Bahia perde em casa e se complica no Campeonato Brasileiro || Felipe Oliveira/EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sofrimento dos torcedores do Bahia seguirá até o final do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Fonte Nova, em Salvador, nesta quinta-feira (9), o Tricolor de Aço teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo e não conseguiu segurar o Cuiabá. Perdeu por 3 a 0 e ficou estacionado na 16ª colocação, com 37 pontos.

O Bahia só está fora da zona de rebaixamento para a segunda divisão do Brasileirão porque tem um triunfo a mais que o Cruzeiro, que também soma 37 pontos, mas com 9 vitórias, contra 10 do Tricolor de Aço. Na partida de hoje, o Cuiabá abriu o placar aos 21 minutos do primeiro, com Deyverson, cobrando pênalti. Além do gol, Camilo Cándido foi expulso, após toque de mão que resultou na penalidade. Os outros gols do Dourado foram marcados por Isidro Pitta e Ronald.

O Bahia tem um jogo a mais que o Vasco e dois a mais que o Cruzeiro, times que estão logo atrás na tabela. O Tricolor de Aço tem chance de se recuperar no domingo (12), quando recebe o Athletico-PR, na Arena Fonte Nova. A partida está marcada para as 18h30min.

STF mantém afastamento de desembargador do TJ-BA que soltou líder de facção
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liminar de Luiz Fernando Lima para retornar ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), do qual foi afastado por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em outubro.

Luiz Fernando Lima está sendo investigado por conceder prisão domiciliar a Ednaldo Freire Ferreira, o Dadá, apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa baiana “Bonde do Maluco”. A quadrilha é investigada por homicídios, tráfico de drogas e de armas de fogo e lavagem de dinheiro. Após obter o habeas corpus, durante plantão judicial de 1º de outubro passado, Dadá fugiu.

A defesa do desembargador alegava que o afastamento era desproporcional e atingia sua honra e suas garantias fundamentais. Segundo seu argumento, o CNJ teria se baseado apenas em notícia extraída da internet para abrir a investigação, que deveria tramitar em segredo de justiça. Também sustentava urgência para seu retorno ao cargo, já que completará 75 anos em 2024, quando será aposentado compulsoriamente.

Na decisão, Fux afirma que o Conselho Nacional de Justiça agiu no exercício de sua competência constitucional de fiscalizar a conduta dos magistrados e, com base na gravidade dos fatos investigados, concluindo que o afastamento, previsto em lei, seria necessário e adequado. Para o relator, é descabido tentar transformar o STF em instância recursal das decisões disciplinares do CNJ no regular exercício das suas atribuições constitucionais.

209 crianças estão esperando uma família
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais de 200 crianças e adolescentes aguardam para serem adotados na Bahia. Do total, 188 estão na faixa etária dos 6 aos 17 anos. Eles fazem parte do grupo da chamada “adoção tardia”. Meninos e meninas que, muitas vezes, enfrentam longos anos de espera. Vivem à espera de um abraço. Sonham, diariamente, em ter uma família.

Essas crianças e adolescentes foram destituídas da família natural para a sua proteção e, após decisão judicial, inseridas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O sistema indica que, apesar da maior quantidade dos meninos e meninas disponíveis para adoção estarem na faixa etária dos 10 aos 17 anos, esse perfil não corresponde ao mais desejado pelos habilitados à adoção.

Mais de 50% dos 35 mil pretendentes cadastrados têm preferência por crianças de até quatro anos de idade. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público da Bahia (Caoca), promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi Meira, registra que, “em geral, o perfil escolhido pelo adotante restringe a idade aos primeiros anos de vida, impossibilitando à criança mais velha, ao adolescente ou a grupos de irmãos a chance de serem adotados. As crianças e adolescentes com deficiência também encontram dificuldades no processo de adoção,merecendo especial atenção”.

O AMOR NÃO TEM TAMANHO

Atento a essa realidade, o MP da Bahia reapresentou hoje (9), Dia Nacional da Adoção, a campanha “O amor não tem tamanho”. A campanha pretende demonstrar que o amor pode ser vivenciado na adoção de crianças e adolescentes de todas as idades, raças/etnias e condições de saúde.

Atualmente, na Bahia, existem 209 crianças e adolescentes em situação de acolhimento e disponíveis para adoção, sendo que 70 delas já estão vinculadas a pretendentes. No total, 1.227 pessoas estão cadastradas como pretendentes à adoção. Como a maioria dos habilitados à adoção busca crianças na 1ª infância, as crianças maiores de seis anos e adolescentes ficam com menos chances de serem vinculadas aos pretensos adotantes e possuem menos tempo para que isso ocorra, dia após dia, antes de alcançar a maioridade.

O Ministério Público Estadual é um dos atores que tem papel fundamental no processo de adoção. Segundo a promotora de Justiça Ana Emanuela Meira, “a Instituição atua para assegurar que os direitos e interesses das crianças e adolescentes sejam respeitados e também para garantir que o processo seja realizado de forma ética e legal”.

COMO CANDIDATA-SE

Qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos de idade, idônea, que tenha capacidade e preparo para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, independente do seu estado civil, pode se candidatar como pretendente. O adotante precisa ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando, não podendo ser seu ascendente nem irmão.

Leia Mais

Gerônimo canta no encerramento da FLI
Tempo de leitura: 2 minutos

O cantor e compositor Gerônimo se apresenta no encerramento da 6ª Festa Literária de Ilhéus, nesta sexta-feira (10), às 19h, no Teatro Municipal. Com entrada franca, o show Raízes Sonoras terá participação especial de Itassucy e Banda.

Amanhã, a programação musical do evento começa mais cedo, às 12h, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro, com apresentação de Diego Schaun. Às 18h, o palco será de Dois Sopros, dueto formado por Juvino Filho e Zezo Maltez. O evento é promovido pela Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

POVOS ORIGINÁRIOS

Manto Tupinambá do século 17 || Foto Roberto Fortuna/Museu Nacional da Dinamarca

A edição deste ano da Festa é dedicada aos povos originários. O escritor, professor, ator e ativista Daniel Munduruku proferiu a conferência de abertura, ontem, no Teatro Municipal. Um dos momentos mais aguardados do evento é o bate-papo sobre o Manto Tupinambá,  marcado para sexta-feira (10), às 16h, no mesmo local, com Cacica Valdelice, Jéssica Tupinambá e Diádiney Almeida.

Foi Valdelice quem se dirigiu, em carta do povo tupinambá, ao Museu Nacional da Dinamarca, relatando a importância da volta do Manto Tupinambá ao Brasil. A instituição europeia guardava a peça desde 1689, segundo registros oficiais, e o doou ao Museu Nacional no Rio de Janeiro. Para os tupinambá, o Manto é mais do que um objeto, segundo Valdelice.

“Os sonhos dos nossos ancestrais, que são também os nossos, seguem vivos. Amotara preservou em sua memória a lembrança da existência de um Manto Sagrado para o nosso povo. Nossos Mantos são ícones da nossa espiritualidade e, por isso, acreditamos que devem estar de pé e vivos, próximos ao seu povo de origem”, escreveu a liderança, na carta de 29 de julho de 2022.

Valdelice é líder de uma das 23 aldeias do povo tupinambá, que se estendem pelos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, no sul da Bahia. Desde 2009, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) concluiu o relatório de reconhecimento e delimitação do território indígena, que ainda aguarda a portaria declaratória do Ministério da Justiça.

Cabeleireiro de Itabuna está desparecido desde o início do mês
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cabeleireiro José Luiz Vieira Júnior, de 32 anos, que foi visto em Itabuna, no sul da Bahia, pela última vez na quinta-feira passada (2), embarcou em um ônibus interestadual com destino a São Paulo. O jovem não entra em contato com os familiares e amigos desde que saiu do bairro Jaçanã, na garupa de uma motocicleta. Preocupados, eles iniciaram buscas e conseguiram descobrir que Júnior, como é conhecido, comprou passagem para outro estado.

Carregando uma mala e bagagem de mão, o cabeleireiro José Luiz Vieira Júnior aparece nas imagens das câmeras de monitoramento no setor de embarque do Terminal Rodoviário de Itabuna. O jovem conversa com alguém e, depois embarca, sozinho, bem vestido e aparentemente tranquilo. Os familiares foram a procura das imagens depois que obtiveram informações de que o rapaz tinha adquirido uma passagem, na empresa Gontijo, e partido para São Paulo.

O embarque foi na na madrugada do dia 2. Eram por volta das 4h da madrugada quando o embarque ocorreu. As imagens das câmeras mostram que Júnior aguarda por algum tempo e, após a chegada do ônibus, conversa com uma pessoa, que tudo indica ser o motorista do ônibus. O profissional verifica a passagem e autoriza do passageiro.

A família, que pode respirar um pouco aliviada, segue preocupada com a falta de contato do cabeleireiro, tendo em vista que desconhece qualquer motivo que pudesse levá-lo a fazer uma viagem como dizer para onde estava indo. Por isso, segue em busca de novas informações que possam confirmar o destino dele e o seu estado de saúde. A maior dificuldade é que o telefone do jovem segue desligado.

Segundo Jerônimo, além de regular, Adab fomenta setor produtivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) antecipou que o Governo do Estado vai promover concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia. Ele fez o anúncio durante a entrega de 55 caminhonetes novas para os escritórios da Adab, nesta quinta-feira (9), em Salvador.

Escritórios da Adab recebem 55 caminhonetes novas

O concurso abrirá 120 vagas para engenheiros agrônomos, veterinários e profissionais de outras áreas. O objetivo, segundo Jerônimo, é fortalecer a atuação da Agência nos 27 territórios de identidade da Bahia. O Governo ainda divulgará mais detalhes sobre o certame.

Para o governador, a Adab não pode ser classificada somente como uma entidade coercitiva. “Nenhuma agência pública pode ser vista como agência apenas que pune. Ela deve punir quando necessário for. Mas é uma agência de fomento, que estimula, orienta e protege tanto quem produz quanto quem consome”, argumentou.

Autor da emenda, Pancadinha, à esquerda, entrega chave da ambulância ao prefeito Augusto Castro || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando Augusto Castro (PSD) era deputado estadual, obteve recursos e equipamentos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o Hospital de Base de Itabuna.

Para cada ato, os gestores à época agradeciam publicamente. Até mesmo na gestão do tido como nada republicano Fernando Gomes, seu adversário nas urnas em 2016 e 2020 na disputa pelo Centro Administrativo Firmino Alves.

Hoje, Augusto é o gestor de Itabuna.

Ontem, o prefeito estava no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para receber ambulância que o deputado estadual Pancadinha destinou ao município por meio de emenda impositiva.

Nas suas redes sociais, Augusto ignorou o papel de Pancadinha, seu provável adversário em 2024, e atribuiu a si o papel de articulação com o governo do estado para receber a ambulância.

Nos informes oficiais, inclusive no site do município, também foi omitido o papel do deputado estadual Pancadinha para assegurar a ambulância a Itabuna. O município tinha o dever de informar a origem – derivada de emenda de um deputado e ex-vereador do município.

No site da Prefeitura, entrega “apenas” com Augusto, Jerônimo, Roberta Santana e o vice-governador Geraldinho || Foto GovBA

Quem acompanha as redes do prefeito ou as oficiais, pode ter a impressão de que Augusto pediu a ambulância a Jerônimo Rodrigues. E o governador, de pronto, atendeu. Assim, sem intermediário.

O governo local omitiu, escondeu o papel do outro agente político local, hoje na Assembleia Legislativa por meio do voto.

Augusto, republicano em muitas de suas ações, parece ter optado pela pequenez neste episódio.

Em tempo: na foto acima aparecem Pancadinha, Jerônimo, Augusto e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Jequié traz mais de 100 vagas de emprego hoje || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 4 minutos

 

De Jequié, no sudoeste, a Porto Seguro, no extremo-sul do Estado, o SineBahia tem oferta de mais de 240 empregos, nesta quinta-feira (9), em várias áreas. O maior número de vagas vem de Jequié (107), seguido de Itabuna (70), Ilhéus (49) e Porto Seguro (19).

As vagas são exclusivamente para quem comparecer ao SineBahia nesta quinta-feira. O atendimento nas quatro unidades é assegurado a quem chega até as 15h30min, não esquecendo de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

O SineBahia atende no Shopping Central Park em Porto Seguro. Também fica em um shopping, o Jequitibá, a unidade de Itabuna. Em Jequié, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos. Confira todas as vagas em Leia Mais, abaixo.

Leia Mais