Refugiados venezuelanos buscam apoio em Itabuna || Foto Ascom PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A situação dos imigrantes venezuelanos que estão em busca de refúgio em Itabuna será tema de um encontro virtual, com a participação de representantes de municípios do sul da Bahia, nesta quarta-feira (1º), a partir das 14h. A prefeitura de Itabuna busca apoio para manutenção dos refugiados do regime ditatorial comandado por Nicolás Maduro.

Itabuna recebeu, recentemente, dois grupos da comunidade indígena Warao. Eles chegaram ao município do sul da Bahia no dia 5 deste mês de outubro, quando desembarcaram na Estação Rodoviária. São 18 adultos e 34 crianças que foram alojadas em um espaço público cedido pelo Governo do Estado.

Boa parte está em situação irregular. “Do grupo que está na cidade, apenas um tem documento de refugiado, enquanto o outro segue em processo com o apoio da Polícia Federal”, afirmou o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Josué Brandão Júnior.

O secretário explicou que um dos objetivos da reunião virtual desta quarta-feira é conhecer melhor os venezuelanos. “Além disso, dentro do que prevê os direitos humanos e internacionais, assegurar apoio para essas pessoas que fugiram de seu país por questões econômicas e políticas”, afirmou Josué Brandão.

O encontro desta quarta-feira foi sugerido pelo Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), contará com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que tem uma coordenação voltada para comunidades refugiadas.

COMITÊ INTERSETORIAL

No dia 19 passado foi publicado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) um decreto que cria o Comitê Intersetorial para Migrantes ou Refugiados com a finalidade de desenvolver, implantar, executar, subsidiar, monitorar e avaliar as políticas públicas voltadas a esse público em conformidade com as políticas nacionais pertinentes.

Bahia vence os reservas do Fluminense e se afasta da zona de rebaixamento || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um gol do centroavante Gilberto, o Bahia venceu o Fluminense e afastou-se da zona de rebaixamento. Jogando na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite desta terça-feira (31), o Tricolor de Aço contou com o apoio de mais de 30 mil torcedores, mas não fez uma boa partida. Sofreu na parte do jogo, viu o Fluminense acertar duas bolas no travessão, no primeiro tempo.

Na segunda finalização em direção ao gol na primeira etapa, aos 39 minutos, o Bahia abriu o placar. Esperava-se que o Tricolor de Aço, atuando em casa e precisando do resultado, controlasse as ações, porque o adversário de hoje mandou a campo um time reserva. No próximo final de semana, o Flu faz a grande final da Copa Libertadores da América, no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Boca Júnior, da Argentina.

Com o triunfo, o Bahia chegou aos 37 pontos e pulou para 13ª colocação, abrindo cinco pontos para o Goiás, primeiro time na zona de rebaixamento. Essa diferença pode cair, caso o Esmeraldino vença o Bragantino na quinta-feira (2). O Bahia volta a campo no próximo sábado (4), quando o enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. A partida está prevista para começar às 19h30min.

Rosemberg defende unificação para que base aliada tenha sucesso em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa (Alba) e deputado estadual com maior votação no Litoral Sul, Rosemberg Pinto (PT) vê como natural o apoio da base governista estadual à reeleição do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), mas diz considerar legítimo que o seu partido apresente um nome para a disputa de 2024, o do ex-prefeito Geraldo Simões.

O parlamentar avalia que, “com muitos pré-candidatos e indefinições na base aliada, é preciso concentrar esforços em quem seja melhor capaz de fazer um enfrentamento ao carlismo”. Na avaliação do deputado e sociólogo, Augusto seria o nome de maior fôlego para o embate eleitoral.

OPOSIÇÃO NA LIDERANÇA

Até aqui, há seis nomes para a disputa em 2024, dentre eles o que lidera todas as pesquisas de intenções de voto, o deputado estadual Pancadinha (SDD), que é ligado ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto. A última, feita pela Compasso no período de 3 a 6 de outubro, apontava Pancadinha com 30,22% das intenções de voto ante 17,89% de Augusto e 6,61% de Geraldo. Da base governista, há apenas os nomes de Geraldo e de Augusto até aqui.

– Temos um prefeito que tem, obviamente, direito à reeleição, e apoiou a eleição de Jerônimo e Lula. Na minha opinião é quem está em melhores condições de fazer essa disputa, mas é legítimo que o partido (PT) apresente um nome e essa discussão passe a ser também no convencimento. Essa é uma posição da maioria do partido e eu espero que aconteça, para que a gente busque uma unificação – disse o líder do Governo.

Mudança passa a valer a partir de 2024 || Foto ABr.
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir de 2024, a dose da vacina contra a covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do Ministério da Saúde é que estados e municípios priorizem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas.

A lista também inclui trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua.

“É uma mudança importante, alinhada com a Organização Mundial da Saúde [OMS], em que a vacina contra a covid-19 passa a incorporar o nosso Programa Nacional de Imunizações. Durante a pandemia, foi criado um programa paralelo, para operacionalização da vacina contra a covid-19, fora do nosso programa nacional. O que fizemos este ano foi trazer a vacina contra a covid-19 para dentro do Programa Nacional de Imunizações. A vacina passa a ser recomendada no calendário de crianças. Para todas as crianças nascidas ou que estejam no Brasil, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a vacina passa a ser obrigatória no calendário vacinal”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel.

Leia Mais

Alunos de oficinas fazem receitas à base de peixe
Tempo de leitura: < 1 minuto

O beneficiamento de pescados foi tema de duas oficinas ofertadas a pescadores e marisqueiras de Itacaré, no sul da Bahia. Durante dois dias, aprenderam técnicas de preparo que agregam valor aos frutos do mar. Nas aulas práticas, divididas em dois módulos, produziram nuggets, linguiças, kaftas, caldinhos, pastéis e chips, todos elaborados a partir da carne do peixe.

Sob a orientação de profissionais dos institutos Capim Santo e Tribo do Porto, em parceria com a Bahia Mineração (Bamin), os minicursos foram ministrados nos dias 24 e 25 de outubro. Além de técnicas de preparo consagradas, os trabalhadores também aprenderam formas inovadoras de aproveitamento do material, como o uso de espinhas e cabeças de peixes para fazer ração animal. “Nunca tinha imaginado que, com as carcaças de um peixe, conseguiríamos criar tantos outros produtos”, disse o pescador Paulo Jorge, aluno das oficinas.

A atividade integra o Programa de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP), uma das condicionantes do licenciamento ambiental do Complexo Porto Sul, em construção no litoral norte de Ilhéus, sob responsabilidade da Bamin. Segundo o coordenador de Relacionamento com Comunidades da Bamin, Ramon Chalhoub, a iniciativa é fruto do compromisso da empresa em apoiar as comunidades costeiras e auxiliar na preservação dos recursos naturais.

“Através dessas oficinas de beneficiamento do pescado, o programa busca fortalecer a economia local e garantir a sustentabilidade das práticas de pesca na região de Itacaré, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e marisqueiras”, concluiu Ramon.

Policiais integram grupo miliciano, segundo investigações
Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda fase da Operação Salobro prendeu, nesta terça-feira (31), cinco policiais militares suspeitos de fazer parte de um grupo de milicianos que atua em Feira de Santana e região. Eles são investigados pelo homicídio do rifeiro André Barbosa da Silva, ocorrido no dia 13 de setembro de 2022, em Santo Estevão, além de fraude processual e delitos contra o patrimônio.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão em Santo Estevão, Feira de Santana e Antônio Cardoso, dois deles em unidades policiais. A força-tarefa apreendeu computadores, quatro armas, 238 munições, sete celulares e documentos.

De acordo com as investigações, André Barbosa teria sido executado pelos policiais na zona rural do município, diferentemente da ocorrência registrada pelos PMs na Delegacia. No boletim, os policiais relataram que a morte teria decorrido de confronto. Também há suspeita de que os policiais invadiram a casa da vítima e furtaram valores e objetos da residência. Os nomes do subtenente e dos quatro soldados presos não foram divulgados.

A operação reúne equipes da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública do Estado, Corregedoria da Polícia Militar, da Polícia Federal e do Ministério Público da Bahia. Na primeira fase, os agentes localizaram armas, celulares, vasta quantidade de munição e mais de R$ 50 mil em espécie.

Funcionário da Câmara foi demitido por suspeita de desvio
Tempo de leitura: 2 minutos

A promotora de Justiça Alicia Botelho Passegi, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), recomendou que a Câmara de Vereadores de Ilhéus adote medidas urgentes para o efetivo controle de entrega e utilização dos cartões do vale-alimentação. De acordo com a promotora, a recomendação levou em conta a suspeita de que um ex-funcionário da Casa teria fraudado o sistema do tíquete-refeição para desviar recursos do Legislativo (relembre).

Na recomendação, a promotora de Justiça solicita que a Mesa Diretora e a Controladoria da Câmara estabeleçam sistema eficaz de controle para a entrega dos cartões de refeição aos funcionários, com registro preciso da data e da pessoa responsável pelo recebimento dos mesmos.

A manifestação, feita no último dia 23 e divulgada ontem (30), também recomenda que todos os servidores assinem um termo de responsabilidade para a utilização dos cartões. O texto do documento sugerido deve conter informações claras e detalhadas sobre o caráter intrasferível do cartão. Além disso, deve elencar as possíveis punições legais em caso de uso ou transferência da posse a terceiros, “sobretudo a superiores hierárquicos”.

RELEMBRE O CASO

O vereador Vinícius Alcântara (Cidadania) levantou a suspeita de que Joedson de Oliveira da Silva, então chefe de Recursos Humanos da Câmara, apropriou-se ilegalmente de recursos públicos. Para isso, segundo o parlamentar, Joedson teria mantido e duplicado o vale-alimentação de um assessor exonerado da Câmara. Ele teria feito compras pessoais com o cartão supostamente falsificado.

Para corroborar a acusação, o vereador confrontou documentos a imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais. Nas gravações, segundo o parlamentar, Joedson aparece usando o suposto cartão falso. Ainda conforme Vinícius, isso pôde ser constatado porque os horários exatos das compras, registrados nas filmagens, coincidem com as informações do extrato do mesmo cartão.

Na época da denúncia, feita no mês passado, o parlamentar explicou que teve acesso às informações porque o antigo servidor que teve o nome usado na suposta fraude era assessor do seu gabinete na Câmara. Segundo Vinícius, como o aplicativo do vale-alimentação ainda estava no celular do ex-assessor, ele recebeu as notificações das compras atribuídas a Joedson.

Após o caso vir à tona, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Carqueija (PSD), demitiu Joedson de Oliveira da Silva e determinou a instauração de sindicância. O ex-chefe de Recursos Humanos havia sido nomeado pelo antecessor de Carqueija na presidência do Legislativo, o vereador Abraão Santos (PDT). Até o momento, o Legislativo não divulgou os resultados das investigações internas.

Vânia participou de congresso científico em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Profissionais de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, participaram de capacitação no atendimento a pacientes classificados como grande queimado. O médico intensivista Edvaldo Vieira de Campos, coordenador médico do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Regional de Maringá, do Paraná, ministrou o treinamento por meio de plataforma digital.

Edvaldo abordou os cuidados clínicos com os pacientes vítimas de queimaduras de segundo e terceiro graus, em mais de 20% e 10% da superfície corporal queimada, respectivamente. A enfermeira Vânia Oliveira, integrante da Comissão de Feridas do HRCC, diz que o profissional do hospital paranaense passou orientações valiosas sobre a monitorização do paciente queimado”.

Ainda no curso, afirma ela, os profissionais da Enfermagem receberam informações sobre a forma mais adequada para dar o suporte necessário a pacientes vítimas de queimaduras. De 27 a 29 de setembro, Vânia participou do XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, no Centro de Convenções de Salvador, com palestras ministradas por renomados especialistas da área, no Brasil e no exterior.

Na avaliação da enfermeira do HRCC, sua participação no evento foi muito proveitosa para sua atuação na assistência hospitalar. “Foram três dias com discussões importantes sobre interdisciplinaridade e inovação em queimaduras. Agradeço a diretoria da nossa unidade por essa oportunidade de qualificação, o que reflete na melhoria do atendimento ao paciente”, declarou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,7% no terceiro trimestre deste ano. No segundo trimestre, o índice era 8% e no terceiro trimestre do ano passado, 8,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

É o menor nível de desemprego desde o último trimestre de 2014 (6,6%). A população desempregada ficou em 8,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, 3,8% abaixo do trimestre anterior e 12,1% a menos do que o terceiro trimestre de 2022.

Já a população ocupada foi de 99,8 milhões, o que representou uma alta de 0,9% em relação ao trimestre anterior e 0,6% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. É também o maior contingente da série histórica, iniciada em 2012.

Há vagas para separador de mercadorias (repositor) em Itabuna || Foto
Tempo de leitura: 4 minutos

O setor industrial abriu 150 vagas de emprego em Jequié nesta terça-feira (31) com intermediação do SineBahia. São 100 vagas para confeccionador e outras 50 para montador de calçados, de acordo com o órgão estadual. Há vagas também em outras áreas no município, que tem 161 oportunidades hoje. Já Itabuna, na região sul, traz 77 vagas em para profissionais de áreas como a saúde, educação, comércio e administração.

Para o cadastramento e disputa de vaga é necessário se apresentar no SineBahia até as 15h30min de hoje em Itabuna ou Jequié, com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode apresentar certificados de cursos de qualificação na área pretendida.

A unidade do SineBahia em Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, bairro Góes Calmon (Beira-Rio). Em Jequié, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis para hoje.

Leia Mais