STF define na quarta-feira (27) sobre tese do marco temporal || Foto Antônio Cruz/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode definir na quarta-feira (27) a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Entre os pontos que serão discutidos está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de boa-fé e se o pagamento seria condicionado à saída dos agricultores das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

SUGESTÃO DE DIAS TOFFOLI

Também pode ser debatida a sugestão do ministro da Corte Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

A possibilidade de exploração econômica dos territórios é criticada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Para a entidade, a medida ameaça a sobrevivência dos povos.

“A história recente nos mostra que a existência de empreendimentos para extração de recursos hídricos, orgânicos e minerais, na prática, gera a destruição de territórios indígenas, a contaminação das populações por agentes biológicos e químicos, como o mercúrio, e o esgarçamento do tecido social destas comunidades, além de enfraquecer ou inviabilizar sua soberania alimentar e submeter mulheres e crianças à violência física e sexual”, disse a entidade.
Rosa Weber

A sessão de quarta-feira (27) será a última da presidente da Corte, Rosa Weber, no Supremo. A ministra deixará o tribunal no dia seguinte ao completar 75 anos de idade e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso no comando da Corte será na quinta-feira (28). Informações d’Agência Brasil.

O motorista William Roberto de Almeida morreu no local || Foto em destaque é de Carlos Alberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma batida entre dois carros na BR-101, no trecho Itabuna-Buerarema, neste domingo (24), deixou um motorista morto e outro com ferimentos leves. O acidente envolveu um Fiat Siena, placa JSR-7778, e uma caminhonete Toyota SW4, placa RPX-2C00, que seguia no sentido Itabuna.

O motorista do transporte por aplicativo William Roberto de Almeida, de 35 anos, ficou preso às ferragens e morreu antes da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele estava sozinho no veículo.

Após colisão, o Siena capotou

Morador do bairro Santa Inês, em Itabuna, William Roberto, segundo testemunhas, dirigia o Siena e estaria fazendo uma ultrapassagem quando perdeu o controle do carro, que colidiu de frente com o outro veículo, que era conduzido pelo médico Carlos Libório, que retornava para Itabuna. O médico sofreu ferimentos leves.

Após a colisão, o Siena rodou na pista e capotou. Nas redes sociais, circulam vídeos com um homem afirmando que o motorista por aplicativo William Roberto estava fazendo uma manobra proibida na pista, mas somente a perícia indicará o que realmente aconteceu. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna e deve ser sepultado nesta segunda-feira (25).

IFBA oferece 260 vagas para o campus de Ilhéus || Imagem ZéDrone
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, para até a próxima sexta-feira (21), o prazo de inscrições no processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2024 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.

No total, são ofertadas mais de 5.800 vagas distribuídas nos campi em 22 municípios baianos. Do total, 3.389 vagas são para cursos integrados e 2.420 para os subsequentes. Para o campus de Ilhéus, são 260 vagas nas duas modalidades. Os cursos disponíveis são: Integrado em Edificações, Informática e Segurança do Trabalho e Subsequente em Edificações e Segurança do Trabalho.

O processo para ingresso nos cursos integrados é para estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série /1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova no dia 29 de outubro. A prova terá questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

INSCRIÇÕES PELA INTERNET

As inscrições podem ser feitas via internet. Será cobrada a taxa de inscrição somente para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00. No entanto, estudantes que atendem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa, que ficará em R$ 5,00. O prazo para pedidos de isenção parcial da taxa de inscrição foi prorrogado até o próxima quarta-feira (27).

O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta Subsequente, é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano). A seleção dos candidatos será por meio de sorteio eletrônico.

Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes serão realizados entre os próximos dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br, após a confirmação das inscrições. O resultado definitivo dos sorteios está previsto para 9 de novembro. Acesse aqui todas as informações obre o processo seletivo.

Mulher pula de 3º andar para escapar de agressões em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher pulou da sacada do 3º andar de um prédio residencial, na rua dos Tangáras, no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, para escapar de agressões, no sábado (23). Com várias fraturas pelo corpo, Jéssica Sousa da Silveira foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está internada no Hospital Regional Costa do Cacau. De acordo com testemunhas, a mulher, provavelmente, não ficou mais grave ou morreu na queda porque caiu sobre um carro que estava estacionado.

Conforme boletim policial, Jéssica Sousa se desesperou ao perceber que o namorado de uma amiga, um policial militar, teve uma crise de ciúmes e estava completamente descontrolado. A confusão começou logo depois que o casal e a vítima saíram de uma casa de show no Pontal, em Ilhéus, na madrugada de sábado. O PM passou a ameaçar a namorada, fazendo disparos com uma pistola, sendo que um dos disparos teria atingido o aparelho celular da jovem, segundo boletim policial.

O acusado das agressões seria o policial Rafael Novaes de Andrade, que foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil de Ilhéus. Ele teria sido preso em flagrante e passaria por audiência de custódia ainda neste domingo (24). A defesa do PM não foi localizada pelo PIMENTA para comentar as acusações. As explicações de Rafael Novaes serão publicadas assim que enviadas.

Essa não foi a única ocorrência envolvendo policial militar fora de serviço, em Ilhéus, neste final de semana. Uma mulher, de 28 anos, registrou boletim contra um PM identificado como Laércio Maia. Ela relatou que foi agredida fisicamente depois de uma confusão numa festa particular em que policial participava. A mulher apresentou fotos com hematomas no rosto. O espaço está aberto para os esclarecimentos do acusado. Com informações do site FBN.