Confira o single Cidadão de Bem, da Pucumã || Foto @joicss
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já está em todas as plataformas da internet a primeira música da Pucumã, banda criada em Itabuna, no sul da Bahia. Lançada nesta sexta-feira (26), Cidadão de Bem também dará nome ao primeiro álbum do grupo. A canção fala de um tipo social capturado pelo fetiche das armas e cindido pelas contradições entre um discurso moralista e uma conduta pervertida.

“O contexto que o país está vivendo, querendo ou não, inspirou a gente a escrever e a falar sobre isso. De certa forma, acho que boa parte da população ficou indignada com determinados discursos vigentes na sociedade”, relata o baixista itabunense Bruno Souza, em entrevista ao PIMENTA.

Para o guitarrista Arlécio Araújo, é mais fácil definir a sonoridade da banda evocando os gêneros com que dialoga, mas aos quais não se enquadra totalmente. “A música Cidadão de Bem, por exemplo, tem levadas, um suingue meio soul e, nos refrões, a gente traz um pouco do rock and roll. A gente fala que Pucumã não é uma banda de rock, mas não é tão pop nem reggae, mesmo trazendo elementos [desses gêneros]. Então, na hora de compor, a gente deixa a criatividade falar, bebe de outras fontes e acaba misturando tudo”.

A constatação de pertencimento a esse lugar fronteiriço, acrescenta Bruno, levou o grupo a dizer que “Pucumã é uma banda de MPB, mas não é Música Popular Brasileira, é Mistura Popular Brasileira”.

Se não tem gênero musical definido, Pucumã é, sem dúvida, filha da civilização grapiúna. Além de Arlécio e Bruno, que são de Itororó e Itabuna, respectivamente; o grupo é formado pela vocalista Eva Paim, de Ilhéus; o guitarrista Pedro Canela, de Ibicaraí; e o baterista Saymon Santos, também de Itororó. Confira, abaixo, o primeiro trabalho da banda.

4 respostas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *