Everaldo Anunciação assume tarefa na Executiva Nacional do PT || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Dirigente nacional do PT, Everaldo Anunciação recebeu do partido a tarefa de acompanhar as definições para os pleitos municipais de 2024 na Bahia e em Sergipe. Além de Salvador, a cúpula petista olha com atenção para os polos regionais do interior baiano, a exemplo de Itabuna e Ilhéus. Questionado se o PT terá candidatos a prefeito nas duas cidades, o ex-presidente do PT da Bahia defendeu a costura de consensos.

As eleições de 2024 terão as primeiras disputas municipais com as federações partidárias, como a formada por PT, PCdoB e PV. “Vamos ter que conviver com essa nova realidade. As decisões não são somente do PT. Serão tomadas conjuntamente”, disse Everaldo ao PIMENTA.

“No caso específico de Itabuna”, continuou Everaldo, “temos a experiência do ex-prefeito Geraldo Simões, que colocou o nome à disposição, tem história de gestão na cidade e mudou os indicadores sociais. Fez uma gestão diferenciada. É legítimo que Geraldo coloque o nome dele”.

O dirigente ponderou que o prefeito Augusto Castro (PSD) é da base do governador Jerônimo Rodrigues e, segundo Everaldo, tem legitimidade para tentar um novo mandato. “É Natural”. O PT não ganhou sozinho as cinco eleições consecutivas ao Governo do Estado, acrescenta o ex-presidente estadual do partido. “Vou trabalhar para que a gente busque construir consenso progressivo”.

REITOR ENTRA EM CENA

Jerônimo e Alessandro: nome do reitor foi levado ao PT, diz Everaldo

Quando passou a avaliar o cenário de Ilhéus, Everaldo Anunciação disse que o debate eleitoral na cidade tem um facilitador. “O prefeito Marão [PSD] é da base, mas já foi reeleito. Abre-se espaço para uma nova discussão”.

Ainda sobre a possibilidade de uma candidatura majoritária do PT ilheense, Everaldo citou os nomes do vereador Augustão, do ex-vereador Makrisi Angeli e da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que não é filiada ao partido, mas recebeu convite público da direção local para se filiar e se candidatar a prefeita em 2024 pela legenda.

Um quarto nome completou a lista de Everaldo, o professor Alessandro Fernandes de Santana, reitor da Uesc. “Algumas pessoas apresentaram o nome dele ao partido. E nós dissemos: que bom, agora temos a ex-reitora [da Uesc] e o atual reitor, além de um vereador atuante, Augustão, e o ex-vereador Makrisi, pessoas extremamente qualificadas”, declara o dirigente.

O dirigente petista pregou atuação coesa no sul da Bahia. “A gente não pode perder como referencial que a gente tem que ceder, em alguns espaços, para construir unidade. Se a gente construir unidade, não tenho dúvida de que a base de Jerônimo e Lula ganha as eleições de novo em Itabuna e Ilhéus”, avaliou Everaldo Anunciação.

O nome de Alessandro já circulava nos bastidores da política ilheense. Questionado pelo PIMENTA sobre o assunto há cerca de um mês, o reitor preferiu não se manifestar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *