Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna sediará, no dia 14 deste mês, no Colégio Estadual em Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, no bairro Vila Anália, a segunda edição itinerante do projeto Educação é da Nossa Conta – Na Estrada. Essa iniciativa visa o aperfeiçoamento da execução das políticas públicas educacionais. Nesta edição serão ofertados 12 minicursos, sendo seis por turno, sobre os desafios e caminhos para melhoria da educação no estado da Bahia.

O professor universitário Anderson Santos e coordenadora pedagógica Aline Kazuko Sonobe estão entre os palestrantes

O projeto é uma iniciativa dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, dos Ministérios Públicos de Contas; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria Estadual de Educação.

Os minicursos abordarão temas como enfrentamento ao racismo e abuso sexual infantil; direitos humanos e a construção de sentidos sociais para gestão e construção de políticas públicas; financiamento da educação e o Fundeb permante; e controle social e participação na fiscalização da educação, dentre outros.

O evento será no dia 14 no Colégio de Tempo Integral

O evento visa proporcionar a formação e a troca experiências entre instituições públicas, autoridades municipais e a população. Estarão presentes representantes de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Entre os instrutores está a pedagoga do MP-BA, Iracema dos Santos Lemos, que é doutora em planejamento territorial e desenvolvimento social pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Além das capacitações, um servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estará à disposição durante todo o evento para atendimento técnico sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas. A programação completa está disponível no endereço eletrônico.

Entre os instrutores estão Aline Kazuko Sonobe, Coordenadora do Projeto Educação é da Nossa Conta do Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Anderson Santos, consultor do FNDE; a juíza da Vara Criminal de São Sebastião do Passé, Andréa de Souza Tostes; Iracema dos Santos Lemos, pedagoga no Ministério Público do Estado da Bahia; e Josival de Cristo Santos, auditor Estadual de Controle Externo do TCM/BA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *