Marão discursa em evento da Prefeitura de Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Mário Alexandre (PSD) diz buscar alternativa para que a segunda etapa da duplicação da BA-001, na zona sul de Ilhéus, avance antes das intervenções na área das cabanas de praia. Na prática, a obra está parada, mas, conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), trata-se de uma diminuição de ritmo, até que seja possível retomar a velocidade empregada no início do trabalho.

“Vou tentar esticar um pouco essa requalificação [das cabanas] para depois de fevereiro, para eles [cabaneiros] não perderem tanto. Fazer a parte de dentro e depois fazer a parte do mar. É uma tentativa minha. [Empresa e Governo do Estado] estão fazendo esse estudo. Mas, se não for possível, a gente precisa avançar, melhorando a qualidade do atendimento das pessoas que aqui chegam”, declarou Marão, nesta terça-feira (17), em entrevista exclusiva ao PIMENTA, durante evento da Prefeitura de Ilhéus, no Hotel Jardim Atlântico.

Quando toca no assunto, o prefeito evita o termo demolição. “É requalificação de barracas. Demolir é você acabar com as barracas”, argumentou. Ele afirmou que o município negocia empréstimo em condições especiais para que os estabelecimentos possam ser adequados às exigências da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

EMERGÊNCIA

A requalificação da BA-001 na zona norte também está parada. Para completar, o avanço do mar, problema histórico, voltou a fazer estragos na localidade, derrubando muros e ameaçando residências e estabelecimentos comerciais.

Ontem (17), o prefeito decretou situação de emergência nos bairros afetados, São Domingos e São Miguel. A Prefeitura tenta promover medidas paliativas, mas, segundo Marão, é necessário uma solução definitiva para o problema, envolvendo as três esferas da Administração Pública, além da Codeba.

TURISMO

Claudiana, do Sebrae, elogia iniciativa da Prefeitura || Foto PIMENTA

O prefeito também comentou o pré-lançamento do calendário de Ilhéus para o próximo verão, objetivo do encontro promovido pelo Governo Municipal no Jardim Atlântico. Ele exaltou a capacidade de planejamento demonstrado pela Prefeitura. “Tudo o que se planeja é mais fácil de executar”.

“Hoje, a gente consegue juntar, pela primeira vez, tanto a sociedade civil organizada, como a Associação de Turismo de Ilhéus, CDL, Associação Comercial, empresários, enfim. Isso faz com que a gente junte forças para poder atrair, ainda mais, os nossos ilheenses, os nossos turistas do sul da Bahia, de Itabuna e região, do Brasil e de fora do país”, concluiu Mário Alexandre.

A iniciativa da Prefeitura foi muito elogiada pela coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. “Talvez nós tenhamos visto, hoje, uma das práticas mais exitosas de cidade, estado e de nação”, disse a gestora, referindo-se ao esforço coordenado do Governo Municipal, que envolveu diversas secretarias, além da sociedade civil, sob a tutela da Pasta do Turismo.

Segundo Claudiana, esse tipo de iniciativa tem como marco internacional a experiência de Medellín, cidade colombiana que deixou as páginas policiais e se tornou referência de gestão pública integrada.

8 respostas

  1. ?️ esperamos que possa mesmo melhorar, sou do exterior , vim passear e gostei da cidade , até comprei um apto aqui perto da praia dos milionários, mas av. Nossa Senhora aparecida está em péssimas condições , pedestre, não tem como deambular só buraco, e terra , lama quando chove , a calçada vira estacionamento. Iluminação fraca , poste sem luz , uma vergonha Ilhéus abandonada pelo governantes. Teria que ter lixeiras em todo local da praia vejo lixo por todo lado da praia, povo má educado , quem vende côco, eles deixam o local com muito lixo ? . Os vendedores tem que ser orientados quanto a isso ser treinados e também uso de uniformes.obrigado. Viva Ilhéus cidade linda ótima para se viver ?

  2. Espero mesmo que os governantes de Ilhéus olhem para as praias do norte bem abandonadas pelo poder público. São as praias mais bonitas de Ilhéus precisa realmente de trato.

  3. COMEÇOU A POLITICAGEM CANALHA QUE TANTO CAUSA ESTRAGOS desenvolvimento de nossa região…. É um passa mão na cabeça de um… Passa mão na cabeça do outro…. E sempre encontram uma forma de “perdoar os coitadinhos”… Todos sabemos que 75% das cabanas são uma grande imundice… Tem dúvida? Peça para visitar a cozinha de sua cabana favorita! Tem que demolir mesmo! Demolir para construir de forma e tamanho padrão, obedecendo normas da construção civil e da vigilância sanitária!

  4. É inconcebível que apenas 30 cabaneiros, consigam atravancar o desenvolvimentoimento turístico de nossa cidade….
    Com raríssimas exceções, essas “espeluncas” que não tem nenhuna fiscalização por parte da prefeitura, praticando preços extorsivos, constrói indiscriminadamente, desrespeitando as leis de ordenamento e códigos urbanísticos…
    Aqui em Salvador, foram demolidas 560 cabanas e não teve essa história de pressão para impedir.
    Agora, é necessário uma adequação no projeto proposto, pois além da “aridez” no tipo das barracas, uma subestimativa das áreas de estacionamentos, pois a demanda, sobretudo na alta estação, é o quintuplo das vagas propostas…

  5. Gente, derruba logo essas cabanas velhas, precárias e imundas que só pioram mais ainda, o turismo das belíssimas praias de Ilhéus. Tenha coragem prefeito!!

  6. Ilhéus não tem governo é uma cidade que está abandonada as traças. O prefeito não faz nada as ruas em péssimas condições,a iluminação horrível,a saúde precária,as escolas falta professores o ano todo,os transportes coletivo só presta para jogar no lixo porque está em péssima condições para a população de Ilhéus usar,mas a passagem está em um valor absurdo e esse prefeito não faz nada para melhorar essa situação. A população de Ilhéus está sofrendo com tudo isso e nunca tem melhora em nada,toma vergonha Mário Alexandre vc só quer comer o dinheiro ? que vem para Ilhéus e não faz nada. Cadê a verba que vem para Ilhéus que eu não vejo vc envestir em nada. Cadê a verba que veio para Ilhéus que teve enchente nos bairros para as pessoas que perderam os seus bens que até hoje não receberam nada em Mário???? É como diz a música ? OGATO COMEU E NINGUÉM VIU

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *