Sicomércio, CDL e ACI divulgam nota conjunta sobre ponto facultativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Entidades patronais de Ilhéus anunciaram, em nota conjunta, que as lojas do comércio varejista do município podem abrir as portas nesta quinta-feira (8) de Corpus Christi, desde que o expediente seja encerrado até as 13h. Endossam a nota o Sicomércio, a CDL e a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus.

Segundo o informe, a decisão foi baseada em consulta aos empregadores, em que a maioria se manifestou pela abertura dos estabelecimentos. A nota também esclarece que o dia de Corpus Christi não é feriado, mas ponto facultativo.

CRÍTICAS

A decisão das entidades patronais e a data de seu anúncio receberam críticas. A empreendedora Jacqueline Oliveira disse ser a favor da abertura do comércio, mas criticou o fato de o anúncio ter sido feito ontem (6), menos de 48h antes do Corpus Christi. “Tratem isso com antecedência, assim tanto o comerciante quanto funcionários e população se programam. Eu inclusive sou a favor da abertura, já temos outros feriados em junho na cidade”, escreveu, em comentário feito abaixo da publicação original.

Já o presidente do Sindicato dos Bancários, Rodrigo Cardoso, lembrou que bancos e órgãos públicos não vão funcionar amanhã. “Por que negar aos trabalhadores e trabalhadoras do comércio esse dia de descanso?”, questionou.

Ouvida pelo PIMENTA, a presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ilhéus e Região (Secmi), Crismélia Silva, repudiou a decisão dos empregadores. “Além da tradição de anos, a data é muito importante para os católicos, apesar de não haver decreto de feriado para esta data, sendo comemorado dia santificado”, argumentou.

“Manifestamos nosso repúdio a este ato unilateral e arbitrário das entidades que representam os empresários do comércio”, acrescentou Crismélia. Atualizado às 14h46min para acrescentar o posicionamento do Secmi.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *