Josivaldo Dias, à mesa e de óculos, expõe plano da Bahia Cacau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Cacau participou, em Belém (PA), da Oficina de Exportação para Negócios Comunitários. Promovido pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), o evento reuniu cooperativas e associações da sociobiodiversidade de várias regiões do Brasil.

Durante a programação conduzida pela facilitadora Solange Pereira, da Consultoria Lab Comex, foram abordados os temas relacionados a mercados exterior, documentação e logística. Os representantes dos negócios comunitários acessaram as principais informações e procedimentos imprescindíveis para se organizarem no processo de exportação.

Um dos empreendimentos presente e vindo do Nordeste do Brasil, a Bahia Cacau, marca de chocolate especial da cooperativa Coopfesba, apresentou sua perspectiva de exportar nibs e amêndoa de Cacau. O gerente comercial da Bahia Cacau, Josivaldo Dias, avaliou como positiva a oficina e saiu animado com a troca de informações.

“Estas oportunidades de capacitação, conhecer os principais parceiros necessários para realizar e saber como negociar, contribuem para elaboração das nossas estratégias e de fazer as vendas de forma assertiva no exterior”, disse Josivaldo.

DO CACAU AO CHOCOLATE

A Bahia Cacau é a primeira agroindústria de chocolate finos da agricultura familiar do Brasil. Está situada no município de Ibicaraí, no sul da Bahia, e possui 104 cooperados organizados na Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba). A Cooperativa surgiu em 2010 por inciativa de agricultores familiares assentados de reforma agrária, ex-trabalhadores assalariados das fazendas de cacau da região dos anos de 1980 e 1990.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *