Conferência será quinta-feira (21), no Teatro Candinha Doria || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após sete anos de interrupção, Itabuna volta a promover a Conferência Municipal da Cidade, na próxima quinta-feira (21), das 8h às 18h, no Teatro Candinha Doria. A sétima edição da atividade é organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Condus).

Sob o título Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: integrando o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável, o evento reunirá propostas de melhorias a partir de quatro eixos da gestão urbana. São eles: Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Trânsito, Planejamento e Gestão Municipal.

O debate vai dar origem à carta de propostas que será levada pelos oito delegados de Itabuna à etapa estadual da Conferência, em novembro, explica o presidente do Condus, Marcelo Andrade. Segundo ele, já confirmaram presença a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira; o diretor executivo da Bahiater, Lans Almeida; a secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes; e o arquiteto Rafael Pedreira, da Sedur-BA.

INSCRIÇÕES

Nos sete anos sem a Conferência Municipal da Cidade, Itabuna não pôde enviar representantes às etapas estadual e nacional do trabalho de planejamento coletivo. “Isso é ruim, porque é de eventos como este que saem as melhorias para o município, dentre elas saneamento básico, que é o que a população tem muita necessidade”, lamentou Marcelo Andrade.

A Prefeitura de Itabuna estima que 300 pessoas devem participar da Conferência. Até o momento, 150 já se inscreveram. Para assegurar presença, basta se inscrever por meio do formulário disponível neste link.

Enilda cobra posicionamento da Prefeitura sobre denúncia de agressão à mulher contra secretário
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vereadora Enilda Mendonça (PT) emitiu nota em que repudia a falta de posicionamento da Prefeitura de Ilhéus a respeito da prisão do secretário municipal de Turismo, Fábio Junior, acusado de agredir fisicamente a esposa na noite de quinta-feira (14).

Coordenadora da Frente Parlamentar das Mulheres, Enilda lamentou o ocorrido, se solidarizou com a autora da denúncia e ressaltou a necessidade de enfrentamento de todos os tipos de violência contra a mulher. “[Essa] deve ser uma luta de todos e todas, não merecendo qualquer tipo de tolerância”, acrescentou.

Leia a nota na íntegra.

A vereadora Enilda Mendonça, coordenadora da Frente Parlamentar das Mulheres, tomou conhecimento da prisão do atual secretário de turismo de Ilhéus, ocorrida na noite de quinta-feira (14), após a sua esposa prestar queixa na polícia, alegando ter sido violentada fisicamente por ele.

A parlamentar lamenta mais um caso de violência contra a mulher registrado em nosso município e se solidariza com a vítima, ao tempo em que repudia a falta de posicionamento público da Prefeitura Municipal de Ilhéus após quase 24 horas do grave ocorrido envolvendo o chefe de uma pasta tão importante.

O enfretamento contra os diversos tipos de violência à mulher deve ser uma luta de todos e todas, não merecendo qualquer tipo de tolerância.

A vereadora Enilda Mendonça reafirma o seu compromisso na luta para a aplicação e criação de políticas públicas em defesa das mulheres no município de Ilhéus.

Ilhéus, 15 de setembro de 2023.