Prefeitos e lideranças empresariais e de movimentos sociais encampam movimento
Tempo de leitura: 3 minutos

Prefeitos e segmentos empresariais e instituições sul-baianas iniciaram, nesta quarta-feira (21), uma ofensiva para a inclusão do projeto de construção do Aeroporto Internacional da Costa do Cacau na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará em julho.

Hoje, em Serra Grande, balneário de Uruçuca, no sul do estado, houve reunião com representantes de diversos segmentos, Consórcio Litoral Sul e Amurc para definir plano de ação da ofensiva pelo aeroporto.

“O projeto do novo aeroporto está previsto no plano intermodal do Porto Sul. Já temos iniciadas [as obras] da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul. Falta o aeroporto”, observa o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, em entrevista ao PIMENTA por telefone.

O terminal aeroportuário deverá ser construído na região do Joia do Atlântico, litoral norte de Ilhéus. O dirigente do CDS-LS cita benefícios para a região não apenas no turismo, mas em vários setores da economia e na mobilidade. “Há um consenso de que a região está fortalecida politicamente e devemos fazer ofensiva [nos planos estadual e federal] para que a obra saia. São mais de 40 municípios beneficiados”, enfatiza Anízio.

Área do sítio aeroportuário, na zona norte de Ilhéus || Foto José Nazal

Prefeitos de municípios como Almadina (Milton Cerqueira), de Maraú (Manassés Souza) e de Coaraci (Jadson Albano), além de Uruçuca (Moacyr Leite Junior), participaram da reunião de hoje. O plano de trabalho do grupo prevê articulação com a bancada baiana no Congresso e, ainda, a Assembleia Legislativa.

Cidadãos e representantes de instituições participaram da reunião de planejamento

O grupo iniciou contatos em Brasília com os deputados federais Jorge Solla (PT) e Neto Carletto (PP) e, na segunda-feira (26), haverá reunião na sede da Amurc, em Itabuna, com a presença do líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa (Alba), Rosemberg Pinto (PT), encontro do qual deverão participar os deputados Soane Galvão (PSB) e Pancadinha (Solidariedade). “Estamos viabilizando audiência pública na Câmara dos Deputados na defesa do Porto Internacional”, antecipa o prefeito de Itacaré.

LULA NO SUL DA BAHIA

A possível visita de Lula a Ilhéus, no próximo dia 3, quando começam as obras do trecho final da Ferrovia Oeste-Leste, aumenta a esperança dos prefeitos e líderes empresariais e da sociedade organizada de dialogar, diretamente com o presidente, sobre o impacto e importância do novo aeroporto para o sul da Bahia.

“Estaremos presentes para também apresentar esta pauta em forma de petição”, disse Anízio ao site. “Vamos montar planejamento estratégico não só no âmbito do aeroporto, mas na injeção de recursos novos na região”. Das discussões, participam representantes da Câmara Técnica de Turismo, da Agência de Desenvolvimento Regional, da Taboa e do Arapyaú. “Todos em um só bloco para criar, e defender, a nossa agenda regional”.

Presidente da Amurc e prefeito de Coaraci, Jadson Albano (PP) diz que a instituição municipalista está envolvida no projeto, “comprou a briga”. “É uma pauta arrojada e estamos aqui para comprar as brigas certas. Tenho certeza que o governador Jerônimo Rodrigues será sensível a essa causa e o presidente Lula vai compartilhar do nosso esforço”, afirmou Albano.

7 respostas

  1. O prefeito de Ilhéus e a deputada estadual que se elegeu com muitos votos dos munícipes de Ilhéus, local onde o empreendimento será construído, não participam e não se pronuciam. Isso é inaceitável. É um verdadeiro descaso.

  2. Acho errado o governo federal construir um novo aeroporto, se o próprio governo federal privatizou a Infraero, pois o aeroporto Jorge Amado sendo reformado para beneficiar a concessionária do aeroporto, ou seja, gasta milhões de reais para beneficiar empresa privada.

  3. Acho errado o governo federal construir um novo aeroporto, se o próprio governo federal privatizou a Infraero, pois o aeroporto Jorge Amado em ilhéus sendo reformado para beneficiar a concessionária do aeroporto, ou seja, gasta milhões de reais para beneficiar empresa privada.
    Fazer um novo aeroporto internacional, deve ser com dinheiro privado e não público. O governo do PT privatizou a maioria dos aeroportos,e quer investir em novo aeroporto?

  4. Destruição!! Porto, Siderúrgica e Aeroporto. Nunca essa área poderia receber nenhum destes empreendimentos. É para chorar ver semanalmente várias espécies de pássaros perdidos, perdendo seu bioma. Só os bolsos de políticos e empresários se enchem com a Falta do desenvolvimento sustentável. Monstros egoístas vão dar conta a Deus!!!

  5. Vamos construir esse Aeroporto Internacional, toda a região vai ganhar com essa estrutura.
    Vamos parar de ser contra o desenvolvimento – com respeito à natureza e ás pessoas sim – mas nunca ser contra ao progresso!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *