IPVA terá recuo de mais de 2% em 2024, segundo Sefaz-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia deverá ter IPVA médio 2,61% mais baixo no próximo ano, segundo projeção da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). O recuo é forçado pelos automóveis (4,25%) e utilitários (5,22%). Os proprietários de veículos poderão pagar o imposto à vista por pix ou parcelar.

O pagamento em cota única assegura 15% de desconto até 7 de fevereiro ou 8% se a quitação ocorrer até o vencimento da primeira parcela.  “O país vive um novo momento econômico, com uma série de indicadores positivos, e isto se manifesta também no menor custo do IPVA, sobretudo para os proprietários de automóveis e utilitários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ao explicar a queda no IPVA.

Este novo momento é refletido no estudo realizado pela Fundação de Pesquisas Econômicas – Fipe, responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, que considera os preços praticados em outubro de 2023. A tabela pode ser conferida no site sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica => IPVA => Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

Calendário completo do IPVA em 2024

Conforme a tabela, a queda do IPVA será menor para as motos, que terão o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos. Apenas os caminhões terão aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *