Deslizamento de terra na Tapera || Foto Danilo Mattos/Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre (PSD) decretou situação de emergência em Ilhéus, nesta quarta-feira (20), após a forte chuva que atingiu a cidade (confira imagens). Conforme a Defesa Civil, o município registrou 207 milímetros de chuva em menos de 12 horas. Isso equivale a uma média de 207 litros por metro quadrado. O temporal alagou ruas, casas e lojas. Ontem (20), a Sutran interditou a ladeira da Rua Café Filho, que dá acesso ao Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

Segundo a Prefeitura, a tempestade deixou 93 pessoas desalojadas e vários imóveis sem condições de habitação. Com base em previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, Ilhéus pode enfrentar mais 85 milímetros de chuva até domingo (24), véspera do Natal.

MEDIDAS EXCEPCIONAIS

O decreto autoriza a Prefeitura a dispensar licitação para fechar contratos com fornecedores de materiais e prestadores de serviço, desde que a despesas sejam ligadas ao enfrentamento da crise. Além disso, no caso das obras, elas não podem durar mais de 180 dias, contados a partir desta quarta. Também é proibida a prorrogação dos contratos para além desse período.

A medida também permite que a gestão convoque voluntários para reforçar as ações de resposta à emergência e faça campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. Além disso, os agentes da Defesa Civil estão autorizados a adentrar as casas sem o consentimento de proprietários, com o objetivo de prestar socorro às pessoas ou para determinar a desocupação dos imóveis. Esse tipo de ação excepcional se justifica em caso de risco de vida.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *