Sônia Fontes detalha projeto de revitalização da Praça Camacan || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna deu início, nesta semana, ao processo licitatório de reforma e modernização da Praça Octávio Mangabeira (Praça Camacan), localizada no coração da cidade. Com a reconstrução, o espaço ganhará 18 quiosques comerciais, antecipou a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Sônia Fontes, em entrevista ao PIMENTA, nesta quarta-feira (27). Orçado em R$ 3 milhões, o projeto tem licitação marcada para o próximo dia 16.

“A praça toda será reformada, meio-fio, piso, estacionamento, revestimento de canteiros, espaços serão alterados”, acrescentou a secretária. Os pontos comerciais serão ocupados por meio de licitação, mas os comerciantes que já atuam na praça terão o critério da anterioridade a seu favor, adianta a secretária.

Projeto de reconstrução da Praça Camacan, em Itabuna

Sônia enfatiza que o desenho do projeto recebeu colaborações dos comerciantes e de outros atores sociais. “Nós nos reunimos com a comunidade, com as entidades, as associações ligadas ao comércio, junto com o secretário Mauro Ribeiro, [de Indústria e Comércio]”. Segundo ela, o mesmo foi feito para a elaboração dos projetos de outras praças que serão reformadas.

O projeto preserva todas as árvores do local, assegurou Sônia Fontes. “A gente quer tornar a praça, junto com o projeto de revitalização da Beira-Rio, um espaço de vivência, para que a comunidade de Itabuna, como um todo, volte a usar a praça como um ambiente aprazível da cidade. Durante o dia, ela abriga o comércio, mas deve ser usada à noite também, com a iluminação adequada”, apontou.

RECURSOS 

A reforma da Praça Camacan e a requalificação da Beira-Rio são dois dos projetos que, segundo o planejamento da Prefeitura, serão tocados com o empréstimo concedido ao município pelo Banco do Brasil, assim como a pavimentação de 24 bairros de Itabuna (relembre). A lista também inclui a recuperação do Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão, que a Câmara, recentemente, deu o nome do ex-prefeito Fernando Gomes. Segundo Sônia, a reforma do estádio está a cargo da Secretaria de Esportes e Lazer.

11 respostas

  1. Já era hora aqui no bairro Pedro geronimo não tem nenhuma praça,a que tem estabelece um módulo policial não tem com os moradores se destruir ou até mesmo montar barracas para vender algo.

  2. Já que Itabuna dispõe de poucas praças grandes e bem afeiçoadas, seria interessante que a Pç.Camacan fosse só praça destinada ao lazer e poucos pontos comerciais como lanchonetes, sorveteria, acarajé, pipoca, etc.

  3. Seria necessário também a colocação de lâmpadas na Pç Laura Conceição, em frente à Catedral São José, a praça está bastante deficiente na iluminação.

  4. Itabuna já não tem praça para curtir e a que tem vão fazer box para privilegiar alguns e ainda sem administração virá o segundo centro comercial.

  5. Essa Praça é um dos pouquíssimos locais no centro da cidade que tem espaço suficiente para ser feito num futuro próximo uma estação de transbordo do transporte coletivo. Pela planta apresentada não me parece que a prefeitura tem um planejamento neste intuito. O que significa que a mobilidade urbana continuará precária.

  6. Em breve mais uma favela e ponto oficial de drogas. Praça é lazer e não comércio. Espero que não continuem jogando gordura e lixo nas bocas de lobo. Esperamos também que a tal reforma seja durável e que material de qualidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *