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Vi quase uma dezena de nomes de indígenas conhecidos que puderam rever o Manto Tupinambá, quando choraram e fizeram questão de realçar a ancestralidade em visita à Dinamarca.

 

Luiz Conceição

Não precisa ter olhos amendoados, pele cor de terra roxa, cabelos lisos e ser arredio. O que basta é ter amor ao que lhe é mais sagrado e lutar sempre para preservar a memória, aromas e tudo aquilo que a ancestralidade guarda na alma para sempre.

Quem entende os atributos a que me referi, saberá compreender os acontecimentos doravante nas aldeias de Olivença (Ilhéus) e Serra do Padeiro (Una e Buerarema) para festejar depois de uma intensa luta de gerações para reaverem aquele objeto sagrado de um povo por 334 anos longe de casa.

Decorridos 48 anos de labuta quase diária para viver, pesquisar e contar a história do povo e desse pedaço chão do sul da Bahia em jornais da capital e local, emissoras de rádio e nos tecnológicos blogs, que a inovação humana trouxe nas últimas décadas, vejo surgir notícias que me remetem à origem incerta e esperançosa ou me enchem a alma de alegrias.

Uma destas, nesta tarde, antevéspera do São Pedro – que na simbologia católica cristã retém as chaves do céu. O Museu Nacional da Dinamarca, relata a reportagem, vai devolver ao Brasil o Manto Tupinambá, peça que consagra a ancestralidade dos povos Tupinambás de Olivença que, apesar de viverem no sul da Bahia desde tempos imemoriais, não eram reconhecidos como indígenas pelo Estado brasileiro.

Isto apesar de quase terem quase sido exterminados pelo governador-geral do Brasil, Mem de Sá, no massacre do Cururupe, em 1559, dolorosamente lembrando todos os anos desde 1937, no local onde aconteceu a seis quilômetros de Olivença. E a 12 quilômetros da sede da antiga Capitania de São Jorge dos Ilhéus.

Atualmente, a comunidade deve ter cerca de cinco mil pessoas, mas só foi reconhecida oficialmente pela Funai em 2001 e até hoje luta para ter sua terra de volta com as incompreensões de sempre e ameaças idem.

Fiquei emocionado, sim, com a notícia publicada na revista Piauí sobre a devolução em perfeito estado de conservação do Manto Tupinambá ao Brasil pelo povo e governo dinamarquês.

Certamente, devia fazer coro aos membros das aldeias que foram a Copenhague e se emocionaram ao ver aquela peça de penas vermelhas, cultuada como relíquia, uma das muitas que repousam naquele tempo da cultura e antropologia embora tenham sido obra de indígenas brasileiros.

Ao dar um google pude ler cada uma das reportagens, teses acadêmicas, dissertações, textos virtuosos sobre a luta incessante dessa pobre gente brasileira na busca pelo que lhe é sacrossanto.

Vi quase uma dezena de nomes de indígenas conhecidos que puderam rever o Manto Tupinambá, quando choraram e fizeram questão de realçar a ancestralidade em visita à Dinamarca. E também chorei pelo amigo jornalista, radialista e escritor Waldeny Andrade, que nos deixou há três anos, mas registrou em livro a saga desses povos, Vale a pena ler: Serra do Padeiro: a saga dos Tupinambás, lançado, em 2017, pela Via Litterarum Editora.

Como repórter, aprendi que a emoção é o último recurso para dar vida a um texto que expresse a mais pura verdade factual. Muitas vezes ao longo de tantos anos não contive os olhos d’água que teimavam em desfazer meu aprendizado.

Vejo que continuo a me emocionar ao lembrar-me das histórias que li, ouvi, pesquisei e presenciei no cotidiano de correspondente, repórter ou editor. Mas vejo que tudo valeu a pena e a emoção continua a me dar taquicardia com a felicidade de um povo que cultua a natureza, a terra, as matas, os pássaros, as águas, os peixes, os animais e a vida.

(*) Essa é a grande volta do manto tupinambá, escreveram jornalistas e repórteres das mais diversas mídias sobre o que ouviram das vozes do povo Tupinambá o tanto que têm de carinho e apreço pelas penas vermelhas da simbólica peça que lhes parece reencarnar a vida dos que vieram antes e deixaram sobre a terra luta, cultura e amor naquilo que acreditam.

Luiz Conceição é jornalista.

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