Novo vírus ataca cacau no sul da Bahia || Foto Leandro Fidelis
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta quarta-feira (13), que está tomando todas as medidas preventivas para controlar a disseminação do Vírus do Mosaico Moderado do Cacau (CaMMV) em plantas de cacau no sul da Bahia. Disse ainda que o vírus não figura na lista de pragas quarentenárias do Brasil e que, neste momento, a situação está sob controle.

“Estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a produção de cacau do país e garantir que a segurança alimentar e a sustentabilidade da cacauicultura nacional não seja comprometida”, disse a chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas do Mapa, Juliana Alexandre.

O Mapa destacou que os primeiros levantamentos em campo foram realizados por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) nas áreas experimentais do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec) em Ilhéus, em ação de pesquisa sobre vírus associados ao genoma do cacau.

AMOSTRAS ENVIADAS AOS ESTADOS UNIDOS

A Ceplac coletou amostras de plantas sintomáticas e assintomáticas para envio ao laboratório parceiro nos Estados Unidos, que detém a patente do método de identificação, onde foi feita a confirmação da presença do vírus.

O órgão federal comunicou a situação ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA) na Bahia e à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Isso garante que todas as partes relevantes estejam cientes e envolvidas numa solução.

5 respostas

  1. Acho que o Brasil deveria parar de importar Ureia, tanto animal como vegetal, nunca sabemos a qualidade. Pode até ser fornecido varredura. Tenho essa impressão. Obrigar a Petrobras a recomprar as FAFENS e construir novas Unidades.

  2. Acho que o Brasil deveria parar de importar Ureia, tanto animal como vegetal, nunca sabemos a qualidade. Pode até ser fornecido varredura, tenho essa impressão/desconfiança. Obrigar a Petrobras a recomprar as FAFENS e construir novas Unidades.

  3. Faço aqui meu protesto . Sou Cacauicultor . Porque demorou tanto tempo , para divulgar a existência deste Vírus que estava contaminando cacaueiros dentro da área da Ceplac ( era considerada a maior instituição de pesquisa do mundo em assuntos Cacau) . Como chegou aqui na Bahia , se mandaram para USA para exames, então não tem como combatê-lo. Então como pode estar controlado . Mapa precisa dar maiores informações e obrigação de fazer o controle , não deixar como fizeram com a Varoura de Bruxa , todo ônus por conta dos Cacauicultores do Sul da Bahia .

  4. Lamentável que a lavoura Cacaueira seja exposta a mais um desafio não bastasse a Vassoura de Bruxa,que dizimou a lavoura e inúmeras famílias de produtores e a transformação da Região Cacaueira da Bahia. Os

  5. Pode ser uma nova investida do pt para tomar o poder no sul da Bahia,espalhando esse vírus ,assim como espalharam o fungo da vassoura de bruxa!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *