Motoristas reagem contra apreensão de veículos
Tempo de leitura: 2 minutos

Motoristas de lotação de Ilhéus se manifestaram, nesta sexta-feira (16), contra a apreensão de carros usados no transporte clandestino. Saindo de diversos pontos da cidade em seus veículos, eles se reuniram na Praça Cairu. O aumento das apreensões seria resultado da intensificação do trabalho da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), nos últimos dias.

Quando os manifestantes se aproximaram da Faculdade Madre Thaís, na Avenida Itabuna, um deles gritou que era um “pai de família trabalhando”. “Tem que deixar os homens trabalhar”, respondeu um homem da calçada, que filmava o ato e divulgou o vídeo nas redes sociais (confira abaixo do texto).

A principal reivindicação dos motoristas é que o transporte de lotação seja regularizado e, consequentemente, saia da clandestinidade. Alguns deles, além de multas pesadas, sofreram processo judicial. A coerção, até aqui, não inibiu o serviço irregular, que se aproveita da ineficiência do transporte coletivo municipal.

OUTRO LADO

O PIMENTA conversou com o diretor da Sutram, Valci Serpa, sobre o protesto de hoje e a demanda dos motoristas. Segundo ele, a fiscalização dos últimos dias não fugiu à rotina da força-tarefa que, além da Superintendência, mobiliza as Polícias Civil e Militar e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). “Continua na mesma proporção. Fizemos algumas blitz de fiscalização de documentos, mas não tem foco para clandestino. Fiscalizando licenciamento atrasado e falta de CNH [Carteira Nacional de Habilitação]”.

Segundo ele, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), manteve contato com a Sutram, nesta sexta-feira (16), e determinou que a Autarquia volte a se reunir com as lideranças dos motoristas de lotação. “A gente vai chamar o pessoal [da lotação] e sentar, mais uma vez, pra conversar a respeito”, assegurou Valci Serpa.

O Governo pretende estudar a regularização do transporte alternativo, declarou Serpa. “Mas, enquanto isso, é transporte irregular”.

Confira, abaixo, vídeo do protesto.

10 respostas

  1. Precisamos sim, ter meios de transportes alternativos. Pois os ônibus não nos dá o que o passageiro precisa, respeito, comodidade e segurança. Falo isso, pois os ônibus vivem quebrando, e quarta-feira 14/06. Fui pegar um ônibus para o vilela, e ganhei um corte na mão, devido a uma barra de ferro estar solta, onde serve para segurar, me distrair e acabei imprensado a mão, numa estrutura quebrada… perseguir o transporte alternativo é demais…

  2. Vces da altarquia tem carro pra levar seus familiares ate mesmo carro publico.eu sei porque vejo.marrao ja andou de onibus e vce serpa

  3. Policia militar civil m.publico e pra prender ladrao paide familia kkkkkkk vcces ta de brincadeira.que orgulho vces tem prender trabalhador.

  4. Vergonha esse transporte a qual tem aqui em Ilhéus . Ônibus demorando muito, e em péssimas condições, ninguém merece. A única alternativa é mesmo pegar a lotação . Os motoristas da lotação são gentis , tranquilo e capacitados nesse trabalho. Acho que tem que ter um contrato de registo de avaliação e liberação desses condutores, para trabalhar em segurança.

  5. O descaso é total e não podemos deixar sair agora a lotação, que tanto os dá o suporte que os ônibus não fazem a muito tempo. Peguei um ônibus no Vilela que está com o fundo aberto, molhando todos que sentam na cadeira do fundo. Já vi um funcionário da Surtam tirando foto quando saiu do ônibus,as não foi tomada as providências cabíveis e o ônibus segue rodando a cidade. ??‍♂️??‍♂️??‍♂️

    1. Tem que eles prende os ladrão que roubar dinheiro da prefeitura o Marao não tem nada de fazer ele quer pegar os trabalhadores os pai da família que buscar emprego para sustentar a família que vergonha uma cidade podre cheia dos buracos uma cidade que tem só ônibus velhos igual a cara dele tem que tomar vergonha na cara dele eles não tem nada de fazer vai atrais dos vagabundos ladrão e deixar o povo viver na paz

  6. Em um carro de passeio cabem 4 passageiros, alguns 5 passageiros além do motorista, mas segundo as “autoridade$” é ilegal. Legal mesmo é superlotar um espaço com 60/70/80 onde mal cabem 40 pessoas,com veículos quebrados, portas que se abrem no meio do caminho e risco de acidentes constantes sem nenhuma vistoria das ditas “autoridade$”.

  7. Roberto Araújo, saiba q isso ai caberia um processo. Tinha que ter tirado fotos da situação, ir na UPA fazer um curativo e pegar um comprovante de atendimento, dialogar c pessoas do ônibus no sentido de conseguir ao nenos 2 testemunhas e, arranjar um bom advogado. As vezes agente desconhece direitos básicos que temos.

  8. Se o transporte coletivo de Ilhéus é ruim o de Itabuna é muito pior e nao ha interesse das autoridades do setor consetar . É preciso abrir a caixa preta para descobrir as razõe$.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *