Isaquias Queiroz se despede dos Jogos Pan-Americanos com medalha de prata || Foto William Lucas/COB
Tempo de leitura: 2 minutos

O canoísta do sul da Bahia Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (4), medalha de prata na prova do C1 1000m dos Jogos Pan-americanos, em Santiago, no Chile. A disputa final da canoagem de velocidade aconteceu na Gran Laguna de San Pedro de la Paz. O atleta de Ubaitaba encerrou a prova com o tempo de 3min54s05.

A primeira colocação ficou com o cubano José Ramon Cordoba, com o tempo de 3min54s69. Já o canadense Connor Fitzpatrick cruzou a linha de chegada em terceiro, com 3min55s13. Isaquias chegou ao Pan de 2023 em busca do tricampeonato do C1 1000m, única prova que participou na competição.

Isaquias Queiroz fez questão de disputar o evento, no entanto, já em fim de temporada, revelou que seu foco principal está na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. “Fico feliz com a medalha de prata dentro do que a gente treinou. Tive um descanso depois do Mundial e apenas um mês de treinamentos para o Pan. Para mim foi bem difícil. Tentei descansar no meio da prova, o canadense veio para cima e eu ainda tinha um pouco de gás pra subir. Às vezes a derrota é bom para a gente sentir mais vontade de treinar. Então agora é treinar pesado para chegar em Paris em forma”, afirmou.

DESPEDIDA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Aos 29 anos, os Jogos Pan-americanos de Santiago possivelmente foram os últimos da carreira de Isaquias. Em San Pedro de la Paz ele teve pela primeira vez o filho Sebastian o acompanhando em uma competição internacional. “O futuro ninguém sabe, mas talvez esses podem ser meus últimos Jogos Pan-americanos. Então, fico feliz de estar aqui. Estava querendo muito desfrutar. Minha esposa e meu filho vieram para me ver. Queria sair com o ouro, mas nem sempre a gente ganha.

O atleta ressaltou que o C1 1000m é uma prova pesada, desgastante. “Por ser o campeão tem que mostrar resultado, mas eu fico feliz por tudo que construí na minha carreira. Obrigado a todos os brasileiros que torceram por mim”, agradeceu Isaquias. Ele também fez questão de elogiar a nova geração da canoagem representada no Pan pelos também medalhistas de prata no C2 500m, Evandilson Neto e Filipe Vieira.

Categoria reivindica reajuste salarial; gestão tenta evitar greve
Tempo de leitura: 2 minutos

Funcionários da Biosanear, empresa responsável pela coleta de lixo em Itabuna, iniciaram campanha salarial e decidiram fazer uma operação tartaruga, trabalhando com jornada reduzida. Eles querem reajuste de 12% nos salários, retroativo a maio deste ano.

Ontem (3), em entrevista à Interativa FM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindlimp), José Carlos Conceição, afirmou que a categoria entrará em greve, a partir de segunda-feira (6), como forma de pressionar a empresa a negociar o reajuste salarial. A Biosanear estaria com dificuldades financeiras em decorrência de pendência no pagamento da Prefeitura de Itabuna.

Nesta semana, os agentes de limpeza reduziram a jornada de dois turnos para sete horas e, na quarta-feira (1º), não coletaram os resíduos sólidos no Centro da cidade. Ontem (3), a coleta não foi feita em bairros como Monte Cristo, Fátima, Santa Inês e São Roque.

O QUE DIZ A GESTÃO MUNICIPAL

O PIMENTA ouviu o secretário de Governo de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, sobre a mobilização dos trabalhadores. Ele esclareceu que se trata de relação entre a empresa e os representantes dos agentes de limpeza. No entanto, conforme o gestor, como a limpeza urbana é serviço público essencial para a municipalidade, o prefeito Augusto Castro (PSD) solicitou reunião com as duas partes, na tentativa de mediar acordo e evitar a deflagração da greve. O encontro está marcado para segunda-feira (6).

Rosivaldo Pinheiro informou que a Prefeitura de Itabuna está em atraso com o pagamento da Biosanear, em razão das quedas consecutivas das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não existe nada fora de controle. Tão somente haja o reequilíbrio do Fundo de Participação, prometido pelo Governo Federal, este pequeno hiato que existe entre o município e a Biosanear será sanado”, acrescentou.

O secretário reforçou que a dívida existente está dentro da margem informada à empresa, nesse momento de queda do FPM. Atualizado às 16h19min.

Taxistas brigam na Avenida Ilhéus, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma cena triste e lamentável foi registrada, no início da tarde desta sexta-feira (3), em uma das avenidas mais movimentadas de Itabuna. Dois taxistas  trocaram agressões na Avenida Ilhéus, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), próximo a vários estabelecimentos comerciais, na região central da cidade. As cenas foram presenciadas por dezenas de pessoas que passavam pelo local, inclusive crianças.

Taxistas trocam socos no centro de Itabuna || Foto Reprodução

Os profissionais ainda não identificados começaram a discutir e, em seguida, passaram a trocar chutes e socos. De acordo com testemunhas, a discussão e troca de socos duraram quase dois minutos. Os brigões foram separados por um homem que se colocou entre dois taxistas. As cenas de violência entre os trabalhadores se espalharam rapidamente pelas redes sociais.

Nas imagens, é possível ouvir uma mulher condenando a violência entre os dois colegas de profissão. ” Que absurdo! ” disse, ao lamentar as cenas de boxe ao ar livre. As informações iniciais são de que a briga teria começado por causa da disputa por passageiro. Não se sabe se eles chegaram a registrar boletim na Delegacia da Polícia Civil. O espaço está aberto para os brigões se explicarem. Assista ao vídeo abaixo.

Ministério do Meio Ambiente abre inscrições para concurso público || Foto Fernando Donasci/MMA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Meio Ambiente abriu, nesta sexta-feira (3), inscrições para o concurso público que visa a contratação de servidores a partir do próximo ano. São ofertadas 98 vagas para analistas ambientais, com ensino superior. A remuneração inicial é de R$ 9.475,72. O salário inclui vencimento básico, gratificação de desempenho e auxílio-alimentação.

Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área de formação, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de participação é de R$ 110. A inscrição pode ser feita até o dia 22 deste mês. Esse também é o prazo para pedido da isenção da taxa.

As provas discursivas e objetivas terão duração de quatro horas e serão aplicadas em 21 de janeiro de 2024 em Salvador, em outras 25 capitais e no Distrito Federal, em locais que ainda serão anunciados. As provas têm caráter classificatório e eliminatório. O resultado será divulgado no dia 20 de fevereiro. Acesse aqui para todas as informações sobre o concurso.

A prova discursiva será um texto dissertativo de até 30 linhas sobre temas atuais no Brasil e no mundo. Tópicos possíveis incluem economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, emergência climática, educação, transição energética, ciência e tecnologia; racismo ambiental, justiça climática; objetivos de desenvolvimento sustentável, transformação ecológica e economia circular.