Jogador de Eunápolis assina contrato com o Santos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nascido no interior da Bahia, o centroavante Arthur Manoel está realizando um sonha da família. O atleta acaba de assinar seu primeiro contrato profissional com o Santos. Com idade para o Sub-17, o menino disputou, recentemente, o mata-mata do Campeonato Brasileiro com a categoria Sub-20 do time da Vila Belmiro, que ficou pelo caminho ao ser eliminado pelo Flamengo, na semifinal.

O centroavante Arthur Manoel é natural de Eunápolis. Com 17 anos completos em abril, ele comemorou as oportunidades dentro de campo e falou da motivação no momento da assinatura do novo contrato, com extensão até 31 de julho de 2026.

“Estou muito feliz e agradeço a Deus por essas oportunidades que estou tendo. Busco sempre mais. É uma grande motivação assinar esse primeiro contrato profissional e vou sempre dar o meu melhor pra nossa torcida e pelo Santos Futebol Clube”, declarou.

Carlos da Cruz Sacramento foi torturado e morto em Maraú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem foi espancado e, provavelmente, jogado ainda vivo numa represa em Maraú. O corpo de Carlos da Cruz Sacramento, de 22 anos, foi encontrado no domingo (3), depois dele ter ido a uma festa na comunidade de Pedra Branca, na noite de sábado (2). De acordo com a Polícia Civil, o rapaz foi torturado e estava com os braços amarrados com cordas.

Carlos Sacramento teria sido sequestrado, por dois homens, ao sair de uma festa na noite de sábado. O jovem seria ex-namorado da atual companheira de um dos suspeitos de envolvimento no crime. A polícia tenta prender os acusados pelo sequestro e morte do rapaz.

Ministério da Educação regulamenta liberação de vagas de Medicina nas faculdades
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.771/2023, que estabelece regras para os pedidos de aumento de vagas dos cursos de Medicina. A norma é destinada às instituições vinculadas ao sistema federal de educação superior e os pedidos serão analisados pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

O documento dispõe sobre os fluxos, procedimentos e padrão decisório para o processamento desses pedidos. O texto traz as condições prévias e necessárias para o processamento do pedido.

Entre as exigências está a necessidade do curso de Medicina possuir conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), igual ou superior a quatro, nos últimos três anos da avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e já ter sido reconhecido pelo MEC.

NÃO PODE TER PENALIDADE

Além disso, o curso de Medicina não pode ter nenhuma medida de supervisão institucional vigente ou penalidade aplicada à instituição de ensino superior, nos últimos três anos, ou aplicada ao curso nos últimos seis anos.

Outra condição para solicitação do aumento das vagas é a comprovação da demanda social do curso e não haver em processamento outro pedido de aumento de vagas, já protocolado e pendente de decisão definitiva.

O texto também destaca que o pedido de aumento de vagas será limitado em até 30% das vagas já autorizadas para o respectivo curso de Medicina. Foi também estabelecido um teto de 240 vagas para os cursos oferecidos por instituições privadas.

Berta Amaral: fui chamada de lixo e empurrada por lojista || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 3 minutos

A servidora da Secretaria da Fazenda da Bahia, Berta Amaral, de 63 anos, afirma ter sido vítima de injúria racial e lesão física, na última sexta-feira (1º), na loja Carina Schutz, localizada na Rua Coronel Paiva, no Centro Histórico de Ilhéus. Segundo a idosa, a dona do estabelecimento, Carina Schutz, foi a autora das agressões. O caso foi parar na Delegacia.

Berta Amaral relata que foi à loja a convite de uma vendedora, que já havia lhe atendido em outros estabelecimentos. “Tudo aconteceu por volta das 15h30min”, recorda a servidora, em entrevista ao PIMENTA, por telefone. Ela diz que, durante o atendimento, Carina chamou a funcionária e afirmou que a cliente estava apenas enrolando, pois não pretendia comprar nada. A idosa sustenta que a lojista fez a declaração em alto e bom som, a ponto de ser ouvida em toda a loja.

Nesse momento, ainda conforme o relato da servidora, a funcionária da loja dirigiu-se até ela com o semblante abatido. Berta afirma ter dito à trabalhadora que não era necessário repetir a declaração que ela – Berta – atribui a Carina Schutz. A idosa conta que deixou o estabelecimento, mas decidiu voltar e confrontar a lojista.

Berta afirma que machucou as duas pernas e a coluna ao ser derrubada

Ao PIMENTA, Berta Amaral deu sua versão do ocorrido. Ela diz ter entrado na loja e a chamado a proprietária. “Dona Carina, eu vim aqui dizer à senhora que não julgue as pessoas pela cor da pele nem pela roupa que está vestida”. Conforme a servidora, a reação da empresária foi xingá-la. “Lixo! Você é um lixo, saia da minha loja, você não tem perfil para comprar na minha loja. Olha pra você, seu lixo, você é brega. Trapo, trapo”, teria gritado Carina Schutz.

“EU SOU DO RIO GRANDE DO SUL”

Ainda segundo o depoimento de Berta Amaral à reportagem, os gritos da acusada a lançaram num estado de choque. “Eu paralisei, e ela disse: ‘de onde eu venho, eu acostumada com outro tipo de gente. Eu sou do Rio Grande do Sul, a minha terra é outro nível’”, relata a idosa, reproduzindo a declaração atribuída a Carina.

A servidora diz ter perguntado a mulher por que ela não voltava para o seu estado de origem. “Até então, eu não estava achando que era racismo. Eu tava meio que em transe ainda”, explica. Quando passou a interpretar a sequência de eventos como discriminação racial, Berta respondeu. “Olhei pra ela, analisei de cima a baixo e disse: ‘se tem algum lixo aqui, é você’”.

Foi nesse momento que, segundo Berta Amaral, Carina avançou em sua direção e a empurrou com força. A idosa afirma que, na queda, machucou os joelhos e a coluna. Acrescenta que fez uma cirurgia na coluna há pouco tempo e o local está muito dolorido. Nesta segunda-feira (4), buscou atendimento em um hospital privado de Ilhéus.

Além das lesões físicas, relata sofrimento psíquico. “Meu emocional está totalmente abalado. Estou tremendo. Hoje, me levantei para trabalhar e disse: não tenho condição nenhuma de chegar no trabalho”, diz a servidora, que ficará afastada das funções laborais até sexta-feira (8).

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL

Berta recebe atendimento em hospital

Com ajuda da filha, Maiana, que é advogada, Berta registrou ocorrência na Polícia Civil, ainda na sexta-feira, acusando a lojista de injúria racial e lesão corporal. No dia seguinte, a servidora passou por exame de corpo de delito. Procurada pela reportagem, a Polícia Civil confirmou o registro do caso e informou que a empresária Cláudia Schutz será ouvida na unidade policial, sem especificar a data da oitiva.

O PIMENTA tentou manter contato por telefone com Carina Schutz, nesta segunda-feira (4), mas as chamadas para os números telefônicos informados em seu perfil no Instagram não foram atendidas.

Confira, abaixo, o vídeo divulgado pela servidora Berta Amaral.

Ilhéus Moto Praia agita sul da Bahia no feriadão || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A semana mal começou, mas os motores já estão aquecidos para a segunda edição do Ilhéus Moto Praia, que promete agitar a Princesa do Sul a partir desta quinta-feira (7), sexta (8) e sábado (9). Na programação, atrações musicais, food trucks e outros espaços gastronômicos, área de camping  e estandes com produtos relacionados ao universo do motociclismo.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus e integra o calendário turístico da cidade. As atividades vão se concentrar na Avenida Soares Lopes. Os organizadores esperam atrair mais de mil motociclistas de todo o Brasil.

Na quinta, Feriado da Independência, a música será por conta das bandas MCA, Acid Kiss, Astrogildos e Rock Nibs. Na sexta, sobem ao palco Pier 5, Instituto Dissonante e Diana Marinho. A última noite de shows, no sábado, terá os grupos Classic Rock, Imunidade Charlie Brown, Carbono 14 e Bob Jeff.  As três noites também vão ser embaladas por DJs da região.

Além de setembro, pagamento cobrirá retroativo de maio a agosto, informa Sesau
Tempo de leitura: 3 minutos

O Governo da Bahia anunciou, nesta segunda-feira (4), que o Piso Nacional da Enfermagem será pago a todos os 8.958 profissionais do grupo de enfermagem que atuam sob gestão direta estadual na folha de pagamento deste mês, prevista para o dia 29. Segundo o estado, cerca de 55% dos profissionais já recebiam o piso ou acima dele. O restante passará a receber o piso estabelecido por lei no final do mês corrente, com a diferença já incorporada aos vencimentos normais dos servidores, funcionários e profissionais contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), além dos valores retroativos aos meses de maio a agosto.

“O Estado da Bahia, com esse pagamento, reafirma seu compromisso com os profissionais da enfermagem e com a valorização do trabalho e dedicação deles não só nos momentos mais difíceis da pandemia, como também nas atividades diárias que atendem tão bem à população baiana”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Os valores do piso não entraram na folha do mês de agosto porque dependiam do entendimento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria da Administração quanto à forma que o repasse seria efetuado, explica a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

De acordo com a Sesab, o repasse às organizações sociais que fazem gestão de unidades estaduais, entidades filantrópicas e prestadoras de serviço, com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda depende do Ministério da Saúde e da PGE.

Já para os profissionais da rede privada, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de julho deste ano, é de que a negociação coletiva é obrigatória. No entanto, o piso dos enfermeiros que atuam na rede privada deverá ser pago se não houver acordo no prazo de 60 dias após a publicação da ata do julgamento. Se um acordo não for firmado até esse prazo, será obrigatório o cumprimento do piso salarial definido na Lei Federal nº 14.434/2022.

PISO

A Lei Federal nº 14.434/2022, que institui o piso salarial dos profissionais integrantes do Grupo Enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), foi sancionada em agosto de 2022.

Para os enfermeiros, o piso é R$ 4.750. Para os técnicos de enfermagem, de R$ 3.325, e dos auxiliares de enfermagem e parteiras, de R$ 2.375. Serão beneficiados pelo auxílio financeiro complementar apenas os profissionais que recebem menos que o piso de sua respectiva categoria.

CRITÉRIOS

De acordo com entendimento da PGE, a partir das manifestações do STF e da Advocacia Geral da União (AGU) e também da cartilha do MS, os pisos salariais definidos pela Lei n. 14.434/2022 equivalem à carga horária de 44 horas semanais e 08 horas diárias de labor, de modo que, para os cargos públicos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras submetidos a carga horária reduzida, o valor do piso deve ser proporcional à carga horária respectiva quando inferior a 44 horas semanais.

Um cálculo simples pode auxiliar o trabalhador com jornadas menores a prever quanto receberá. Por exemplo, uma técnica de enfermagem que trabalha 30 horas semanais. O piso para técnicos com jornada de 44 horas semanais é de R$ 3.325. Dessa forma, ela receberá um valor igual a 30 x 3.325/44. Isto equivale a R$ 2.267.

Segundo a PGE, o cálculo do piso é composto pelo vencimento básico (parcela principal ou padrão de retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixo e irredutível) somado às vantagens pecuniárias de natureza Fixa, Genérica e Permanente, como a parcela fixa e invariável da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) e as vantagens pessoais de caráter geral concedidas por lei.

As gratificações de cunho individual, variável ou transitório não estão incluídas, a exemplo do Adicional por Tempo de Serviço, a Estabilidade Econômica, a Gratificação pelo Exercício de Preceptoria, o Adicional de Insalubridade, o Adicional Noturno, o Adicional de Serviço Extraordinário, entre outros de natureza similar.

Mãe Bernadete foi morta a tiros no último dia 17 || Foto Gamba Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (4), durante coletiva em Salvador, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que três suspeitos de envolvimento no assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, 72, foram presos. Um deles teria confessado ser um dos executores de Mãe Bernadete, morta com 22 tiros, no dia 17 de agosto passado, no Quilombo Pitanga dos Palmeiras, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

O suposto autor foi detido na cidade de Araçás. Já os outros dois suspeitos foram presos em Simões Filh0. De acordo com o secretário, um dos presos na cidade onde o crime foi cometido estava com o celular de Mãe Bernadete, enquanto o outro detinha as armas que teriam sido utilizadas na execução.

Ainda conforme o secretário, as armas apreendidas são compatíveis com os projéteis recolhidos na cena do crime, mas todo o material será analisado pela Polícia Técnica da Bahia.

Marcelo Werner argumentou que não pode detalhar as possíveis motivações do homicídio, pois isso poderia atrapalhar as investigações.

País teve mais de 1 milhão de carros emplacados neste ano || Foto ABr.
Tempo de leitura: 2 minutos

As vendas de automóveis registram alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgado nesta segunda-feira (4), em São Paulo, os emplacamentos este ano somam 1,063 milhão de carros, contra 973 mil nos primeiros oito meses do ano passado.

Na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2022, houve retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que a queda no mês acontece devido ao fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos.

“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.

Além do fim da vigência das medidas, Andreta disse que há dificuldades na liberação de crédito, o que tem impactado negativamente o setor. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado”.

MOTOS

No acumulado de janeiro a agosto, as motocicletas registram alta de 21,17% nas vendas, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, os veículos de duas rodas tiveram expansão nas vendas de 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motos.

Apesar dos bons números, Andreta explicou que o segmento também enfrenta dificuldades com a liberação de empréstimos. “O consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente, as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista”, salientou.

CAMINHÕES

O segmento de caminhões tem queda de 16,66% no acumulado dos primeiros oito meses do ano, registrando a venda de 67,4 mil unidades. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em relação ao mesmo mês de 2022, com a venda de nove mil unidades.

“O mercado está se ajustando em relação aos valores dos veículos e, em agosto, 77% dos caminhões emplacados foram com a tecnologia Euro 6 [regra que restringe a emissão de poluentes para veículos a diesel]”, comentou o presidente da Fenabrave. Para ele, o setor deverá ser beneficiado pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal. D’Agência Brasil.

Débora e Maiquele foram executadas a tiros || Fotos O Tempo e FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia registrou dois assassinatos de mulheres neste final de semana. No sábado (2), Débora Aparecida Paula, de 43 anos, foi morta a tiros enquanto celebrava o próprio aniversário no Bairro Itatingui, onde morava. Um homem ainda não identificado é apontado como autor do crime.

Segundo informações, Débora estava confraternizando com amigos em uma praça e foi assassinada logo após deixar o local, por volta das 19h, próximo ao Cemitério Municipal de Arataca. Ela foi atingida por três disparos no rosto e um no abdômen.

Acionada, a Polícia Militar fez buscas nas redondezas, mas não conseguiu localizar o homicida. Ninguém foi preso até o momento. Autoria e motivação do crime são investigadas pela Polícia Civil.

EXECUÇÃO EM ILHÉUS

A outra vítima da violência foi Maiquele Santos de Oliveira, de 22 anos, executada com disparos de arma de fogo, na última sexta-feira (1º), na Praia do Marciano, no Malhado, em Ilhéus.

Atingida por seis tiros, a jovem foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu aos ferimentos.

Maiquele já foi presa por furto em Ilhéus. Seu assassinato é investigado pela Polícia Civil.

Evento é organizado pelo agrônomo Luiz Ferreira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Restaurante Santiago, em Salvador, recebe, nesta quarta-feira (6), às 19h, o 3º Encontro de Ceplaqueanos. No estabelecimento, que fica no Clube Espanhol, em Ondina, vão se reunir servidores aposentados e da ativa, residentes na capital baiana, no sul da Bahia, em Brasília e nos estados do Espírito Santos, Pará e Rondônia.

A iniciativa partiu do engenheiro agrônomo aposentado Luiz Ferreira. A programação inclui lançamento de livro sobre os 60 anos do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), momento de confraternização entre os ceplaqueanos e familiares e homenagem à memória dos servidores já falecidos.

De acordo com o radialista e jornalista Walmir Rosário, também servidor aposentado do órgão, além da confraternização, o encontro deve oportunizar debate sobre a situação da Ceplac e as implicações da descoberta do vírus do mosaico moderado do cacau no sul da Bahia. O grupo teme pela ausência de pesquisadores e extensionistas capazes de enfrentar essa nova ameaça à lavoura cacaueira.

Josivaldo Dias, à mesa e de óculos, expõe plano da Bahia Cacau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Cacau participou, em Belém (PA), da Oficina de Exportação para Negócios Comunitários. Promovido pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), o evento reuniu cooperativas e associações da sociobiodiversidade de várias regiões do Brasil.

Durante a programação conduzida pela facilitadora Solange Pereira, da Consultoria Lab Comex, foram abordados os temas relacionados a mercados exterior, documentação e logística. Os representantes dos negócios comunitários acessaram as principais informações e procedimentos imprescindíveis para se organizarem no processo de exportação.

Um dos empreendimentos presente e vindo do Nordeste do Brasil, a Bahia Cacau, marca de chocolate especial da cooperativa Coopfesba, apresentou sua perspectiva de exportar nibs e amêndoa de Cacau. O gerente comercial da Bahia Cacau, Josivaldo Dias, avaliou como positiva a oficina e saiu animado com a troca de informações.

“Estas oportunidades de capacitação, conhecer os principais parceiros necessários para realizar e saber como negociar, contribuem para elaboração das nossas estratégias e de fazer as vendas de forma assertiva no exterior”, disse Josivaldo.

DO CACAU AO CHOCOLATE

A Bahia Cacau é a primeira agroindústria de chocolate finos da agricultura familiar do Brasil. Está situada no município de Ibicaraí, no sul da Bahia, e possui 104 cooperados organizados na Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba). A Cooperativa surgiu em 2010 por inciativa de agricultores familiares assentados de reforma agrária, ex-trabalhadores assalariados das fazendas de cacau da região dos anos de 1980 e 1990.

Tempo de leitura: 5 minutos

Com oportunidades em Indústria, Serviços, Logística e Comércio, a segunda-feira (4) começa com o anúncio de mais de 150 vagas de estágio e de emprego em municípios das regiões sul e sudoeste, todas com intermediação do SineBahia. São 63 vagas em Itabuna, outras 63 em Ilhéus e 25 em Jequié, segundo o órgão estadual.

Os interessados devem procurar o SineBahia ainda na manhã de hoje ou até as 15h30min, com carteiras de Trabalho e  de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, pode também apresentar certificados de cursos de qualificação na área pretendida.

A unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon (Beira-Rio). Quem reside em Ilhéus, deve se dirigir à Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao lado do Mercado de Artesanato, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais