Augusto, ao centro, anuncia reabertura de café-teatro e programa de arte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Café Teatro Zélia Lessa, no Centro, deverá ser reaberto até o final de setembro, segundo anúncio do prefeito Augusto Castro (PSD) nesta sexta-feira (1º). O espaço cultural está fechado há mais de três anos. Na manhã de hoje, o prefeito se reuniu com parte do secretariado.

O anúncio é publicizado pouco menos de 24 horas antes da reabertura do Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) às 18h30min deste sábado (2). “Nossa gestão tem um compromisso com o povo da cultura, que há muito tempo não via seus espaços revitalizados”, afirmou. Para reabertura do Zélia Lessa, equipamentos cênicos foram adquiridos pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Café Teatro Zélia Lessa deve ser reaberto em setembro || Foto Arquivo

Ainda durante a reunião, o prefeito prometeu ativar o Programa de Arte e Cultura nos bairros, com oferta de workshops abrangendo diversas manifestações artísticas. Monitores serão contratados para a execução do programa nos bairros. “[É] uma maneira simples de levar cultura e cidadania à nossa população”, disse Augusto sinalizando uma mudança na área da cultura em seu governo, antes focado em realização de eventos.

Uildson, Juvenal e Emerson têm contas aprovadas pelo TCM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) aprovou a prestação de contas dos três últimos secretários de Saúde de Itabuna, no derradeiro mandato do prefeito Fernando Gomes, falecido no ano passado.

As contas de Uildson Nascimento, que foi secretário de janeiro a 10 de junho de 2020, de Juvenal Maynart (período de 12/06/2020 a 08/07/2020) e de Emerson Oliveira (período de 09/07/2020 a 31/12/2020) foram consideradas regulares pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, conforme relatório de 19 de julho de 2023.

Uildson (que ficou mais tempo no cargo), Juvenal e Emerson se sucederam no comando da Secretaria de Saúde de Itabuna quando todo o País passava pela crise sanitária da covid-19. Nesse período, a alta no valor de insumos e materiais hospitalares necessários ao controle da pandemia gerou descontrole e problemas orçamentários em vários municípios. Muitos gestores foram denunciados por suposto desvio de recursos públicos. Em relação aos três gestores do SUS, em Itabuna, o TCM-BA não encontrou irregularidades.

No relatório, Plinio Carneiro aponta algumas desconformidades de ordem técnica na prestação de contas, mas ressalta que “não causam impacto a ensejar aplicação de multa aos responsáveis”.

Atualmente, Uildson Nascimento é assessor parlamentar da vereadora de Ilhéus, Enilda Mendonça (PT), e pode assumir a Controladoria da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Juvenal Maynart foi nomeado em março deste ano diretor-administrativo-financeiro da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). Emerson Oliveira é enfermeiro e funcionário público do município de Itabuna. Informações do Blog do Gusmão.

Vista da Baía do Pontal num dia de chuva || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

As maiores cidades do sul da Bahia serão atingidas por chuvas neste final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Itabuna, a pluviometria das próximas 24 horas deve chegar a 40 milímetros, equivalente a 40 litros de água por metro quadrado.

Já em Ilhéus, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de 70 milímetros de chuva até domingo (3). Como a cidade tem muitos pontos com risco de deslizamento, a coordenação local da Defesa Civil reforçou a divulgação dos telefones de emergência (73) 97400-7521 e 193 (Corpo de Bombeiros).

André Cezário faz transmissão simbólicas de cargo a Dudu Nora (à dir.) || Foto O Tabuleiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Eduardo Nora deve ser nomeado hoje (1º) para o comando da Secretaria de Saúde de Ilhéus. A informação foi confirmada ao PIMENTA pelo Gabinete do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). Dudu já atua na Pasta, como superintendente do Fundo Municipal de Saúde.

Ainda formalmente na Secretaria, o médico André Cezário promoveu, nesta quinta-feira (31), uma transmissão simbólica do cargo ao sucessor, durante reunião com servidores da Saúde.

“Um ciclo se encerra. A partir de hoje, seguirei para um novo desafio a pedido do nosso prefeito”, escreveu André em uma rede social, nesta sexta-feira (1º). Também agradeceu aos servidores da Secretaria, que esteve sob a sua liderança por dois anos. “Sigam dando o melhor. Sabemos que as necessidades são inúmeras e que há um planejamento a ser executado. Confio em vocês”, emendou.

O nome de André tem sido cotado para a coordenação médica da Policlínica Regional de Saúde de Ilhéus, que deverá ser entregue pelo Governo da Bahia em novembro.

Hermano já respondia interinamente pela autoridade de trânsito || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (31), o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), nomeou o engenheiro civil Hermano Fahning para o comando da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus (Sutram). Até então, o servidor de carreira do município respondia pelo órgão de forma interina.

Ele substitui o tenente-coronel Valci Serpa. O oficial da reserva da PM deixou o cargo no mês passado e deverá assumir a 13ª Ciretran, braço do Dentran em Ilhéus, na cota de indicações da deputada estadual Soane Galvão (PSB) ao Governo da Bahia.

Ex-titular de diversas secretarias municipais, Hermano tem diante de si um dos maiores desafios da gestão ilheense, a começar pelo transporte público. O setor ainda enfrenta, em todo o País, as consequências da pandemia da covid-19. No caso de Ilhéus, a situação é mais grave devido ao grande território rural do município.

Auditoria aponta irregularidades na gestão de Dernival Júnior na Bahia Pesca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou a prestação de contas da Bahia Pesca S/A, unidade vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), referente ao exercício de 2017. Também aplicou multa de R$ 2.640 no ex-diretor presidente Dernival Oliveira Júnior, responsável pela gestão naquele período.

Segundo a Corte, as sanções foram causadas por diversas irregularidades apontadas no Relatório de Auditoria, entre as quais estão a prorrogação de contratação com empresa inadimplente com a remuneração de seus empregados; publicação dos resumos de aditamentos na imprensa oficial sem os elementos exigidos por lei; não apresentação dos extratos bancários da conta corrente prevista na Lei Anticalote, dando indícios da inexistência da mesma; contratação de entidade apesar de descumprimento de exigência prevista no edital da licitação.

INEMA

Na mesma sessão foi aprovada, com ressalvas e recomendações, a prestação de contas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), relativa ao exercício de 2021. Também foi aprovada uma sugestão para que as equipes do TCE/BA acompanhem o resultado dos processos instaurados pelo Inema para regularizar a ocupação de espaços no Parque Metropolitano de Pituaçu, no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas e no Parque do Abaeté.

PIB acumula alta de 3,7% no primeiro semestre deste ano || Foto ABr.
Tempo de leitura: 3 minutos

A economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País, somou R$ 2,651 trilhões. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. O PIB acumula alta de 3,2% no período de doze meses. No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%.

O crescimento de 0,9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre imediatamente anterior é a oitava alta seguida neste tipo de comparação, mas aponta também uma desaceleração, já que nos primeiros três meses do ano houve crescimento de 1,8% (valor revisado pelo IBGE) ante o último trimestre de 2022.

Os dados divulgados hoje situam a economia brasileira em um nível 7,4% acima do patamar pré-pandemia e a posiciona no ponto mais alto da série histórica.

SETORES

Os desempenhos da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%) explicam o crescimento do PIB no último trimestre. No caso dos serviços, a influência positiva é maior porque as atividades respondem por 70% da dinâmica econômica.

“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A indústria teve crescimento pelo segundo trimestre seguido, com destaque para a extrativa (1,8%), impulsionada pela extração de petróleo e gás e de minério de ferro, produtos relacionados à exportação.

Como um todo, a indústria segue acima do patamar pré-pandemia, mas não conseguiu superar o ponto mais alto da série histórica, atingido no terceiro trimestre de 2013.

AGROPECUÁRIA

Dos três grandes setores da economia, a agropecuária foi o único a recuar no trimestre (-0,9%). A retração se deve, principalmente, à base de comparação elevada, já que o setor tinha sido o grande motor do PIB nos três primeiros meses do ano.

“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, analisa Rebeca.

Leia Mais

Servidores demolem construção na Rua do Mosquito || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus demoliu uma construção de alvenaria erguida no manguezal da entrada da cidade pela BR-415. A medida teve o respaldo de acordo judicial que proíbe a instalação de novas moradias naquela área. As ocupações irregulares sobre o mangue estão com os dias contatos, conforme o Executivo. “A desocupação total da localidade conhecida como Rua do Mosquito é iminente”, diz trecho da nota divulgada pela gestão.

O imóvel em construção foi demolido na quarta-feira (30). Mesmo inacabada, a residência já abrigava uma família. A demolição mobilizou ficais e guardas do município, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com a Prefeitura, mesmo após notificações da Sema e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), os responsáveis mantiveram obra.

O Governo recorda que famílias da Rua do Mosquito foram beneficiárias de moradias populares. Agora, o objetivo é transformar a área em uma zona de bloqueio para ocupações irregulares, iniciando a recuperação das áreas de degradadas. “A demolição de imóveis construídos irregularmente é demandada pela Justiça”, reforça a Prefeitura, que tem a prerrogativa de coibir a invasão de áreas protegidas por leis ambientais.

Campeonato Interbairros de Futebol em Itabuna || Foto Pedro Augusto/Arquivo
Tempo de leitura: 4 minutos

Com a implantação do campeonato, os times jogavam nos campos de bairro e disputavam a final no Estádio Itabunão. Praticamente todos os jogos eram transmitidos pelas emissoras de rádio e com cobertura nas TVs locais. O domingo era, realmente, um dia de festa.

Walmir Rosário

Pouquíssimos municípios brasileiros podem se orgulhar de planejar e executar políticas públicas para o setor esportivo. Os programas, por si só não bastam: precisam ser eficientes e eficazes para contemplar uma população de jovens cada vez mais longe do direito consagrado no artigo 217 da Constituição Federal: “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um…”.

E no quesito desporto não há como comparar o antes e o depois da chamada Constituição Cidadã. Desde antes os colégios públicos mais equipados conseguiam formar atletas nas diversas especialidades na disciplina educação física em suas quadras poliesportivas. Nada mais que isso. As prefeituras auxiliavam, quando muito, com um trator na abertura de um campinho nos muitos terrenos baldios existentes nos bairros.

Fora disso, a população se virava aproveitando a ausência do boom imobiliário. Era costume uma turma de garotos e homens formados pegar no pesado para dar forma a um campinho de pelada, ou babas, como queiram. Jogavam descalços, sem uniformes, como queriam e dava tempo. Era voltar da escola, colocar um calção, chegar ao campo e bater o par ou ímpar para escolher os times. Um jogava com camisas, outro com torso nu.

Mas o crescimento das cidades deu um basta na brincadeira dos meninos. Os bem mais aquinhoados financeiramente e que eram associados a clubes continuaram praticando o esporte, bem como os participantes dos times amadores. Os excluídos mudaram de esporte ou deixaram de praticá-los. Outra solução eram os campos que alugavam horário para as partidas.

Em Itabuna, lá pelo ano 1993, o desportista João Xavier – jogador e dirigente esportivo –, eleito vice-prefeito, tomou a incumbência de proporcionar à população os benefícios do esporte, como mandava a Constituição Cidadã. De pronto, escalou José Maria (Nininho, o Sputnik), ex-jogador profissional e ex-supervisor do Itabuna Esporte Clube para pilotar importante projeto desportivo.

De início implantaram diversas escolinhas esportivas nos bairros de Itabuna, cujos alunos participavam das atividades no contraturno da escola formal. Em pouquíssimo tempo, cerca de 700 crianças já se beneficiavam do projeto nos bairros, orientados por profissionais oriundos de diversas modalidades esportivas e supervisionados pelos profissionais de Educação Física do quadro da prefeitura.

E o sucesso do projeto ultrapassou limites e divisas geográficas, chegando em Brasília. De imediato, a então secretaria federal dos Esportes destacou um técnico para conhecer a ação. De cara, destinou R$ 600 mil (à época recursos consideráveis) para o desenvolvimento do projeto. Até hoje as escolinhas dos bairros Santa Inês, São Pedro, Daniel Gomes, Núcleo Habitacional da Ceplac e Ferradas não viram a cor do dinheiro.

Recentemente, o radialista e advogado Geraldo Borges Santos elaborou um projeto que poderia resgatar a formação de jovens nos diversos bairros da cidade. De acordo com o projeto, a prefeitura executaria as ações em parceria com as faculdades e universidades instaladas em Itabuna e empresas privadas. Para tanto, bastaria recuperar alguns equipamentos públicos esportivos, a exemplo de quadras e o complexo esportivo que reúne o Estádio Fernando Gomes e a Vila Olímpica professor Everaldo Cardoso.

Conclui-se, portanto, que a cidade tem uma estrutura básica de equipamentos públicos voltados para o esporte, grande contingente de jovens ávidos para envolvimento em atividades esportivas e de atletismo. Tudo isso aliado a uma população que gosta de esportes, com histórica tradição de sucesso, restando ao Executivo e Legislativo estabelecerem uma política pública que possa beneficiar a comunidade.

Obstinado, João Xavier apresenta e executa outro projeto esportivo de fôlego: o Campeonato Interbairros de Itabuna, considerado o maior certame do gênero no Brasil. De cunho social, mexia positivamente na educação dos jovens e adultos e na economia desses locais onde os jogos eram disputados. Fortalecia o comércio formal e informal nos dias dos jogos e autoestima da população, que se unia em torno de suas comunidades.

O Interbairros também atuou na mudança do comportamento das pessoas, que antes deixavam Itabuna aos domingos para curtir o lazer nas praias de Ilhéus, um verdadeiro êxodo de pessoas e recursos dispendidos nas viagens. Com a implantação do campeonato, os times jogavam nos campos de bairro e disputavam a final no Estádio Itabunão. Praticamente todos os jogos eram transmitidos pelas emissoras de rádio e com cobertura nas TVs locais. O domingo era, realmente, um dia de festa.

Em 28 julho de 2023 o Campeonato Interbairros de Itabuna completou 30 anos. Criado para se tornar uma fonte inesgotável do descobrimento de craques, que poderiam ter chances de jogar em grandes equipes profissionais do Brasil e do exterior, não possui o mesmo glamour. Apesar de estar em atividade, não chega a movimentar toda a comunidade dos bairros itabunenses. Quem sabe mereça um upgrade?

Por si só, o Campeonato Interbairros não forma atletas cidadãos, pois seu público-alvo é formado por jovens formados e adultos. Lembrando do ditado: É de menino que se torce o pepino”, os poderes executivo e legislativo deveriam ter maturidade suficiente para evoluir e privilegiar as políticas públicas e não as políticas de governo. Enquanto isso, os jovens ficam à mercê da sorte, enquanto a marginalidade campeia livremente.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e escritor, autor do livro de crônicas Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Centro de Triagem e Econegócios (CTE) em Itacaré é referência no estado || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma união de entidades e instituições brasileiras e alemãs e de esforços tornou Itacaré, paraíso sul-baiano, livre do lixão. O marco foi comemorado com solenidade, no último final de semana, quando também foi celebrado aniversário de um ano da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios (CTE), equipamentos que permitiram o início da coleta seletiva no município sul-baiano.

Após evento religioso, agentes ambientais da Cooperativa Vitória e outras pessoas envolvidas no Programa Lixão Nunca Mais receberam brindes. Também foram exibidos documentários sobre o fim do lixão da cidade.

A Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, que integram o Projeto Lixão Nunca Mais, são considerados inovador que impulsiona o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, por meio de políticas públicas eficazes para a transformação da vida dos afetados diariamente pelo lixão do município.

Iniciativa da Prefeitura de Itacaré, o projeto contou com a parceria do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da agência alemã de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), do Sebrae, CVR Costa do Cacau, empresariado local e outros parceiros importantes.

Leia Mais

Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (foto acima), na Rua Eustáquio Bastos, Centro || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 4 minutos

De logística a indústria e serviços, setembro começa com total de 147 vagas em três dos mais populosos municípios das regiões sul e sudoeste do Estado. O salário varia de R$ 1.320,00 a R$ 5,9 mil, a depender da vaga pretendida. Conforme o SineBahia, são 63 vagas em Itabuna, 61 em Ilhéus e 23 em Jequié nesta sexta-feira (1º).

As vagas têm cadastramento feito pelo SineBahia, para onde os interessados devem se dirigir até as 15h30min desta sexta, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, deve apresentar curso de qualificação para a vaga desejada.

A unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Quem reside em Itabuna, deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus está situada no Centro. Fica exatamente no encontro da Rua Eustáquio Bastos com a Praça Cairu e ao lado do Mercado do Artesanato. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais