Nota Premiada contempla moradores de cinco municípios do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Itagibá estão entre os 90 ganhadores de setembro da Nota Premiada Bahia, campanha do Governo da Bahia. Cada município sul-baiano teve um contribuinte contemplado com R$ 10 mil. O prêmio principal, no valor de R$ 100 mil, saiu para um morador do bairro Jardim Nova Esperança, em Salvador.

O resultado do sorteio de setembro foi divulgado nesta quinta-feira (21), premiando 58 moradores da capital e 33 do interior. Os prêmios para o interior foram distribuídos para participantes de 18 municípios. Depois de Salvador, as cidades com maior número de ganhadores foram Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, com quatro sortudos cada uma.

Feira de Santana e Simões Filho tiveram três premiados. A Campanha Nota Premiada Bahia também contemplou, mas com um ganhador cada, moradores dos municípios de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Conceição da Feira, Jequié, Miguel Calmon, Mirante, Porto Seguro e Valença. A relação completa dos ganhadores de setembro pode ser conferida no site da www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

Para participar da Nota Premiada Bahia, o contribuinte só precisa se cadastrar no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Bandidos que sequestraram bebê na Bahia têm prisão decretada pela Justiça
Tempo de leitura: < 1 minuto

A justiça decretou a prisão preventiva de dois criminosos que invadiram um apartamento e fizeram um bebê refém, na quarta-feira (20), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os dois bandidos foram detidos em flagrante por policiais militares. Antes, tiveram a ousadia de transmitirem o crime pelas redes sociais.

A dupla foi presa depois de longa negociação com equipes da Rondas Especiais (Rondesp) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Com os bandidos foram encontrados uma pistola 9 milímetros e um simulacro de arma de fogo. Eles ficaram com o bebê por mais de duas horas.

Tudo começou quando guarnições da Rondesp RMS patrulhavam a localidade de Capim Arara e identificaram um grupo armado que tentou fugir. Dois dos suspeitos entraram em um condomínio residencial da região e arrombou o apartamento onde a criança vive. A mãe do bebê conseguiu escapar dos suspeitos, mas a criança foi sequestrada pelos homens, como esclareceu o major Guilherme Reis Borges, comandante da Rondesp/RMS.

“No primeiro momento tentamos acalmar os ânimos, principalmente da mãe da criança e tentar a negociação com os criminosos. Logo acionamos o Bope que tem todo o preparo nessas ocorrências. O processo durou cerca de duas horas e felizmente conseguimos prender esses homens e, o mais importante, entregar a criança com vida e bem para a mãe”, finalizou.

Os sequestradores também estavam com um carregador, 50 munições, quatro celulares, uma balaclava, roupas camufladas e uma luva. Os homens foram encaminhados à 27ª Delegacia Territorial (DT) Itinga, onde foram flagranteados, permaneceram à disposição da Justiça e, posteriormente, passaram por audiência de custódia, sendo decretada a prisão preventiva da dupla.

Uesc aparece em 53º lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2023 || Foto Robson Duarte
Tempo de leitura: 2 minutos

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus deferiu mandado de segurança que obriga a Universidade Estadual de Santa Cruz a anular a nomeação de um professor e a refazer a correção das provas de títulos dos candidatos ao cargo de professor assistente de Fisiologia Humana, disciplina do Departamento de Ciências da Saúde.

O PIMENTA teve acesso à sentença do juiz Alex Venícius Campos Miranda. O magistrado acata, parcialmente, pedido de uma das candidatas à vaga do mesmo concurso, L.M.C.C.C, que é representada no processo pelo advogado Thiago Santos Vasconcelos Cruz. Ao site, o advogado enfatizou que tanto o Judiciário como o Ministério Público se posicionaram a favor da demanda de sua cliente.

Na ação, a autora acusa a Uesc de violar as regras do próprio certame, estabelecidas no Edital nº 44/2022, ao reavaliar a prova de títulos do candidato E.K.T, após recurso. Na segunda correção, alega, a banca usou os parâmetros do Qualis do quadriênio 2017-2020. No entanto, à época da prova de títulos (de 26 a 28 de julho de 2022) e da apreciação do recurso de E.K.T (14/10/2022), a Qualis vigente era a do período anterior (2013-2016), acrescenta a candidata.

Print mostra Qualis vigente durante o concurso, segundo autora

O Qualis Periódicos é o instrumento usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para classificar a produção e veiculação do conhecimento científico, a exemplo de artigos, apresentações em congressos etc. Com o uso indevido da Qualis 2017-2020, argumenta L.M.C.C.C, a Uesc beneficiou E.K.T, que obteve média final de 9,06 e se classificou em primeiro lugar. A autora ficou na segunda posição, com 8,96.

Ainda conforme L.M.C.C.C, o Qualis 2017-2020 só foi publicado em dezembro de 2022, meses após a apreciação do recurso e da aplicação da prova. Tanto o juiz Alex Venícius quanto o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) se posicionaram a favor do mandado de segurança contra a Uesc, expedido nesta quarta-feira (20).

“Julgo procedente em parte o pedido para conceder parcialmente a segurança pleiteada e, nos termos do art. 300, do CPC, conceder também a tutela de urgência, determinando que a autoridade coatora [Uesc] promova nova correção das provas de títulos de todos os candidatos ao cargo de professor assistente da matéria Fisiologia Humana, utilizando-se os critérios de avaliação do Qualis 20213-2016, desconstituindo-se os atos posteriores às provas de títulos já praticados”, escreveu o juiz.

O principal ato afetado pela sentença foi a nomeação de E.K.T, agora anulada.

OUTRO LADO

O PIMENTA manteve contato com a Procuradoria Jurídica da Uesc e aguarda posicionamento do órgão.

Atualizado às 9h35min.

Augusto Castro confere instalação de túnel sob a BR-101
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) vistoriou, nesta quarta-feira (20), a nova etapa do Projeto Mais Água Para a Cidade, resultado de parceria da Prefeitura de Itabuna com a Emasa. A fase consiste na construção de um túnel sob a BR-101.

O túnel vai receber a rede adutora de 500 milímetros que ligará o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) principal, no São Lourenço, ao reservatório que será instalado no Loteamento Jardim Cordier, no Novo Jaçanã. Essa parte do sistema vai atender os bairros da zona sul da cidade.

Outra rede sairá da região da BR-101 até o futuro reservatório do Novo Lomanto, para abastecer as localidades da zona centro-oeste. Segundo a Emasa, todo o trabalho é feito com um método não destrutivo, em um trecho de 48 metros da rodovia, próximo ao KM-506. Augusto Castro elogiou a qualidade do serviço.

“Essa metodologia, que está sendo empregada na travessia sob a BR-101, é impressionante. Esse é o maior investimento no sistema de abastecimento de água de Itabuna, executado pela Prefeitura com a ajuda do Governo do Estado. Vamos entregar no primeiro semestre do próximo ano a primeira etapa, com a oferta de água todos os dias para mais de 50 bairros da cidade”, acrescentou o prefeito.

MANUTENÇÃO SEM INTERFERÊNCIA NO TRÁFEGO

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, acompanhou a vistoria. Segundo ele, além de usar o método não destrutivo na passagem sob a rodovia, a construção do túnel usa sistema de revestimento com chapas de aço aparafusadas. Isso permitirá que futuras manutenções sejam feitas na rede sem interferir no tráfego da estrada.

Conforma Emasa, o Projeto Mais Água para a Cidade segue o Novo Marco Legal do Saneamento, que preconiza a entrega de água tratada para 96% da população antes de 2033. Quando concluído, o projeto atenderá a mais de 140 mil habitantes de Itabuna, segundo a empresa.

PF deflagra Operação Protetores da Infância no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Operação Protetores da Infância, da Polícia Federal, cumpriu, nesta quinta-feira (21), mandados de busca e apreensão em Itabuna, Ilhéus e Tancredo Neves. Duas pessoas chegaram a ser presas em Ilhéus, mas não tiveram os nomes divulgados. Endereço na cidade de São Paulo também foi revistado.

A PF mapeou o uso de redes sociais e de outros serviços da internet para a distribuição de cenas de abuso sexual infantojuvenil. Nas buscas, foram apreendidos arquivos, imagens e vídeos. O material será periciado.

Os mandados cumpridos hoje foram expedidos pela Justiça Federal com base em investigações da PF em Ilhéus. Eventual condenação pode impor mais de seis anos de cadeia aos envolvidos, além de multa.

A Polícia Federal disponibiliza os seguintes contatos para denúncia de casos de abuso sexual em Ilhéus e região: telefone (71) 99258-0158 e e-mail é o gab.ils.ba@pf.gov.br. As fontes são protegidas por sigilo, assegura a PF.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia informou, nesta quinta-feira (21), que a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Porto Seguro recebeu um ofício do Ministério Público (MP-BA) com perguntas complementares sobre o laudo médico da adolescente Hyara Flor, de 14 anos.

Segundo o DPT, assim que o trabalho for concluído, a resposta será devolvida ao Ministério Público.

O documento com novas questionamentos para a Polícia Civil foi enviado após um parecer emitido por um perito contratado pela família da adolescente contestar a versão apresentada pela corporação, em agosto deste ano.

O inquérito concluiu que o disparo que matou a vítima foi feito de forma acidental pelo cunhado dela, uma criança de nove 9 anos, enquanto os dois brincavam com uma arma de fogo.

O novo documento, acessado pelo G1, é assinado pelo perito forense Eduardo Lianos, profissional de São Paulo, com 30 anos de experiência na área. Ele atuou em casos de grande repercussão como a morte da mãe do menino Bernardo Boldrini e de Felipe Vieira Nunes, de 30 anos, morto pela PM durante a Operação Escudo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, em julho deste ano.

O perito esteve no local do crime, acessou o inquérito policial e concluiu que uma pistola calibre 380 não pode ter sido disparada por uma criança de 9 anos.

A advogada Janaína Panhossi, que representa a família de Hyara Flor, revelou que o parecer técnico foi entregue ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) há cerca de 20 dias, e disse que o órgão pediu novas investigações para a Polícia Civil. Veja mais no G1.

Polícias desmontaram acampamentos de traficantes na região de Valéria, em Salvador || Foto Alberto Maraux/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (21), as Polícias Civil e Federal desmontaram acampamentos utilizados por traficantes, no bairro de Valéria, em Salvador. A área registrou, na semana passada, intenso confronto que resultou em morte de um policial federal e de vários criminosos.

Nas estruturas desmontadas pelos policiais, foram encontrados colchonetes, roupas e água, entre outros itens. Na região de mata fechada, equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Comando de Operações Táticas (COT), com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) localizaram as estruturas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o combate às facções segue na Bahia. Informações sobre traficantes podem ser repassadas através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O sigilo é garantido, segundo a Pasta.

Tempo de leitura: 3 minutos

Manhã de quinta-feira (21) com total de 170 ofertas de emprego em Itacaré e Ilhéus, no sul da Bahia, e Jequié, no sudoeste. Os interessados devem procurar o SineBahia para fazer cadastramento e disputar vagas.

A unidade de Jequié oferta 129 vagas. Em Ilhéus, são 26. Quem reside ou tem interesse nas vagas de Itacaré deve procurar o SineBahia de Ilhéus para cadastramento. São 15 vagas para profissionais com experiência em rede hoteleira, analista patrimonial, divulgador (marketing e propaganda) e governanta, dentre outras.

O cadastramento é feito para quem chegar às unidades de Jequié e de Ilhéus até as 15h30min, mas a orientação é para que procure o SineBahia o quanto antes para garantir a disputa de vaga. Os documentos exigidos são as carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Bairro Mandacaru. Quer saber quais são as vagas, clique em Leia Mais.

Leia Mais

Adriano de Jesus, na foto menor, foi sequestrado em Itabuna e morto na zona rural de Itajuípe
Tempo de leitura: 2 minutos

Executado a tiros, nesta segunda-feira (20), em Coaraci, um dos acusados de envolvimento no sequestro e morte de Adriano de Jesus Alcântara, de 48 anos, que era motorista de transporte por aplicativo em Itabuna. Marcelo de Souza Santos, o HP, de 27 anos, era foragido, segundo a Polícia Civil. Ele foi assassinado a tiros enquanto dormia.

Homens fortemente armados teriam invadido o imóvel onde Marcelo de Souza estava e fizeram diversos disparos contra ele, que era morador de Itajuípe, mas estaria escondido em Coaraci, onde foi morto. Conforme investigação da polícia, Marcelo de Souza faz parte da quadrilha que roubou e matou o motorista por aplicativo Adriano de Jesus Alcântara.

De acordo com o delegado Marlos Macêdo, responsável pelo inquérito sobre a morte de Adriano de Jesus, Marcelo de Souza é o segundo suspeito de participar do assassinato do trabalhador que morreu. Um terceiro acusado está preso. O quarto suspeito aguarda o julgamento em liberdade. Os acusados foram denunciados pelo crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

COMO FOI O CRIME?

Adriano de Jesus Alcântara desapareceu depois de aceitar uma corrida, no início da noite de 25 de junho, um sábado de 2022. O corpo do trabalhador foi encontrado em um distrito de Itajuípe, no dia seguinte. A localização ocorreu pelo GPS do veículo da vítima.

Na época do crime, o delegado Marlos Macêdo informou que a quadrilha se articulou para roubar o carro da vítima e que a polícia havia reunido provas contra os criminosos.”É uma quadrilha que se instalou em Itajuípe com o intento de roubar veículos. Uma prova técnica e irrefutável nós pegamos dentro do veículo, que foi a impressão de um dos envolvidos. A coleta do perito papiloscopista foi de suma importância, identificando que já tinha o RG do suspeito. O exame deu 100% de certeza”, disse à imprensa.