Corpo da pastora Sara Mariano foi encontrado na tarde de sexta-feira|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo da pastora, cantora gospel e influencer  digital Sara Mariano, de 35 anos, que estava desaparecida desde terça-feira (24), foi encontrado na tarde desta sexta-feira (27), numa área de mata, a poucos metros das  margens da BA-93, na entrada do distrito Leandrinho, no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. O reconhecimento foi feito por Ederlan Mariano, marido da vítima.

O marido contou que a esposa saiu de casa, no bairro de Valéria, em Salvador, informando que iria cumprir uma agenda num evento religioso no município de Dias D’Ávila. “Terça-feira à noite, eu a vi pela última vez. Ela falou que estava indo para uma agenda”, afirmou. Ele disse não saber exatamente em qual local foi evento que esposa iria participar. Hoje, ao ser levado para reconhecimento de um corpo feminino carbonizado, Ederlan Mariano o identificou como sendo de sua esposa.

Acionada por populares, a Polícia Militar ainda não confirmou se o corpo é realmente da pastora, mas informou que recebeu denúncias de que o corpo de uma mulher havia sido achado na região da BA-093. O corpo de Sara Mariano  está sendo levado para o Departamento de Polícia Técnica.

Ipiaú e Itamaraju empataram no jogo de ida|| Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

A seleção de futebol de Ipiaú tem um grande desafio neste final de semanal. Precisa vencer Itamaraju, no domingo (29), fora de casa, para classificar-se à semifinal do Campeonato Intermunicipal de Futebol. Na partida de ida, as duas equipes ficaram no empate de 1 a 1, no Estádio Pedro Caetano, no domingo passado.

A seleção de Ipiaú teve a chance viajar para o extremo-sul com vantagem no placar. Saiu na frente na partida de ida, mas teve um jogador expulso, no segundo tempo e não conseguiu segurar o adversário. Cedeu empate. Por isso, terá de derrotar o Itamaraju, neste domingo. A partida está marcada para começar às 15h.

Outros jogos de domingo são Quijingue x Itapetinga, Simões Filho x Porto Seguro, Castro Alves X Pirá. Quijingue e Castro Alves jogam pelo empate, pois derrotaram seus adversários, na ida, por 1 a 0. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, a seleção de Porto Seguro fica com a vaga até se perder com a diferença de um gol.

Estudantes de Ilhéus ganham prêmio internacional || Foto Divulgacação
Tempo de leitura: 2 minutos

As estudantes ilheenses Maria Luiza Pereira de Souza, Marília de Jesus Thomaz e Raissa Oliveira Santos, do curso de Química do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Álvaro Melo Vieira, foram premiadas na Milset Expo-Sciences International, na cidade de Puebla, no México. O projeto premiado foi uma pesquisa sobre produção de adubo, a partir das cascas de ovo e de cacau.

O projeto dos alunos da rede estadual em Ilhéus ficou em segundo lugar na categoria Ciências Agrárias, recebendo medalha e certificado de participação. A feira é a terceira maior do mundo na área de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidos por jovens. O evento, que foi realizado ao longo desta semana, abrange trabalhos desenvolvidos por alunos de 40 países.

Desenvolvido há 10 anos no Ceep Álvaro Melo Vieira, como forma de motivar os estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa, que são apresentados, anualmente, na Feira de Ciências da unidade escolar.

Para a professora e orientadora do projeto, Margarete Correia Araújo, que pela primeira vez participa de um evento fora do país, a experiência é muito enriquecedora e gratificante. “Trabalho com a iniciação científica há dez anos e, agora, estou tendo a oportunidade de assimilar a cultura de outros países. Ver o que está sendo feito pelos adolescentes do mundo inteiro é fantástico”, comemora Margarete.

Maria Luiza, uma das estudantes que desenvolveram o projeto, comentou sobre a conquista. “Está sendo uma experiência maravilhosa conhecer pessoas de vários países, com ideias fantásticas e inovadoras, que poderão melhorar a sociedade que vivemos. É uma sensação incrível ter a oportunidade de mostrar o que desenvolvemos”.

PRÊMIO NACIONAL

Margarete Correia Araújo, que junto com a também professora Jaciara Paiva foi orientadora das três estudantes baianas, explica que o projeto foi iniciado em 2022 e, menos de um ano depois, conquistou o segundo lugar na 8ª Expo Nacional Milset Brasil, de 24 a 28 de maio, em Fortaleza, o que o credenciou a participar da etapa internacional, no México.

Além de produzir adubo a partir das cascas de ovo e de cacau, o trabalho tem também o objetivo de realizar testes de pH com sementes de salsinha para verificar a eficácia do adubo. “Espera-se que o insumo produzido possa ser utilizado nas plantações como uma alternativa, pois os materiais necessários à produção são encontrados com facilidade em lugares como confeitarias, fazendas ou, até mesmo, dentro de casa, na região de Ilhéus”, ressaltou a educadora.

Com esta pesquisa, as estudantes também já conquistaram o 1º lugar na categoria incompleta da área de Ciências Biológicas, na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), em 2022, e foram semifinalistas na categoria Ciências Agrárias, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ocorrida de forma on-line, em janeiro deste ano.

Corpo da pastora Sara Mariano foi encontrado na tarde de sexta-feira|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A pastora e cantora gospel Sara Mariano, desaparecida desde que saiu para participar de encontros de mulheres, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de terça-feira (24), continha desaparecida. Muito conhecida na capital baiana, ela tem mais de 50 mil seguidores em um dos perfis nas redes sociais, onde compartilha ministrações de cultos, vídeos de louvores e fotos pessoais.

Sara Mariano tem 35 anos e é casada com Ederlan Mariano, com quem tem uma filha de 11 anos. O casal, que mora no bairro de Valéria, na capital baiana, comanda a “TV Shalom”, canal na internet que tem 256 mil inscritos e produz conteúdos voltados para evangélicos.

Na publicação mais recente de Sara Mariano, postada ainda na terça-feira, horas antes do sumiço, é possível ver o momento que a pastora canta em uma igreja. Nos comentários, seguidores se preocuparam com o desaparecimento.

“Que Deus revele o oculto e o escondido em nome de Jesus”, escreveu uma seguidora. “Estamos em oração”, disse outra.

Em outras publicações, Sara Mariano mostrou momentos em que cantou para fiéis e pregou em palcos. O trabalho artístico dela é empresário pelo marido.

No entanto, em entrevista para a TV Bahia, na quinta-feira (26), Ederlan Mariano contou que a participação nesses encontros teria sido fechada diretamente por ela, e por isso ainda não conseguiu descobrir os responsáveis pelo evento. Conforme ele, o chip do celular dela foi desativado no início da noite de quarta (25), o que dificulta contatos e buscas.

Leia Mais

Escola do Sesi em Ilhéus e outras municípios tem inscrições em processo seletivo || Foto Alfredo Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Social da Indústria (Sesi) prorrogou até dia 2 de novembro as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos das Escolas Sesi de Juazeiro, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães. São bolsas para estudantes concluintes do 9º ano (antiga 8ª série) nas unidades de Luís Eduardo Magalhães (20 bolsas), Ilhéus (15), Teixeira de Freitas (10) e Juazeiro (10). A data do processo seletivo fica mantida para o dia 26 de novembro.

As inscrições podem ser feitas nos sites da Escola Sesi – www.escolasesiba.com.br – e do RHS Consult – www.rhsconsult.com.br. Os candidatos à bolsa integral devem atender ao critério de renda familiar líquida de até 2 (dois) salários-mínimos, vigentes na data da matrícula. Os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital.

A oportunidade é para alunos novos e ingresso na 1ª Série do Ensino Médio. Os candidatos deverão fazer prova presencial, que será aplicada no dia 26 de novembro. Eles precisam, além de ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, ter, no mínimo, 14 anos para ingresso e, no máximo, 16 anos, até 31 de março de 2024.

A matrícula dos bolsistas aprovados será no período de 18 a 22 de dezembro. Para os demais alunos interessados em ingressar na Rede Sesi de Educação, as inscrições para o ano letivo de 2024 já estão abertas. Para mais informações, acessar o site da Escola Sesi.

Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Tempo de leitura: 6 minutos

A população negra brasileira tem os piores indicadores relativos a emprego, renda, educação e participação política quando comparada ao grupo de pessoas brancas. Apresenta também índices desfavoráveis relacionados à vitimização pela violência. Quando são avaliadas as condições de saúde, mais uma vez os negros fica em posição desvantajosa, com piores incidências de determinados males e doenças. 

Dados do boletim Saúde da População Negra, apresentados na segunda-feira (23) pelos ministérios da Saúde e da Igualdade Racial, confirmam que questões como mortalidade materna, acesso a exames pré-natais e doenças infectocontagiosas se mostram mais severas na população negra.

No Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, celebrado em 27 de outubro, a Agência Brasiltraz a avalição de especialistas que dedicam esforços profissionais e acadêmicos para a promoção da saúde deste grupo, que representa mais da metade da população do país. De acordo com o IBGE, 56% dos brasileiros se reconhecem como negros – somatório de pessoas pretas e pardas.

DO NASCIMENTO À MORTE

Uma explicação para os dados considerados preocupantes é o racismo. Segundo Andrêa Ferreira, pesquisadora da Associação de Pesquisa Iyaleta, há várias evidências que colocam o racismo como “determinante social estrutural que condiciona a vida da população negra”. Para ela, o preconceito acompanha essa população desde antes do nascimento até a forma pela qual morre.

“Quando a gente olha os dados de mortalidade materna, a gente sabe que as taxas são maiores entre as mulheres negras. Quando a gente olha a mortalidade por causas externas, por exemplo, que inclui acidentes e por arma de fogo, ela se concentra na população negra. Então, o racismo faz todo esse percurso de interferir na possibilidade de nascer, crescer e viver”, afirma a pesquisadora que também faz parte do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia.

“O racismo condiciona a vida das pessoas negras em todas as suas fases, desde a possibilidade de terem um parto adequado, de nascerem vivas até a forma como morrem”.

Na avaliação da Andrêa, uma vez que a pessoa negra consegue romper barreiras que a afastam do serviço de saúde, começa outro problema. “Você tem um tratamento desigual quando a gente compara as pessoas brancas e as negras. Você tem o viés racial implícito, o preconceito e as discriminações pautando a forma como as pessoas negras são tratadas”. A pesquisadora considera que essa forma de racismo prejudica a forma de acolhimento, tratamento, oferta de exames e, consequentemente, o diagnóstico de doenças.

“Temos estudos que mostram como o racismo em suas manifestações retarda, por exemplo, o diagnóstico da sífilis gestacional no Brasil”, cita.

O estudo do Ministério da Saúde revela que 70% das crianças com sífilis congênita – transmitida para a criança durante a gestação – são filhas de mães negras.

Para Andrêa, a pandemia de covid-19 foi uma prova de como o racismo atua como determinante social. “A pandemia foi clara em mostrar como o racismo estava ali, determinando quem seriam as pessoas que precisaram sair do isolamento social para trabalhar, que moravam em casas densamente povoadas, sem acesso à água e saneamento. Eram as pessoas negras”, avalia.

RACISMO EM TODAS AS PARTES

Lúcia Xavier é fundadora da organização não governamental (ONG) Criola, defensora dos direitos humanos de mulheres negras. Ela concorda que um dos fatores que fazem com que negros tenham piores índices de questões relativas à saúde se dá por uma forma de racismo no atendimento de saúde. Para ela, há “um conjunto de procedimentos feitos de forma inadequada”.

“[A pessoa negra] recebe menos informação do que precisa. É atendida com rapidez quando precisa de um pouco mais de tempo para explicar, para reconhecer os problemas. As queixas não são admitidas como legítimas. Se ela acaba perdendo sua consulta, volta para o fim da fila de espera”.

Uma outra face do acolhimento e tratamento inadequados é, na avaliação de Lúcia, que a pessoa acaba sendo responsabilizada pelos problemas.

“Qualquer agravo que ocorra, o primeiro responsável é ela. Se ela se infectou com dengue, é porque ela não cuidou da água parada. Se ela pegou covid-19, é porque não utilizou os mecanismos de proteção necessários para cuidar da sua saúde”, exemplifica.

“DOENÇA DE NEGRO”

No país em que mais de 60% das mortes por aids são de negros – índice que era de 52% em 2011, Lúcia aponta que as doenças infectocontagiosas são também consequência dessa discriminação que acontece durante o que deveria ser um acolhimento.

Leia Mais

Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (foto acima), na Rua Eustáquio Bastos, Centro || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 5 minutos

 

A última sexta-feira de outubro traz quase 140 vagas de trabalho em quatro municípios do baixo-sul, sul e extremo-sul do Estado, segundo o SineBahia. São 71 oportunidades em Itabuna, 59 em Ilhéus, 4 em Valença e 3 em Mucuri.

Motorista com carteira D, técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Nutrição, Supervisor e Técnico em Eletrônica são algumas das vagas abertas nestas localidades hoje (27).

O QUE FAZER?

Se você se interessou por alguma das vagas e mora na localidade em que ela está sendo ofertada, a recomendação é que busque a unidade do SineBahia ainda hoje. O atendimento em Mucuri vai até as 13h30min. Nos demais municípios, o atendimento é garantido para quem chega até as 15h30min. Mas deixar para a última hora pode implicar e não encontrar mais a vaga disponível.

ONDE FICA?

A unidade de Mucuri funciona na Rua Almenara, 111, Centro. Já em Valença, o SineBahia funciona na Rua Augusta Messias Guimarães, s/nº, Graça. Quem reside em Itabuna, deve se dirigir ao Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, Góes Calmon (Beira-Rio). Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, Centro.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Os documentos exigidos para a disputa de vaga de emprego são as carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Caso possua, também deve apresentar certificado de curso de qualificação na área desejada. Abaixo, em Leia Mais, veja todas as vagas disponíveis.

Leia Mais