ANS suspende planos de saúde por falhas no atendimento || Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, temporariamente, a venda de 38 planos de saúde de 10 operadoras, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial, feitas no segundo trimestre de 2023.

A ANS adverte que os consumidores não devem contratar os planos de saúde suspenso. Se receber oferta para adquirir um dos planos punidos, o consumidor deve denunciar à agência. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, Alexandre Fioranelli, dimensiona o impacto da suspensão temporária da comercialização. “Ao todo, 394.313 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, afirmou o diretor.
Liberação

A ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após as análises feitas no mesmo período, dentro do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista dos planos reativados pode ser consultada aqui.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.

As queixas consideradas no monitoramento da ANS se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. No período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas 58.035 reclamações de assistências prestadas pelos planos de saúde.

Para abrir denúncia na ANS, para mais informações ou dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, o usuário pode ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco, da agência reguladora. Da Agência Brasil.

A construção civil ajudou no saldo positivo de empregos formais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia gerou, no mês de agosto, 11.518 postos de trabalho com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 82.230 contratações e 70.712 demissões. Foi o oitavo mês seguido com saldo positivo. No acumulado do ano, o saldo ficou em 67.626 vagas formais.

Com o saldo de agosto, a Bahia passou a contar com 1.969.175 vínculos com carteira assinada, uma variação de 0,59% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. Salvador contabilizou 618.696 vínculos, equivalente a um aumento de 0,61% sobre o montante de empregos existente em julho.

No Nordeste, todos os nove estados registraram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (+11.518 postos) ocupou a segunda colocação na geração de vagas, dentre as unidades nordestinas no mês. Pernambuco obteve o maior saldo, com 15.566 novos postos.

Depois de Pernambuco e Bahia, vieram os estados do Ceará (+10.932 vagas), Paraíba (+8.782 postos), Rio Grande do Norte (+5.975 postos), Alagoas (+3.383 vagas), Piauí (+2.764 empregos celetistas), Sergipe (+2.445 vínculos) e Maranhão (+2.409 vagas). O crescimento do emprego com carteira assinada também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado do ano, com 1.388.062 e 196.806 novas vagas, respectivamente.

SEGMENTOS COM MELHORES DESEMPENHOS

Na Bahia, em agosto, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada. O segmento de Serviços (+5.027 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores.

Outros setores com saldo s]ao Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.992 empregos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.893 vínculos), Indústria geral (+1.443 postos) e Construção (+1.163 vagas) também foram responsáveis pela geração.

Beto foi condenado a 25 anos pelo assassinato de Lara Passos || Foto Reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal do Júri da Comarca de Itabuna acatou os argumentos e  provas apresentadas pelo Ministério Público da Bahia e condenou, nesta segunda-feira, (2), no Fórum Ruy Barbosa, no Loteamento Nossas Senhora das Graças, José Roberto Silva Souza, o Beto, de 42 anos, a 25 anos de prisão em regime fechado. Conforme sentença, Beto assassinou, em 29 de junho de 2022, a jovem Lara Passos, no Condomínio Jubiabá, no bairro Nova Ferradas.

A sentença foi anunciada pelo juiz no início da noite e o condenado seguirá no Conjunto Penal de Itabuna. O Ministério Público da Bahia sustentou a tese de que Lara Passos, então com 18 anos, foi assassinada porque não aceitou ter um relacionamento amoroso com o criminoso. O julgamento começou às 9h e foi acompanhado por familiares, representantes da Rede Feminista e amigos da vítima.

Lara Passos foi assassinada a facadas no ano passado

De acordo com as investigações, a jovem teria sido atacada porque não aceitou namorar o acusado, que insistia querendo o relacionamento. A vítima sempre deixou claro para Beto que não tinha interesse em manter um relacionamento amoroso com ele, que era casado com uma tia paterna da vítima.

Quando soube que Lara Passos estava namorando, Beto não aceitou a escolha da vítima. Ela foi esfaqueada na porta de casa, em plena luz do dia. O homem foi preso em flagrante e levado para o Conjunto Penal. Beto era morador do bairro Lomanto. O PIMENTA não conseguiu contato com a defesa do condenado.

Manifestação em frente ao Hospital São José, em Ilhéus | Imagem TITV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus protestaram, nesta segunda-feira (2), em frente ao Hospital São José, para denunciar atrasos salariais. Ao PIMENTA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (Sintese), Raimundo Santana, afirmou que empregados da instituição filantrópica não receberam os vencimentos de agosto e, no caso de alguns, também de julho.

– É uma situação extremamente complexa que vivem os trabalhadores daquela instituição, com cerca de dois, três salários atrasados. Eles [gestores da Santa Casa] alegam problemas com o repasse do município [Prefeitura de Ilhéus], mas eles têm que se resolver com o município, porque os trabalhadores em saúde não podem arcar com as consequências desses atrasos – declarou.

O Sintese, demais sindicatos e trabalhadores continuaram mobilizados, assegura Raimundo. Segundo ele, como o atraso salarial tornou-se problema recorrente na Santa Casa, profissionais precisam enviar uma mensagem forte à instituição. “A gente pode deflagrar uma greve, por tempo indeterminado, para estabelecer uma condição de respeito com os trabalhadores, porque já criou-se uma situação onde esses trabalhadores não conseguem mais planejar sua vida financeira”.

A Santa Casa ainda não se manifestou sobre o ato público deste segunda-feira.

Motociclistas desrespeitam limites de velocidade na zona urbana
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motociclistas produziram vídeos em que aparecem pilotando em alta velocidade no trecho urbano da BA-001, em Ilhéus. Num dos registros, feito no acesso à Ponte Jorge Amado sentido zona sul, o painel do veículo marca mais de 120km/h. Naquela via, a velocidade máxima permitida é 60km/h. Mais à frente, na altura do Cururupe, outro condutor atingiu 200km/h.

As cenas se repetem em pontos da BA-001 marcados por atropelamentos seguidos de morte, como nas imediações da Faculdade de Ilhéus, onde a dentista Ranitla Scaramussa Bonella, de 23 anos, foi atropelada e morta pelo empresário o Tharciso Romero Santiago Aguiar, no dia 11 de junho de 2022. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o motorista dirigia acima do limite de velocidade da pista e cometeu um homicídio qualificado. O carro luxuoso de Tharciso atingiu Ranitla sobre a faixa de pedestres.

No dia 17 de julho deste ano, o professor Renato Sofia, da Faculdade de Ilhéus, também foi atropelado na faixa de pedestres, mas por um motociclista. O acidente ocorreu próximo à instituição de ensino onde ele trabalhava há dez anos. Levado para o Hospital Costa do Cacau, Renato faleceu três dias depois.

Outra gravação mostra uma moto passando a mais de 140km/h em frente ao Posto Dom Eduardo, na Avenida Itabuna. Ao comentar uma publicação sobre os vídeos, a mãe de Ranitla, Romênia Scaramussa, afirmou que a falta de punição estimula o comportamento perigoso e ilegal dos motociclistas. “Ah! Já sei, nada é feito contra esses infratores, por isso a continuidade”, lamentou.

Inscrições para estágio no MPT acabam nesta segunda-feira (2)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acaba hoje (2) o prazo de inscrição no processo seletivo de estagiários do Ministério Público do Trabalho (MPT), que oferece vagas em Itabuna e outras cidades da Bahia. No município sul-baiano, a oportunidade é para estudante de Direito.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas ao órgão. As inscrições devem ser feitas neste link.

O estagiário admitido pelo MPT terá direito a uma bolsa mensal, atualmente fixada em R$ 976 para nível superior, além de auxílio-transporte de R$ 11 por dia de estágio e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal será de 20h.

Há vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro de reserva. A seleção também é feita em Salvador e outros municípios, a exemplo de Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

Prefeito Moacyr Leite Júnior fala no encerramento do Festival
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (UB), prestigiou, no sábado (30), o encerramento do sexto Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grande. Segundo ele, a iniciativa é resultado da luta de vários segmentos da comunidade. “É a sexta edição do Festival, apesar das dificuldades, da falta de recursos, mas buscando parcerias importantes, trazer esse apoio para realizar o evento”, comentou.

A repercussão do Festival ultrapassou as divisas da Bahia e chegou a diversas partes do País, afirmou o prefeito. “Foi um sucesso, estão todos de parabéns”, acrescentou, dirigindo-se aos organizadores.

A gestão municipal apoiou o evento. “A Prefeitura é parceira, fomos buscar o apoio do Sebrae, através do diretor Franklin e do presidente do Conselho [Deliberativo Estadual do Sebrae], Dr. Humberto Miranda; Sindicato dos Produtores Rurais de Uruçuca; e do Senar”.

“Agradeço a toda comunidade de Serra Grande e aos empresários, que participaram do evento de grande importância para Serra, para Uruçuca”, concluiu o mandatário.

Dupla de moto perseguiu e assassinou Matheus Antônio no Califórnia || Fotos Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia busca identificar dois criminosos que executaram um homem, na noite deste domingo (1º), na Califórnia, em Itabuna. Mateus Antônio dos Santos estava acompanhado da esposa, quando desceu do carro, um Fiat Pálio, e acabou surpreendido pelos atiradores, na Rua Nova, via que liga a Califórnia ao Santa Inês.

Os assassinos usaram uma moto para perseguir a vítima e surpreendê-la. Os oito disparos contra o homem atingiram várias regiões do corpo, inclusive a cabeça. Mateus morreu ainda no local.

Imagens feitas após o crime mostram furos de bala na lataria do carro. A esposa de Matheus, que estava no banco do passageiro da frente, não foi ferida. Além da viúva, a vítima deixa dois filhos. A motivação e a autoria do crime vão ser investigadas pela Polícia Civil.

OUTRO HOMICÍDIO

Itabuna registrou mais um homicídio na noite deste domingo (1º). O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado às margens da BR-101, próximo a um motel. Pelos sinais de violência, a suspeita é de que a vítima tenha sido torturada até a morte. Atualizado às 13h06min.

Lojas Buriti terá filial em Una, no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grupo Buriti anunciou a abertura de loja no município de Una, no sul da Bahia, e contratação de profissionais para a nova filia. Há vagas para assistente comercial, vendedor e conferente. O cadastro para disputar vaga pode ser feito pelo endereço https://lojasburiti.gupy.io/.

De acordo com o diretor-geral da Buriti, Luiz Ribeiro, o investimento do grupo se deve pela expansão econômica da região de Una, que ainda engloba os municípios de Canavieiras, Santa Luzia e Camacan. “A nova loja em Una é uma iniciativa da Buriti para ampliar sua atuação no sul da Bahia e vemos em Una e região vizinha uma área de crescimento para os próximos anos”.

Hoje a Buriti possui lojas em Itabuna, Ilhéus e Itacaré, na região sul, e quase oito mil itens para diversas fases da obra, além de um dos maiores centros de distribuição do setor, com 6,2 mil metros quadrados, e frota de 10 caminhões para entrega.

Luanderson e Reginaldo morreram após colisão de motos na BA-001
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois motociclistas faleceram após uma colisão na BA-001, no trecho Ilhéus-Itacaré, na noite de sábado (30). As motos que eles conduziam bateram de frente, na região de Serra Grande. Luanderson Lima, de 25 anos, morreu no local. O outro condutor, Reginaldo Ramos, de 23, foi levado para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu.

Luanderson era entregador de gás. Logo após a batida, botijões explodiram, incendiando a moto. A vítima teve o corpo carbonizado. Os dois motociclistas eram moradores de Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca.

O corpo de Reginaldo foi sepultado neste domingo (1º), em Serra Grande. Recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica, o corpo de Luanderson ainda não havia sido liberado até o fechamento desta publicação.

ATROPELAMENTO

Moisés morreu após ser atropelado por ônibus em Ilhéus || Foto FRN

Outro acidente ocorrido na região também teve desfecho trágico. Na última quinta-feira (28), um idoso foi atropelado por um ônibus da São Miguel, próximo à Avenida Uruguaiana, no Malhado, em Ilhéus. A vítima, Moisés Miguel dos Santos, teve as duas pernas esmagadas pelo veículo e sofreu fraturas expostas. Ele foi levado para o Hospital Costa do Cacau, mas faleceu neste domingo (1º), aos 84 anos.

Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (foto acima), na Rua Eustáquio Bastos, Centro || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 5 minutos

Com vagas em áreas diversas como indústrias, serviços, mecânica e comércio, o SineBahia anunciou total de 260 oportunidades em municípios das regiões sul e sudoeste. De acordo com o órgão estadual, há 111 vagas em Jequié, 9 em Itapetinga, 77 em Itabuna, 48 em Ilhéus e 15 em Itacaré.

As vagas em Itacaré têm cadastramento no SineBahia de Ilhéus, localizado na Rua Eustáquio Bastos, Centro. A unidade de Itabuna atende no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. Em Jequié, a unidade está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A de Itapetinga atende no posto SAC, no Centro.

Os interessados nas vagas devem comparecer numa das unidades do SineBahia até as 15h30min, mas é importante não deixar para a última hora, pois a vaga poderá ser preenchida antes. Os documentos exigidos para o cadastro são carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Clique em Leia Mais e confira.

Leia Mais