Assinada ordem de serviços para ampliar sistema de abastecimento de água || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Assinada nesta quarta-feira (9), no bairro Jorge Amado, a ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água na zona oeste de Itabuna. As obras, que fazem parte do Projeto Mais Água para a Cidade, serão iniciadas de imediato, conforme anunciou o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que assinou a ordem de serviço juntamente com Raymundo Mendes, destacou o apoio do Governo do Estado para execução das obras. “Com o Governo da Bahia, estamos realizando obras estruturantes que vão melhor a qualidade de vida da nossa gente. A primeira etapa do Mais Água conta com mais de 70% de rede adutora implantada, que levará água diariamente a 36 bairros da região do São Caetano, na zona sul”, afirmou.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, citou a melhora no relacionamento com os consumidores. “Além do Projeto Mais Água, que vai melhorar o abastecimento para mais de 140 mil pessoas de Itabuna,  passamos a entregar a conta no momento da leitura, criamos o aplicativo para celular e estamos modernizando o Escritório de Atendimento para melhor servir ao nosso cliente”, afirmou.

O presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, assina ordem de serviço para ampliar abastecimento de água
O presidente da Emasa assina ordem de serviço para melhorar abastecimento de água

BAIRROS BENEFICIADOS

A ampliação do fornecimento de água para a zona oeste beneficiará os moradores dos bairros Urbis IV, Sinval Palmeira, Brasil Novo, Morumbi, Jorge Amado, Ferradas e Nova Ferradas.

Além desses bairros, os investimentos beneficiarão também os moradores dos residenciais Top Park, Itapoan, São José, Jubiabá e Gabriela. Algumas dessas localidades recebem água a cada 15 dias e passarão a ser abastecidas diariamente, segundo a Emasa

A previsão de conclusão das obras é de 180 dias. Além da implantação da nova rede, a Estação de Captação e Tratamento de Água, em Nova Ferradas, será modernizada para atender a nova demanda.

Polícia Federal desarticula quadrilha no interior da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9), no interior da Bahia, a Operação O Criador visando desarticular esquemas criminosos voltados para a prática de falsificação de documentos públicos e estelionatos contra o Ministério da Previdência Social.

A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária, em Jequié, sudoeste da Bahia. A polícia investiga esquemas causaram prejuízos mais de R$ 2 milhões para Presidência Social. Os esquemas consistiam em concessões e saques fraudulentos de benefícios previdenciários. Em alguns casos o esquema era cometido há mais de dez anos.

As investigações começaram em 2022, após uma pessoa do estado de São Paulo denunciar que enfrentava dificuldades em obter o benefício de pensão por morte de seu companheiro falecido em 2016. Na época, causou estranheza ao interessado o fato de que seu companheiro nunca teria sido casado e que nunca ter morador na Bahia, nem ao menos viajado ao estado.

BENEFICIÁRIOS FANTASMAS

Durante as investigações da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista, foi possível confirmar que os supostos esposa e filho titulares do benefício previdenciário “pensão por morte” nunca existiram de fato, e foram “criados” pelos investigados naquele mesmo ano de 2016, com o único objetivo de obter a vantagem indevida mencionada.

Com o avançar do trabalho investigativo, a PF e o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social (NUINP) descobriram que a mesma associação criminosa estaria envolvida em outros sete benefícios fraudulentos concedidos para pessoas igualmente “criadas” para o mesmo fim espúrio.

A quadrilha se especializava em fraudar o benefício “pensão por morte” de cidadãos falecidos em diversas partes do Brasil (SP, SC, RS, BA), que não tivessem deixado herdeiros ou dependentes legais passíveis de obtenção do mesmo tipo de benefício previdenciário.

Ficou comprovado que uma única pessoa ficava na posse e na responsabilidade de efetuar, mensalmente, os saques fraudulentos de todos os benefícios, sempre em agências bancárias da cidade de Jequié.

ESQUEMA COM CARRO DE LUXO

Além disso, cruzamentos de dados, perícias e análises de inteligência revelaram que a associação criminosa foi responsável por criar uma empresa fantasma, em Vitória da Conquista, e de ter financiado dez carros de luxo, cada um avaliado em aproximadamente R$ 180 mil.

Leia Mais

Em entrevista, Lúcio Vieira Lima fala sobre o MDB nas eleições de 2024 || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima gosta de analogias. Foi com uma que ele explicou por que o tempo urge pela definição do nome da base estadual para a disputa de Salvador em 2024. Nas eleições e no futebol, os grandes times fazem pré-temporada, lembrou o presidente de honra do MDB-BA, em entrevista ao PIMENTA.

Depois, referindo-se ao cenário de Ilhéus, recorreu ao automobilismo para traduzir a situação em que o postulante a uma candidatura não consegue viabilizá-la. “Isso é igual à Fórmula 1. Quando tem pouco espaço, na primeira curva, um carro sobra”.

Nas cidades com propaganda eleitoral de rádio e TV, os emedebistas têm peso no tempo de exposição. Esse é um dos trunfos do partido em Itabuna, por exemplo, onde o MDB iniciou conversa com o pré-candidato Geraldo Simões (PT) e deve dialogar com o prefeito e candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD). Leia. 

PIMENTA – O vice-governador Geraldo Júnior é o melhor nome para unificar a base em uma eventual candidatura a prefeito de Salvador?

Lúcio Vieira Lima – Na opinião do MDB, é. Foi vereador da capital, presidente da Câmara e fez uma bela campanha com o governador Jerônimo. Hoje, é o mais conhecido e reconhecido por todos. Não vejo, no momento, nome melhor do que Geraldo Júnior para unificar a base e, principalmente, ganhar a eleição.

O senador Jaques Wagner alertou que não há muito tempo para a apresentação da pré-candidatura da base em Salvador. Qual avaliação o senhor faz desse timing e o que falta para a definição?

Não sei o que falta e concordo com o senador Jaques Wagner. Está demorando, porque ninguém pode negar que a candidatura de Bruno Reis [atual prefeito de Salvador] é favorita. É igual no futebol. O grande time faz pré-temporada para chegar 100% no campeonato. É o que temos que fazer. Botar o pré-candidato do Governo nas ruas, para que fature com os avanços da gestão. Se a candidatura só for apresentada lá adiante, não vai ocorrer nada disso. Até para, se for o caso, cicatrizar eventuais feridas na base do governador, por ser uma candidatura disputada.

Já tem alguma ferida?

Se você tem uma disputa, logicamente, vai abrir ferida. O tamanho da ferida – se é apenas uma fissurazinha ou não – só depois, mas o tempo é responsável por curar eventuais feridas. Por isso, digo eventuais.

___

Converso com qualquer um. Quero o melhor para Itabuna.

___

Como está a relação do MDB com o Governo Augusto Castro e a pretensão do prefeito de Itabuna de ser reeleito?

Na eleição passada, o MDB já não apoiou Augusto. Lançamos a candidatura de Charliane Sousa. Então, não vejo por que tanta estranheza. Converso com Augusto, converso com qualquer um. Quero o melhor para Itabuna. As conversas do MDB com Augusto ainda não se iniciaram. Estou conversando com o ex-prefeito Geraldo Simões, mas não me nego a conversar com nenhum outro pré-candidato.

Dos nomes colocados, é possível dizer qual seria o melhor para Itabuna?

Se vou conversar com todos, só poderei falar qual é o melhor nome depois de concluir essas conversas, porque não é pelo nome, mas pelo projeto que vai capitanear. Logicamente, Geraldo tem larga experiência. Foi deputado [federal], secretário de Estado, prefeito de Itabuna. Já o apoiamos em 2000, se não me engano, quando ele foi eleito. Geraldo tem todas as condições para capitanear um projeto para a cidade. Conhece Itabuna como poucos. Sem dúvida, é um fortíssimo candidato. É um forte candidato, também, a receber o apoio do MDB.

___

Em Ilhéus, fala-se muito da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro. 

___

Qual será o papel do MDB nas eleições de Ilhéus?

O MDB sempre tem um papel de grande importância, decisivo, por sua grandeza, pelo que acrescenta em tempo de rádio e nas cidades que têm TV. Em Ilhéus, fala-se muito da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro. Tem a pré-candidatura do ex-presidente da Câmara [Jerbson Moraes]. Para uma conversa sobre apoio, a primeira coisa é saber quais são os nomes. Em Ilhéus, você não sabe. Ninguém sabe ainda qual é o candidato de Marão. Se perguntar se a secretária Adélia confirma que vai ser candidata, ainda não confirma. Sobre o ex-presidente da Câmara, tem uma questão partidária. Isso é igual à Fórmula 1. Quando tem pouco espaço, na primeira curva, um carro sobra. Alguém tem que sobrar, porque não vai ficar um candidato de Marão e outro do ex-presidente da Câmara.

Carletto é autor de requerimento para discutir terminal em Illhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou audiência pública para discutir as deficiências do Aeroporto de Ilhéus. A discussão foi solicitada pelo deputado federal Neto Carletto (PP-BA), que acompanha as discussões no Litoral Sul pela construção de um aeroporto internacional às margens da BA-001, trecho Ilhéus-Itacaré.

O parlamentar diz que a audiência busca soluções para os desafios de infraestrutura do aeroporto existente, uma das principais portas de entrada para os municípios de Ilhéus, Itabuna e Itacaré e cidades que compõem o Litoral Sul. O aeroporto atual enfrenta uma reforma que se arrasta há bom tempo, motivo de reclamação dos passageiros contra a Socicam, concessionária do terminal desde 2017.

No ano de 2022, passaram pelo aeroporto ilheense mais de 633 mil passageiros, o terceiro mais movimentado do Estado. O aeroporto ainda necessita do aporte de recursos federais para modernização e instalação de novos equipamentos de segurança, ressalta o parlamentar.

Após ouvir o prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio, e parte do trade, Carletto observou que a discussão é estratégica. O parlamentar aponta outros problemas no sistema aéreo da região, a exemplo do alto preço das passagens aéreas das ligações entre Ilhéus e os centros urbanos mais importantes do país, bem como a falta de voos diretos nessas linhas.

NOVO AEROPORTO

Carletto se juntou aos prefeitos Tonho de Anízio (Itacaré) e Moacyr Leite Júnior (Uruçuca) na defesa da construção de aeroporto internacional no Litoral Sul. “Faz-se necessário, também, discutir sobre a instalação do novo sítio aeroportuário de Ilhéus, previsto para ser construído no âmbito do projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Para debater sobre os assuntos apontados, estamos propondo a realização dessa audiência pública, com a participação de convidados dos governos federal, estadual e municipais, organizações sociais e empresas aéreas”.

Samuel, no colo da mamãe Analícia, com Domilene Borges, diretora do HMIJS || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 3 minutos

Menos de dois anos após inaugurado, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, alcançou a marca de 5 mil partos realizados, na noite desta terça-feira (8). Bebê de número 5 mil da maternidade, Samuel nasceu às 21h36min, de parto natural. E veio ao mundo com 51,5 centímentros e 3 quilos e 530 gramas.

O recém-nascido é o primeiro filho da dona de casa Analícia Campos, de 21 anos, e do ajudante de pedreiro Isaac dos Santos. O casal mora na zona rural, no limite entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, no Sargi.

Ao sentir as contrações, a família de Analícia acionou o Samu. Ela elogia a forma acolhedora com que foi recebida pela equipe do Hospital Materno-Infantil. “Não foi só quando cheguei, mas todo o atendimento feito”, assegura. “Foi uma sensação diferente”, reforça a mãe de Analícia, dona Eulice. A filha dela nasceu em casa e com um ano de vida foi diagnosticada como sendo uma PCD (Pessoa com Deficiência) física.

“Ter Samuel era um sonho. Estou muito feliz com tudo”, resumiu Analícia. Hoje, logo cedo, Samuel e Analícia receberam uma lembrança de boas-vindas da direção do HMIJS, em nome do estado da Bahia, Sesab e Fesf, entidade gestora do hospital em parceria com a Secretaria estadual da Saúde desde a sua inauguração.

Samuel ocupa o alojamento conjunto 13. Colaboradores programam para ainda hoje uma comemoração na porta da unidade para marcar o feito. A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, afirmou que este número expressivo é fruto da dedicação da equipe, que desde a fundação do hospital tem por missão dar o melhor tratamento nesse momento tão importante na vida da mãe e do pai”.

Primeira maternidade 100 por cento SUS da região, o HMIJS já é uma referência no atendimento a obstetrícia e pediatria. O hospital tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Projetado para atender a oito municípios da região de Ilhéus e mais 12 da região de Valença, o Materno-Infantil fechou ao ano de 2022 com atendimento a 110 municípios, sendo 90 da Bahia e 20 de outras regiões do País.

Leia Mais

Jerônimo fez anúncio durante entrega de viaturas semiblindadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante a entrega de 84 viaturas semiblindadas para a PM, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, hoje (9), a convocação de 550 policiais militares da reserva para funções administrativas.

A convocação estará publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. De acordo com o governo baiano, os profissionais da reserva convocados irão atuar em atividades como Motorista Administrativo; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Apoio Logístico e Almoxarifado; Auxiliar de Informática; Músico/Instrumentista; Suporte Técnico de Aeronaves; e Guarda de Quartéis da Polícia Militar e de prédios públicos. 

Ainda conforme o anúncio, os policiais convidados irão atuar nos diversos Comandos de Policiamento, na capital e interior do estado, nos Comandos Especializados e nas unidades administrativas. A medida poderá resultar em maior policiamento ostensivo, pois libera parte do efetivo da ativa que hoje está em funções administrativas.

Ministro Rui Costa iria depor à Comissão nesta quarta (9) || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

A CPI do MST cancelou o depoimento do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que estava marcado para a tarde desta quarta-feira. A ordem de cancelamento partiu do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ele acatou questão de ordem levantada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). Segundo o parlamentar, a convocação do ministro não atendeu ao requisito da existência de fato determinado que ligue Rui Costa ou a Casa Civil às ações do MST.

Antes da decisão, Lira e Rui Costa se reuniram em Brasília, nesta terça-feira (8). O cancelamento foi publicado hoje (9) no Diário Oficial da Câmara dos Deputados. No texto, o presidente do Legislativo afirmou que o requerimento não demonstra conexão entre as atribuições do ministro e os fatos investigados pela CPI.

A convocação de Rui Costa foi requerida pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST e ex-ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro. O parlamentar alegou que Rui, enquanto governador da Bahia, não se esforçou para impedir ocupações de terra feitas pelo Movimento. Salles também pretendia que o ministro esclarecesse fatos sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em relação ao MST.

Uesc divulga Anuário Estatístico 2023
Tempo de leitura: < 1 minuto

O orçamento executado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) subiu de R$ 145.201.000 em 2012 para R$ 248.941.198,92 em 2022. Os dados são do Anuário Estatístico de 2023, divulgado nesta terça-feira (8) pela Instituição e analisado pelo PIMENTA. Considerando apenas a execução orçamentária efetiva, que exclui valores contingenciados, o crescimento nesse intervalo corresponde a 71,4%.

O percentual de crescimento ficou acima da inflação do mesmo período. Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação acumulada de 2012 a 2022 foi de 66,5%.

A execução orçamentária das universidades estaduais da Bahia é subordinada ao Governo do Estado. No caso da Uesc, no intervalo de 2019 a 2022, o contingenciamento de recursos passou de R$ 163 milhões. Somente no ano passado, quando o orçamento fixado para a Universidade era de R$ 310.506.796,09, o Estado deixou de executar R$ 61,5 milhões.

PROGRAMA GESTAR

A produção do Anuário Estatístico é iniciativa da Assessoria de Planejamento da Uesc, desenvolvida no âmbito do Programa Gestar. De acordo com o assessor da Pasta, professor Gustavo Lisboa, o relatório interativo reúne dados estatísticos de todas as esferas da Universidade, desde o tripé ensino, pesquisa e extensão a informações sobre recursos humanos, acervo, oferta de bolsas, ouvidoria e infraestrutura. Clique aqui para acessar o levantamento completo.

Projeto indica como seria o novo aeroporto
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não se consegue fazer e promover turismo com um aeroporto onde as pessoas correm risco de não desembarcar para aproveitar as férias e nem fazer negócios.

 

Efson Lima || efsonlima@gmail.com

A cidade de Ilhéus possui um aeroporto desde o ano de 1938, sendo asfaltado na década de cinquenta e de lá para cá não se registra acidente aéreo no seu perímetro. Entretanto, desde o acidente ocorrido no Aeroporto de Congonhas/SP, em agosto de 2007, diversas ações cuidadosas, porém, restritivas, foram adotadas no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, conforme orientação da ANAC, entre elas, a redução do tamanho da pista em 110 metros, tornando assim custosa a operacionalização do aeroporto, especialmente, para as companhias aéreas e virando um fator de preocupação para os passageiros e familiares que precisam embarcar e desembarcar na Princesa do Sul.

O aeroporto de Ilhéus passou a ser chamado de Aeroporto Jorge Amado, em 2002, após a morte do escritor e por meio de lei federal, que estabeleceu a nova nomenclatura para homenagear o famoso prosador das terras de Gabriela. Somente em 1981, que a Infraero passou a administrar o aeroporto, permanecendo até 2017, quando o Estado da Bahia assumiu a gestão do aeródromo.

O aeroporto em Ilhéus já atendeu positivamente a demanda regional, entretanto, atualmente, a região carece de um aeroporto moderno e com condições de receber pessoas com maior conforto e que possa operar em condições climáticas adversas. Hoje, a aeronave descer no aeroporto de Ilhéus é uma aventura e significa sorte na loteria para o passageiro e familiares. Inúmeras vezes, as aeronaves retornam para Salvador e tais situações tornam as passagens aéreas caras e impactam na vida do cidadão.

Apesar disto, o aeroporto de Ilhéus é o segundo mais movimentado do interior do nordeste, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Porto Seguro. Em 2023, o aeroporto de Ilhéus teve 633.154 passageiros alcançando sua maior marca, sendo o limite de 700.000 mil passageiros e o maior número de pousos e decolagens foi realizado em 2011, com 8.556. Para se ter uma ideia, o Aeroporto de Vitória da Conquista, em 2022, teve 346.703 passageiros, sendo até então a melhor marca.

Não obstante,  no sul da Bahia está em curso um processo de atração de investimentos governamentais e também empresarial, provocando a necessidade urgente de um novo aeroporto com capacidade para atender a demanda do modal que está em processo de implantação no sul do Estado, com dois portos: Porto Sul e Porto do Malhado (1971); Ferrovia Leste-Oeste; a construção da rodovia Itabuna-Ilhéus (BA 469); a consolidação da Universidade Federal do Sul da Bahia e a própria Zona de Processamento de Exportação (ZPE), sem deixar de registrar o Polo de Informática de Ilhéus, que com o aeroporto internacional poderá  finalmente ter sua estratégia ressignificada  e alavancar a produção.

 

Parece haver pouco envolvimento dos atores locais em defesa [do novo aeroporto]. A minha felicidade aumenta quando prefeitos de cidades circunvizinhas se mostram interessados e dispostos a defenderem o novo aeroporto internacional

 

Por fim, não se consegue fazer e promover turismo com um aeroporto onde as pessoas correm risco de não desembarcar para aproveitar as férias e nem fazer negócios. A tristeza pode ser aumentada em caso de lua de mel. Portanto, a região espera contar com o olhar atento dos governos federal e estadual para confirmarem a área situada no eixo Ilhéus – Itacaré, com vistas à construção do aeroporto internacional do sul da Bahia, cujo funcionamento impactará, nas diversas cidades circunvizinhas, inclusive, alcançando o baixo-sul. A cidade de Ilhéus que sempre contribuiu para o desenvolvimento do estado, agora, espera receber essa homenagem.

Entretanto,  parece haver pouco envolvimento dos atores locais. Continuo pensando que “parece”  existir uma apatia em defesa dos novos projetos para a cidade. De todo modo, a minha felicidade aumenta quando prefeitos de cidades circunvizinhas se mostram interessados e dispostos a defenderem o novo aeroporto internacional, evidenciando que a cidadania ultrapassa a fronteira municipal e interesses coletivos podem e devem ser articulados por diferentes gestores municipais. Os cidadãos do Litoral Sul agradecem.

Efson Lima é doutor e mestre em Direito pela UFBA e membro das academias de Letras de Ilhéus (ALI) e Grapiúna (Agral).

Silvinei Vasques é preso em operação determinada pelo STF || Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (9), em uma operação sobre interferência no segundo turno das eleições de 2022.

A prisão ocorreu em Florianópolis (SC). Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em 30 de outubro, dia do segundo turno, a PRF realizou blitze que interferiram na movimentação de eleitores, sobretudo no Nordeste, onde Lula (PT) tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.

Na véspera, o diretor-geral da PRF havia declarado voto em Bolsonaro. Vasques é réu por improbidade administrativa nesse episódio.

No domingo do segundo turno, Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata das blitze, sob pena de prisão de Vasques. A ordem, no entanto, foi desrespeitada pela PRF.

Há ainda 10 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte contra diretores da PRF na gestão Silvinei. Não há mandados de prisão contra eles. Clique aqui e confira mais no Blog da Camila Bomfim.

Há oportunidades de estágio na área de educação hoje em Itabuna || Foto Ulbra/Reprodução
Tempo de leitura: 5 minutos

Com 8 vagas de estágio remunerado e 81 de emprego, as unidades do SineBahia de Ilhéus e de Itabuna, ambas na região sul do Estado, tem oferta salarial que pode chegar a R$ 5,9 mil nesta quarta-feira (9).

Das 89 vagas, destaque para as áreas de Educação, com oferta de 4 vagas de estágio, e Engenharia de Produção. Dos empregos, mecânico de manutenção de máquinas pesadas tem oferta de 5 salários mínimos e meio, além de benefícios.

Os interessados devem se dirigir ao SineBahia nos dois municípios até as 15h30min de hoje, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia de Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá. O de Ilhéus, atende na Rua Eustáquio Bastos, Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais