PRF apreende droga em fundo falso de caminhão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais apreenderam, nesta quarta-feira (4), no interior da Bahia, 157,2 quilos de cocaína escondidos em um fundo falso de um caminhão. O flagrante ocorreu no Km 797 da BR-242, no trecho do município de Barreiras, no oeste do estado.

A droga era transportada no caminhão VOLVO/VM 260 que estava transitando com uma carga amarrada de forma irregular.Durante a abordagem, os policiais notaram que havia um compartimento oculto engenhosamente disfarçado no assoalho da carroceria do veículo. Ao abrir o compartimento, descobriram diversos invólucros coloridos que continham a droga.

O motorista do caminhão e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Barreiras. Inicialmente, o motorista responderá por tráfico de drogas.

Refugiados venezuelanos buscam apoio em Itabuna || Foto Ascom PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo com 47 imigrantes venezuelanos desembarcou em Itabuna, nesta quarta-feira (4). Fugindo da crise econômica e do regime ditatorial liderado por Nicolás Maduro, os imigrantes têm deslocado-se entre cidades brasileiras em busca de abrigo, oportunidade de emprego e refeições. Muitos encontram dificuldade por causa da idade avançada ou falta de qualificação profissional.

Das 47 pessoas que desembarcaram hoje, na Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva, no Centro Comercial de Itabuna, 29 são crianças, muitas de colo. Outros 18 são adultos, alguns com mais de 50 anos de idade. Os venezuelanos estão recebendo apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

Durante entrevistas, os venezuelanos contaram que estavam em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, antes de seguirem rumo ao sul do estado. Os imigrantes foram levados para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no Centro Comercial.

MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS

Na unidade, eles passaram por triagem, em seguida encaminhados para higienização corporal. Os estrangeiros receberam refeições do município e fizeram testagens para a Covid-19. A situação será comunicada, pela Prefeitura, ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Na triagem, foi detectado que muitos dos estrangeiros estão com a documentação de migração expirada. Por isso, foi acionado o núcleo local da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para atuar junto à Defensoria Pública da União (DPU) e regularizar a situação. Quanto às crianças sem certidão de nascimento, foi pedida a atualização documental pela DPE-BA

Tempo de leitura: 2 minutos

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (4) autorizar que um homem condenado por tráfico de drogas em Roraima tome posse em cargo público federal na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), após ele ter passado no concurso público enquanto estava preso.

Além de passar no concurso, o homem teve o benefício de liberdade condicional concedido pelo juiz da Vara de Execuções Penais responsável, justamente para que pudesse assumir o cargo de auxiliar de indigenismo.

No entanto, no momento da posse, ele foi impedido de assumir pela Funai, pois não possuía o recibo de quitação eleitoral, documento exigido pelos requisitos do concurso público. Representado pela Defensoria Pública, o candidato recorreu à Justiça, alegando que não poderia estar com sua situação eleitoral regular, pois não conseguiu votar por estar preso.

Além disso, ele alegou que a participação em vestibulares, exames oficiais e concursos públicos é um direito do apenado, e que fazer exigências que não considerem a privação da liberdade seria uma discriminação do candidato.

A primeira instância rejeitou o caso, mas na segunda instância o homem teve reconhecido o direito de tomar posse. A Funai recorreu então ao Supremo, argumentando o princípio constitucional da isonomia, segundo o qual todos os candidatos devem ser submetidos aos mesmos requisitos para posse.

Leia Mais

Equipe da Iluminação Pública faz reparo e substitui rede de energia da Passarela
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recuperam o sistema de iluminação da passarela sobre o Rio Cachoeira, no Centro, em Itabuna, com a reposição da rede de energia e instalação de 30 luminárias em LED. A Passarela Carlito do Sarinha estava às escuras depois da ação de vândalos, que furtaram fios e equipamentos.

Segundo Eldon Almeida, diretor do Departamento de Iluminação Pública, agora a rede e as luminárias estão sendo fixadas com braçadeiras metálicas na tentativa de evitar novos furtos. As novas lâmpadas, diz, tem potência de 100 Watts para garantir forte iluminação.

O município registra frequentes furtos nas redes de iluminação pública em áreas como a margem esquerda do Cachoeira, viaduto sobre a BR-101 e praças do centro da cidade, segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública.

Fundação se posicona contra PEC do Plasma, que pode transformar sangue em mercadoria || Foto Davidyson Damasceno/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se posicionou contra a proposta de emenda à Constituição nº 10, de 2022, (PEC 10/2022), a chamada PEC do Plasma. Ela tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e tem por objetivo permitir que a iniciativa privada colete e processe o plasma humano.

A Constituição brasileira proíbe todo tipo de comercialização de órgãos, tecidos e substâncias humanas. Atualmente, a coleta e o processamento do sangue ficam a cargo da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal criada em 2004. A PEC do Plasma altera o artigo 199 da Carta Magna, que dispõe sobre as condições e os requisitos para coleta e processamento de plasma para permitir que isso seja feito pela iniciativa privada.

Pela proposta seria acrescentado no artigo 199 o parágrafo: § 5º A lei disporá sobre as condições e os requisitos para coleta e processamento de plasma humano pela iniciativa pública e privada para fins de desenvolvimento de novas tecnologias e de produção de biofármacos destinados a prover o Sistema Único de Saúde.

RISCOS

A Fiocruz disse que “a aprovação da PEC pode causar sérios riscos à Rede de Serviços Hemoterápicos do Brasil e ao Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados. A comercialização de plasma pode trazer impacto negativo nas doações voluntárias de sangue, pois há estudos que sugerem que, quando as doações são remuneradas, as pessoas podem ser menos propensas a doar por motivos altruístas”.

Além disso, segundo a Fiocruz, esta prática traz riscos para a qualidade e segurança do plasma e pode aumentar as desigualdades sociais.

“Estudos sugerem, por exemplo, que a comercialização pode atrair pessoas em situações financeiras difíceis, dispostas a vender seu plasma, além de facilitar o acesso a pessoas que podem pagar, em detrimento daquelas que não têm condições”, acrescentou a fundação.

PREJUÍZOS

Atualmente, o plasma doado no país atende exclusivamente às necessidades da população brasileira e traz retorno na forma de acesso a medicamentos. “A comercialização do plasma poderia suscitar ainda movimentos de exportação, o que prejudicaria os brasileiros, deixando o país vulnerável diante de emergências sanitárias”, informou a Fiocruz, que destaca que hoje o Sistema Único de Saúde (SUS) presta atendimento a 100% dos pacientes que necessitam de hemoderivados.

“Para o aprimoramento da política nacional de sangue, referência mundial pela sua excelência e capacidade de atender a todos os brasileiros, a Hemobrás precisa ser fortalecida para que possa produzir no máximo da sua capacidade. É importante também fortalecer a Coordenação-Geral de Sangue e de Hemoderivados do Ministério da Saúde, encarregada da execução da política de atenção hemoterápica e hematológica que regula da coleta ao processamento e a distribuição de sangue e hemoderivados no Brasil”, finalizou a Fiocruz.

Lauro Antônio Cortês foi executado na guarita de condomínio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiros e morte em um condomínio de luxo em Guaratiba, distrito de Prado, no extremo-sul da Bahia. O empresário  Lauro Antônio Passos Cortês foi morto a tiros, no início da noite desta terça-feira (3), por dois homens a bordo de uma moto.

O empresário acabou executado quando passava pela guarita do condomínio, informa o site Políticos do Sul da Bahia. Um dos homens desceu da moto e efetuou os disparos contra a vítima.

Segundo a publicação, a vítima chegou a ser levada para o hospital de Alcobaça, porém Lauro não resistiu aos ferimentos. Os executores ainda não foram identificados nem presos.

Alberto Vieira, da Bamin, recebe prêmio de excelência em infraestrutura || Foto Revista O Empreiteiro/Bamin
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia Mineração (Bamin) recebeu o prêmio Distinção de Engenharia de Infraestrutura, do Fórum Infra 2025, evento que reúne as concessionárias mais importantes do país e operadoras globais. A premiação destaca o papel socioeconômico desempenhado pela empresa, especialmente na concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), obra privada prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O diretor de Implantação e Projetos da Bamin, Alberto Vieira, representou a empresa no evento e respondeu a perguntas sobre o progresso das obras da Fiol 1, que conecta a mina de minério de ferro da empresa em Caetité ao Porto Sul, em Ilhéus, na Bahia. Ele também discutiu os impactos positivos desse empreendimento de grande porte no desenvolvimento das comunidades da região.

“É uma honra contribuir para o crescimento do Brasil e da Bahia por meio dos projetos realizados pela Bamin. Estamos construindo uma ferrovia moderna, com capacidade de carga, que está impulsionando o desenvolvimento em todo o estado”, comenta Alberto.

Promovido em São Paulo, o fórum reuniu especialistas e empresários do setor de infraestrutura, responsáveis por investimentos privados em projetos dessa natureza, para discutir avanços e premiar as empresas brasileiras que se destacaram em suas iniciativas.

CONCESSÃO

O contrato para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol 1 foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, e passará por 19 municípios, com previsão de conclusão em 2027. A subconcessão da Bamin tem a duração de 35 anos, dos quais cinco para construção e 30 anos para operação.

A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado em abril de 2021. Cerca de 70% da obra da Fiol 1 já está pronta, ficando sob a responsabilidade da Bamin a conclusão dos 30% restantes. Os trechos 2 e 3 da Fiol estão sob administração do Governo Federal.

Transporte público deverá demandar a atenção de candidatos em 2024 || Foto ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

 

As propostas para melhorar o transporte público podem ser um diferencial importante para conquistar o voto dos eleitores.

 

Oscar Silva

Os principais fatores que contribuem para a crise no transporte público são:

* Falta de investimento – O transporte público é um serviço essencial, mas que muitas vezes é negligenciado pelos governos. A falta de investimento em infraestrutura, frota e pessoal leva a um serviço de qualidade inferior, com atrasos, lotação e aumento da tarifa.

* Gestão ineficiente – A gestão do transporte público também é um problema. Muitas vezes, os contratos são mal feitos, as empresas são ineficientes e os serviços são prestados de forma inadequada.

* Aumento da demanda – O crescimento populacional e a urbanização também contribuem para a crise no transporte público. A demanda por transporte aumenta, mas a oferta não acompanha.

A crise no transporte público tem um impacto negativo na qualidade de vida da população. Os usuários do transporte público são frequentemente prejudicados por atrasos, lotação e aumento da tarifa. Isso afeta o acesso ao trabalho, à educação e aos serviços essenciais.

Nas eleições municipais, a crise no transporte público é um tema que pode influenciar o voto dos eleitores. Os candidatos que apresentarem propostas concretas para melhorar o transporte público podem ter mais chances de vencer.

A seguir, são apresentados alguns exemplos de como a crise no transporte público pode influenciar as eleições municipais:

* Eleitores podem votar em candidatos que prometem melhorar o transporte público. Se um candidato apresentar propostas concretas para melhorar o transporte público, ele pode conquistar o voto dos eleitores que estão insatisfeitos com o serviço atual.

* Eleitores podem votar em candidatos que representam partidos ou movimentos que defendem a melhoria do transporte público. Se um partido ou movimento tem uma agenda clara de defesa do transporte público, ele pode conquistar o voto dos eleitores que estão preocupados com esse tema.

*Eleitores podem votar em candidatos que representam bairros ou regiões que são mais afetados pela crise no transporte público. Se um bairro ou região está enfrentando problemas graves com o transporte público, os eleitores podem votar em candidatos que prometem resolver esses problemas.

É importante que os candidatos às eleições municipais estejam cientes da importância do transporte público para a população. As propostas para melhorar o transporte público podem ser um diferencial importante para conquistar o voto dos eleitores.

Oscar Silva é diretor da Compasso Pesquisa.

Itacaré tem 15 vagas de emprego nesta quarta-feira na rede hoteleira || Foto MTur
Tempo de leitura: 4 minutos

Os municípios de Ilhéus e Itacaré, no sul, e Jequié, no sudoeste, ofertam quase 200 vagas de emprego, nesta quarta-feira (4), informa o SineBahia, órgão estadual de intermediação e qualificação para o mercado de trabalho. O maior número de vagas é ofertado por Jequié, com 120 oportunidades, 100 delas na indústria de calçados, seguido por Ilhéus, com 59, e Itacaré, com 15.

Os moradores de Itacaré devem se dirigir ao SineBahia de Ilhéus para o cadastramento e disputa de vagas, quase todas voltadas à rede hoteleira (confira relação abaixo). O cadastramento deve ser feito na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato de Ilhéus, no Centro. Já os residentes em Jequié devem procurar a unidade na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Os candidatos precisam reunir carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade para o cadastramento. Caso possua, também deve apresentar certificados de cursos de qualificação na área pretendida. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis. As de Itacaré estão na parte final do grupo Ilhéus, sinalizadas.

Leia Mais

Motorista de transporte por aplicativo e taxista brigam por passageiro em Ilhéus
Tempo de leitura: 1 minuto

Turistas e moradores de Ilhéus que estavam em frente ao Aeroporto Jorge Amado, no último sábado (30), foram testemunhas de cenas lamentáveis. Assistiram a uma luta livre entre um taxista e um motorista de transporte por aplicativo. Eles trocaram socos e, em determinado momento, algumas pessoas ameaçam acionar à polícia, enquanto filmam a briga. As cenas foram divulgadas nesta terça-feira (3).

De acordo com testemunhas, o desentendimento começou por causa da disputa por passageiros que haviam acabado de desembargar de um voo de uma das companhias aéreas. A briga em entre os dois homens (um de camisa branca e outro de amarelo) ocorreu na manhã de sábado.

O homem de camisa amarela levou uma rasteira e muitos socos || Foto Reprodução redes sociais

Os dois homens trocaram socos e, em determinado momento, um deles, o motorista de transporte por aplicativo, derruba o oponente com uma rasteira e desfere vários socos em várias partes do corpo. Até que apareceu a “turma do deixa disso”. A briga teria sido iniciada quando o motorista de transporte por aplicativo deixava o local levando uma passageira.

O taxista  rebate afirmando não ter iniciado a briga e que foi a vítima da violência. Ele registrou queixa na Polícia Civil e disse que o motorista de transporte aplicativo desferiu um soco no rosto. O taxista foi identificado como Pedro Bastos.  O PIMENTA ainda não obteve o nome do outro motorista envolvido na briga.