Repórteres fazem "intensivão" no paraíso
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Atrações turísticas de Itacaré figuraram no roteiro da visita de jornalistas ao município litorâneo do sul da Bahia. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura recebeu os profissionais a pedido dos organizadores do 30º Chocolat Festival, promovido pela MVU, em Ilhéus, no último final de semana. O passeio reuniu repórteres da Folha de S. Paulo, Viagens S/A, O Povo, Correio e Band, entre outros veículos.

A imersão durou um dia. Os visitantes percorreram fazendas de cacau em Taboquinhas, onde conheceram o processo de produção de chocolate, desde o cultivo da matéria-prima na cabruca até o produto final, hoje exportado para diversos países. Servidores da Secretaria de Turismo, Erasmo Carlos e Maria Bernadete, guiaram a trip da imprensa, que também visitou o Centro Histórico de Itacaré.

O itinerário incluiu visita ao único exemplar da arquitetura do século 18 em Itacaré, a Igreja Matriz de São Miguel, que leva o nome do padroeiro do município e foi inaugurada em 1720, quando a localidade ainda era chamada de São Miguel da Barra do Rio de Contas e fazia parte da Capitania Hereditária de Ilhéus. Outro prédio histórico visitado pelos jornalistas foi o Casarão Verde, de 1913.

Visitantes experimentam chocolates em fazenda de Taboquinhas

Mesmo em ritmo acelerado, a apresentação de Itacaré não poderia deixar de fora suas praias e a culinária regional. A equipe almoçou no Mirantes Marina, restaurante com vista privilegiada do litoral e premiado no quadro Panela de Bairro, da Rede Bahia, com o prato Maxixada Terra e Mar.

HOLOFOTES 

Promoção do destino Itacaré é incessante, diz secretário || Fotos Divulgação

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Marcos Japu, avalia que Itacaré, mesmo conhecida dentro e fora do Brasil, não pode abrir mão de ocupar espaços para se manter em evidência como destino turístico. “Nossas ações de promoção e fomento do nosso turismo não cessam. Ações como esta, do Press Trip, são importantes para que a cidade se consolide, cada vez mais, como um dos destinos mais procurados da Bahia”, acrescentou.

Além de receber jornalistas e influenciadores, a Prefeitura de Itacaré investe na presença em eventos nacionais e internacionais, afirma o secretário. “Trabalhamos incansavelmente, promovendo famtours, participando de roadshows e feiras internacionais, como a WTM Latin América e a ABAV Expo 2023, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro”, completou Japu.

2 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Além da preocupação justa de vender o” produto Itacaré”, ações de ordenamento e organização do sistema TURISMO oferecido é precário e desleixado. Vejamos alguns exemplos bem simples e de facílima solução, que são ignorados. Mas o visitante percebe……
    1 – falta de banheiros no Resende.
    2 – proliferação de cães nas praias e ruas centrais e seus respectivos dejetos.
    3 – limpeza da praia da Costa.
    4 – desleixo e inexistência de placas indicativas dos pontos turísticos.
    5 – falta de um CIT e de informações da cidade.
    6 – falta de um programa de educação e integração permanente sobre Turismo e Hospedagem.
    Poderíamos ficar listando + de 30 ações simples, mas de grande valia. Esperamos que os gestores se pronunciem.
    Atenciosamente

  2. Itacaré é um lugar pra quem busca tranquilidade, contato com a natureza,belas praias, cachoeiras.
    Agora percebi que precisa de espaços públicos,cm parques para crianças, visto que a cidade além das famílias nativas,e muitas famílias cm filhos visitam a cidade, e não vejo essas opções, também eventos públicos não vejo a não ser em épocas de feriados festivos.
    Espero que a prefeitura olhe por essas necessidades.
    Costumo visitar Ilhéus e vejo que se preocupam cm espaços públicos, cm parques para as crianças.. fica só uma sugestão. Sei que não é fácil administrar uma cidade, más quanto mais buscar opções para atrair o turismo,a prefeitura se beneficia cm o comércio de modo geral. Fica aqui minha sugestão.

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