Abobreira faleceu hoje, em Ilhéus, aos 69 anos
Tempo de leitura: 2 minutos

Faleceu na manhã deste sábado (14), em Ilhéus, o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, aos 69 anos. Paciente renal crônico, ele foi vítima de complicações da doença. Morreu em casa, no Pontal, ao lado da esposa, Marlise, a quem amou por mais de 50 anos.

Foi no Pontal que Abobreira cresceu e fincou raízes. Nas suas memórias de infância, quando o antigo distrito ainda preservava, predominantemente, as características da comunidade de pescadores que lhe deu origem, o Pontal é descrito como um mundo à parte, a Macondo de um menino sonhador.

Há 31 anos, em 1992, saíram do bairro os votos que o elegeram vereador. Naquelas eleições, pouco depois de Francis Fukuyama decretar o Fim da História, Abobreira lançou o mote da Opção Socialista, que viria a orientar toda a sua trajetória política, fazendo da prática o critério da verdade. Ouvido pelo PIMENTA, o jornalista Emílio Gusmão resumiu o significado histórico do amigo: “Abobreira é o homem fundamental”.

LUTAS

Ainda no exercício do único mandato de vereador, Abobreira deve papel decisivo no movimento que reivindicou, ao Governo do Estado, o sistema de abastecimento de água do Pontal. Num ato político, em 1994, com a presença do governador Antônio Carlos Magalhães, o parlamentar ilheense liderou a manifestação que desafiava ACM a construir a rede de infraestrutura hídrica do bairro.

O tom desafiador, segundo Abobreira, era a única linguagem que políticos do campo da esquerda podiam usar nos embates com ACM, que acolheu a demanda da comunidade e determinou a execução das obras.

Eleito vice-prefeito de Ilhéus em 1996, em uma chapa liderada pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro, José Henrique Abobreira dedicou-se ao fomento da organização política das comunidades rurais de Ilhéus, inclusive as do Povo Tupinambá de Olivença.

A antropóloga Susana de Matos Viegas registra o apoio que recebeu, do então vice-prefeito, para fazer a pesquisa que fundamentou o Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena, cujo processo de demarcação dormita, desde 2009, em uma gaveta do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nos últimos anos, as particularidades de seu quadro de saúde impuseram a Abobreira e aos familiares uma rotina de idas e vindas a hospitais. Além de Marlise, o socialista recebeu os cuidados dos filhos, Fred e Tatiana. Também encontrou nos netos, Gabi, Tonico e Bia, a força de que precisava para enfrentar as últimas batalhas.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

José Henrique Abobreira era servidor aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado. O corpo do ex-vice-prefeito é velado no SAF, no Alto da Conquista, e será sepultado no Cemitério São João Batista, no Nelson Costa, hoje (14), às 16h.