Inscrições abertas para o Prêmio de Fotografia Pierre Verger || Lucas Malkut
Tempo de leitura: 2 minutos

Fotógrafos de todo o País podem se inscrever, de hoje (27) a 30 de julho, na 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O concurso oferece total de R$ 30 mil para ensaios fotográficos premiados nas categorias Ancestralidade e Representação; Questões Históricas; e Livre Temática e Técnica.

Para concorrer, os ensaios não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior. Cada ensaio deve ser composto por no mínimo dez e no máximo vinte de fotografias, além de um texto narrativo/conceitual sobre a proposta inscrita. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos e naturalizados, assim como estrangeiros com residência comprovada no Brasil.

Na categoria Ancestralidade e Representação serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, dentre outros, no Brasil, garantindo a qualidade artística do registro imagético. Já em Questões Históricas, serão avaliados ensaios que dialoguem com a contemporaneidade, considerando a realidade pandêmica e suas consequências sociopolíticas. A terceira categoria, Livre Temática e Técnica, premiará ensaio que registre, livremente, aspectos que costumam passar despercebidos na observação do cotidiano.

EXPOSIÇÃO

Além das propostas premiadas, a Comissão de Seleção irá selecionar outros doze ensaios fotográficos, quatro em cada categoria (e estes serão suplentes dos três premiados), além de haver três suplentes para os doze indicados, por ordem de classificação. Os selecionados e premiados, juntos, farão exposição fotográfica coletiva e integrarão o catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024.

Criado em 2002, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país.

Também está aberta a consulta pública para a escolha de dois membros da Comissão de Seleção do Prêmio (confira aqui).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *