Tumor cresceu no rosto de Wallace
Tempo de leitura: < 1 minuto

No início de agosto, Wallace Silva Santos, de 22 anos, começou a notar um inchaço no rosto, perto do nariz. Logo veio também o incômodo e a dor. Ali começava a maratona do morador de Ilhéus em busca de ajuda médica no SUS, recorda Lharissa Santos, esposa de Wallace, em entrevista ao PIMENTA.

Depois de ir a um posto de saúde e à UPA, Wallace foi transferido para o Hospital Regional Costa do Cacau, conta a esposa. Segundo ela, a princípio, o Hospital se recusou a internar seu marido. “Wallace ficou na observação. Não queriam internar Wallace para regular ele, já que aqui não tinha o profissional para a área dele. Depois de muito insistir, muito lutar, muito brigar, internaram ele”.

Internado desde 4 de setembro, Wallace sente muitas dores e nem a medicação consegue diminuir seu sofrimento. O paciente está na fila da regulação há três semanas, à espera de transferência para um hospital na capital do estado, afirma Lharissa.

“Para poder saber se o tumor é benigno ou maligno, só através da biópsia que esse profissional da área da saúde, cirurgião de cabeça e pescoço, faz em Salvador. Na família dele tem histórico tanto de benigno quanto de maligno”, acrescenta a jovem.

OUTRO LADO

O PIMENTA entrou em contato com o Hospital. Segundo a direção da unidade, o paciente recebe tratamento adequado, e a transferência depende da Secretaria da Saúde do Estado. Também procurada, a Sesab alegou que busca um serviço de saúde que atenda o perfil do paciente em uma unidade pública, filantrópica ou privada credenciada. De acordo com a Secretaria, apenas em 2023, mais de 188 mil pessoas foram atendidas pela Central Estadual de Regulação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *