acho que boa parte da população ficou indignada com determinados discursos vigentes na sociedade”, relata o baixista itabunense Bruno Souza, em entrevista ao PIMENTA.

Para o guitarrista Arlécio Araújo, é mais fácil definir a sonoridade da banda evocando os gêneros com que dialoga, mas aos quais não se enquadra totalmente. “A música Cidadão de Bem, por exemplo, tem levadas, um suingue meio soul e, nos refrões, a gente traz um pouco do rock and roll. A gente fala que Pucumã não é uma banda de rock, mas não é tão pop nem reggae, mesmo trazendo elementos [desses gêneros]. Então, na hora de compor, a gente deixa a criatividade falar, bebe de outras fontes e acaba misturando tudo”.

A constatação de pertencimento a esse lugar fronteiriço, acrescenta Bruno, levou o grupo a dizer que “Pucumã é uma banda de MPB, mas não é Música Popular Brasileira, é Mistura Popular Brasileira”.

Se não tem gênero musical definido, Pucumã é, sem dúvida, filha da civilização grapiúna. Além de Arlécio e Bruno, que são de Itororó e Itabuna, respectivamente; o grupo é formado pela vocalista Eva Paim, de Ilhéus; o guitarrista Pedro Canela, de Ibicaraí; e o baterista Saymon Santos, também de Itororó. Confira, abaixo, o primeiro trabalho da banda.

Enfermeira Emanuela Cardoso profere palestra em oficina no HRCC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu atividade de aperfeiçoamento das técnicas de tratamento de feridas para enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade, com palestra da enfermeira Emanuela Cardoso, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O foco da oficina foi o uso de coberturas especiais de ferimentos.

A enfermeira Vânia Oliveira, da Comissão de Feridas do HRCC, disse que o minicurso aprimorou práticas já aplicadas no Hospital e apresentou novos conhecimentos aos profissionais da área.  “Agradeço à colega enfermeira Emanuela Cardoso, pelas informações repassadas durante sua apresentação”, acrescentou.

De acordo com a enfermeira do HRCC, a oficina realizada nesta semana também enfatizou que o cuidado adequado do paciente diminui riscos de infecções, previne complicações e facilita o processo natural de cicatrização.

Phaedra Brasil e Aline Monaretto confirmam presença no Sebrae Moda Trend
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae Moda Trend desembarca no sul da Bahia, na próxima semana, com grandes nomes dos segmentos da moda e do varejo. O evento promete ser uma oportunidade para empreendedores e marcas se posicionarem com estilo e responsabilidade social. Na próxima segunda-feira (29), a partir das 18h, o Teatro Candinha Doria, em Itabuna, será palco do encontro de mentes brilhantes do universo da moda. Já na terça (30), no mesmo horário, será a vez de Ilhéus receber o Moda Trend, no Hotel Praia do Sol.

Os participantes terão acesso a um painel com especialistas que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre as áreas mais relevantes da moda e do varejo. Serão abordados temas como design, produção, marketing e muito mais, oferecendo visão abrangente e atualizada dos segmentos.

Nomes reconhecidos no cenário nacional vão proferir palestras nas duas cidades, a exemplo de Phaedra Brasil, especialista em Imagem e Styling de Moda pelo Senac. Eduardo Bahiana, empresário, criador e sócio-fundador da Soul Dila, compartilhará sua visão sobre empreendedorismo na moda. Já Aline Monaretto, influenciadora, empresária das agências Socialmed e Concave e cofundadora do WMM, apresentará estratégias de influência digital para alavancar negócios.

Claudiana Figueiredo, gerente do Sebrae em Ilhéus, ressalta a importância do evento. “O Sebrae Moda Trend é uma excelente oportunidade para os empreendedores do sul da Bahia se atualizarem sobre as últimas tendências e estratégias do mundo da moda. Além disso, é uma chance de conhecerem de perto grandes nomes da indústria e ampliarem sua rede de contatos. O evento irá inspirar e impulsionar negócios, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, assegurou.

Rodovia Ilhéus-Itabuna será interditada na faixa dos quilômetros 25 e 26 || Foto Luiz Conceição/PIMENTA/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um trecho da Rodovia Ilhéus-Itabuna será interditado na tarde desta sexta-feira (26) para detonação de rochas na margem oposta do Rio Cachoeira. A interdição será no trecho que compreende os quilômetros 25 e 26 da rodovia, já nas proximidades da zona urbana de Itabuna, a partir das 16h. O bloqueio deve durar cerca de 15 minutos, no sistema “pare-siga”.

A detonação de rochas será na estaca 340 da nova ligação Ilhéus-Itabuna, a BA-649, que está sendo construída na margem direita do curso do Cachoeira. A interdição, segundo o consórcio SVC/Paviservice, segue protocolos de segurança.

A BA-649 está sendo construída pelo Governo do Estado e a previsão é de conclusão da obra no primeiro semestre de 2024. Com extensão de 17,9 quilômetros, a BA-649 será interligada com a BR-415 por meio de quatro pontes. Todo o complexo viário e a construção das pontes estão orçados em R$ 195 milhões, segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Futsal é uma das modalidades do programa esportivo lançado em Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

Será neste sábado (27) a abertura de programa esportivo com atividades gratuitas para crianças e adolescentes em diversas modalidades do município de Uruçuca, no sul da Bahia. Idealizado pela Diretoria de Esportes da Prefeitura de Uruçuca, o evento começa às 9h, no Estádio Municipal Ferreirão.

Com aulas de futsal e handebol, o programa foca iniciação esportiva e na inclusão e fomento ao esporte como potencial de impacto social. “A intenção é dar oportunidade e melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens de Uruçuca”, afirma Jacó Sena, diretor de Esportes de Uruçuca.

Sena vê no esporte um instrumento de inclusão de jovens. “É uma maneira de, além de tirar esses jovens da rua, também contribuir para o desenvolvimento físico e psíquico dos futuros atletas, garantindo uma formação de qualidade em diferentes áreas”, afirma.

Tempo de leitura: 2 minutos

Um consórcio público baiano foi o primeiro colocado em chamamento público conjunto da Caixa e BNDES para estruturação de resíduos sólidos urbanos no país. O resultado foi publicado nesta semana no portal da Caixa Econômica Federal com a proposta do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Sul da Bahia (CDS-LS) à frente (veja aqui).

A iniciativa tem como propostas estimular a regionalização dos serviços e a participação privada no manejo dos resíduos sólidos urbanos. A chamada teve como público-alvo estados, consórcios intermunicipais e arranjos regionais com população a partir de 150 mil habitantes na região Norte e de 200 mil pessoas nas demais regiões.

O presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que se trata de mais um reconhecimento do trabalho feito em conjunto com os municípios consorciados. “É um orgulho ficarmos entre em primeiro colocado no resultado final deste edital no setor de resíduos sólidos urbanos. É através do trabalho em conjunto que vários projetos, investimentos e obras sustentáveis estão sendo realizados. Hoje estamos vendo, mais uma vez, os resultados dessa política de construção coletiva. Seguiremos trabalhando para que a nossa região avance cada vez mais”, afirmou o presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré.

Foram considerados como arranjos regionais Consórcios Públicos, Regiões Metropolitanas, Microrregiões, Aglomerações Urbanas, Unidades Regionais de Saneamento Básico, Blocos de Referência e Regiões Integradas de Desenvolvimento, como preconiza a nova Lei de saneamento básico (Lei nº 14.026/2020), visando à mitigação dos riscos ambientais com a destinação adequada do lixo, bem como a qualificação e emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis.

CDS-LS

O consórcio foi criado em 15 de maio de 2013 pelos gestores municipais do litoral sul da Bahia com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns, com a captação e otimização dos recursos financeiros. Fazem parte do consórcio: Uruçuca, Ubaitaba, Maraú, Itapitanga, Itapé,Itajuípe, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Coaraci, Buerarema, Barro Preto, Aurelino Leal e Almadina.

Em cidades como Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Ibicaraí, Barro Preto e Uruçuca, o armazenamento de resíduos sólidos é feito no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, única empresa do sul da Bahia que atende as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento.

Tempo de leitura: 2 minutos

As unidades do SineBahia de Itabuna e de Jequié estão com oferta de mais de 80 vagas de emprego nesta sexta-feira (26). A maioria das oportunidades está concentrada no município do sudoeste do Estado. Há 72 vagas em Jequié e 9 em Ilhéus.

Os interessados devem procurar as unidades até as 15h30min. Os documentos exigidos são as carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para hoje.

Leia Mais