Secretaria comunicou decisão em ofício enviado à APPI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Ilhéus vai encerrar o ano letivo de 2023 no dia 30 de novembro. A decisão foi comunicada em ofício enviado à Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), na terça-feira (31). De acordo com a Seduc, a medida é necessária devido à queda da arrecadação de impostos e a consequente diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Além disso, conforme a Seduc, pesou na decisão o número de professores afastados, devido ao Plano de Demissão Voluntária (PDV). A necessidade de requalificação das escolas e o planejamento do quadro profissional para 2024 também foram citados. Ainda segundo a pasta, no próximo ano, a Prefeitura vai promover concurso público com vagas para professores.

Para compensar as aulas de dezembro, as escolas municipais vão trabalhar com o Projeto de Sequência Didática, em que os alunos farão atividades extras no turno oposto ao que estudam, com orientação e acompanhamento do corpo pedagógico da Seduc.

De acordo com a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação de Ilhéus, a decisão da Secretaria segue posicionamento adotado por outros municípios, num contexto de contenção de despesas.

Uma resposta

  1. Contenção de despesas na área de educação? Seria melhor conter e cortar despesas em outras áreas. Reposição de aulas nunca dá bons resultados. A sequência didática é uma técnica para complementar o ensino em sala de aula e não para substituí-lo. E não podemos nos esquecer das perdas de aprendizagem que os alunos já sofreram durante a pandemia de COVID-19. Enfim, o ensino público na cidade de Ilhéus que já é ruim, ficará ainda pior. Isso não pode ser aceito porque penaliza os estudantes e sacrifica seu futuro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *