Equipe do HRCC faz 2ª captação de múltiplos órgãos de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

A família de paciente que teve morte encefálica autorizou o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a fazer a captação de múltiplos órgãos para doação. O procedimento, executado com sucesso na última semana, foi o segundo na unidade hospitalar apenas em 2023. Agora, os órgãos vão beneficiar pessoas na fila de espera por transplante.

Para a enfermeira Naama Ramos e Silva, membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Costa do Cacau, a decisão da família doadora é um ato de generosidade. “O sim desta família, mesmo no momento de dor, teve a sensibilidade com os outros pacientes que estão aguardando um órgão na fila de transplante. Esse sim vai ajudar a salvar outras vidas. É uma atitude muito nobre, que sempre fazemos questão de agradecer”, disse a profissional de saúde.

Profissionais de saúde envolvidos na captação dos órgãos

O médico intensivista Allan Siqueira, do HRCC, coordenou o trabalho da equipe multidisciplinar envolvida no procedimento, que também mobiliza profissionais da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia (Coset-BA). Ele explica que resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) ampara o diagnóstico de morte cerebral, pré-requisito para a captação dos órgãos. “A resolução mais atual é a 2.173 de 23 de novembro 2017, que rege quais são as etapas e quais os preceitos para o diagnóstico”, assegurou.

O especialista também ressaltou a soberania da vontade dos familiares, que deve ser respeitada. Após a autorização da família, a equipe médica pode agir para preservar os órgãos do potencial doador.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *