Gusmão e Cláudio, propositor da homenagem, na sessão de ontem (5) || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores concedeu, nesta terça-feira (5), o título de cidadão ilheense ao jornalista Emílio Gusmão. O vereador Cláudio Magalhães, do PCdoB, propôs a homenagem aprovada pelo Legislativo.

Emílio José Santos Gusmão nasceu na cidade de São Paulo, em 1975, e vive em Ilhéus desde os seis anos. Filho do casal José Maria e Ivonete Gusmão, já falecidos, o jornalista é marido da enfermeira Juliana Rocha e pai do estudante João Gustavo. Emocionado, ele falou do relacionamento de 55 anos dos pais, interrompido pela morte de Ivonete em 2019. Segundo Gusmão, mesmo nos momentos difíceis da vida, residir na Princesa do Sul foi sempre uma fonte de alegria para o casal.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (IPÊ- ESCASSP), Emílio fundou o Blog do Gusmão em 2007. Ao agradecer ao Legislativo pela cidadania ilheense, disse que o jornalismo investigativo que produz é prova do seu amor à cidade.

Ex-militante do Partido dos Trabalhadores, Emílio Gusmão fundou a Rede Sustentabilidade em Ilhéus e comandou, de 1º de janeiro de 2017 a 30 de abril de 2018, a Superintendência de Meio Ambiente do município. Quando deixou cargo, a 11ª Promotoria de Justiça Ambiental tratou a saída como uma perda para a sociedade ilheense.

Após se desfiliar da Rede, Gusmão se mantém fora da vida partidária, dedicando-se ao jornalismo e ao curso de graduação em Direito.

“EU TAMBÉM SOU ILHEENSE”

Ontem, dirigindo-se ao vereador Cláudio Magalhães, Gusmão afirmou que o fato de a homenagem ter partido do primeiro Tupinambá eleito para a Câmara de Ilhéus o deixou tão feliz quanto o próprio título recebido. No final do agradecimento, fez uma provocação ao filho. Assista ao discurso na íntegra.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *