Manifestação de catadores em Ilhéus, nesta segunda-feira || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Catadores de material reciclado fizeram uma manifestação pacífica, nesta segunda-feira (11), em Ilhéus, durante solenidade com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Eles querem que o Governo da Bahia intervenha no processo de criação da Cooperativa Recicla Ilhéus, para que possam voltar a trabalhar. A responsabilidade de criar a cooperativa é da Prefeitura de Ilhéus, segundo os manifestantes.

Segundo a catadora Soraia Lacerda, de 51 anos, 120 famílias estão vivendo com ajuda de custo de R$ 600,00 por mês desde setembro de 2022, quando o lixão do Itariri foi fechado. “A gente veio em busca da nossa cooperativa. A gente quer trabalhar”, disse ao PIMENTA.

Soraia e os demais manifestantes foram impedidos de entrar na área da Policlínica Regional de Ilhéus, inaugurada hoje (11). Conforme a equipe de segurança, os catadores estavam autorizados a entrar, mas sem os cartazes de protesto. “Queremos nossa cooperativa, governador”, dizia a mensagem em uma das cartolinas usadas no ato. Com outro cartaz, os manifestantes se dirigiram ao prefeito. “Marão, chega de promessas. Cadê a nossa cooperativa, prefeito?”.

“Marão, chega de promessas”, diz mensagem em cartaz || Imagem PIMENTA

COMPROMISSO

Ao chegar no local do evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) saltou do carro oficial e foi ao encontro dos catadores, com quem conversou por alguns minutos. O prefeito Mário Alexandre o acompanhou. Depois, Soraia Lacerda e mais três colegas foram autorizados a entrar na Policlínica para entregar o termo do acordo que previa a criação da cooperativa após o fechamento do lixão. Ouvida novamente pela reportagem, Soraia disse que o Governo do Estado se comprometeu a ajudar o município na formação da cooperativa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *