Obrigatoriedade começa na próxima terça-feira (26)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) informa que, a partir da próxima terça-feira (26), será obrigatória a apresentação de documento com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para a emissão da Carteira de Identidade (RG). A medida cumpre determinação da Lei Nacional 14.534/2023.

A comprovação do CPF pode ser feita com o cartão específico do documento, emitido com base na legislação anterior, ou do comprovante de situação cadastral ou inscrição no CPF. Também é possível usar outros documentos, como a própria Carteira de Identidade, a CNH ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os documentos podem ser apresentados em suas versões física ou digital. Segundo a Rede SAC, no caso do formato digital, a conferência do número do CPF será feita exclusivamente por meio de acesso ao documento no aplicativo do órgão emissor, utilizando o dispositivo móvel do solicitante no momento do atendimento.

Augusto autoriza início das obras do PAI em mais três bairros || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) autorizou o início das obras do Programa Acelera Itabuna (PAI) nos bairros São Pedro, Pedro Jerônimo e Daniel Gomes. A solenidade reuniu secretários, técnicos e vereadores no São Pedro, na noite desta quinta-feira (21), com a presença também de moradores do bairro. O trabalho começa na próxima quarta-feira (27).

De acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, coordenadora do PAI, a Prefeitura vai investir R$ 5.870,242 na pavimentação asfáltica de 20 ruas dos três bairros, além da recuperação da rede de iluminação pública com lâmpadas de LED. Até o momento, o Programa havia chegado ao Nova Ferradas, Nova Esperança e Ferradas. Nesses bairros, conforme a gestão municipal, serão pavimentadas 58 ruas.

A Prefeitura só reuniu condições para tocar os serviços porque teve suas contas ajustadas nos últimos anos, segundo o prefeito. “Como resultado desse esforço, conseguimos viabilizar financiamento para investimentos em obras e serviços junto ao Banco do Brasil e ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata [Fonplata]. Por isso, vamos fazer uma verdadeira revolução na busca do bem-estar dos itabunenses”, disse.

ANÚNCIOS

Augusto Castro reafirmou, diante dos moradores do São Pedro, o compromisso de reformar a praça da comunidade. “O bairro terá um equipamento público com a qualidade que vocês merecem e desejam”. O prefeito também anunciou a construção de uma escola no Daniel Gomes, seguindo os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e de um Centro Especializado em Saúde da Mulher no antigo imóvel do Sesp, no Centro de Itabuna.

Ubaitaba é um dos municípios com abastecimento prejudicado, informa Embasa
Tempo de leitura: 2 minutos

Interrupções e oscilações do fornecimento de eletricidade prejudicam o abastecimento de água em diversas cidades do interior da Bahia, informa a Embasa. O problema começou na quarta-feira (20), após as fortes chuvas que atingiram regiões do estado. A empresa alega que acionou a Neoenergia Coelba para verificar a parada dos equipamentos, mas a energia ainda não foi restabelecida em alguns sistemas.

“Mesmo com retorno da energia elétrica, o sistema de abastecimento, a depender de sua extensão e densidade populacional, leva de 24h a 72h para regularizar completamente o fornecimento de água para a população. Por isso, é importante que até que a normalização do serviço aconteça, as pessoas usem de forma criteriosa a água disponível nos reservatórios domiciliares”, diz Leonardo Góes, presidente da Embasa.

SISTEMA PARADO POR MAIS DE 24H

Alguns municípios como Mata de São João, Aurelino Leal, Maragogipe, Nilo Peçanha, Belmonte, Eunápolis e Ubaitaba ficaram mais de 24h com o sistema paralisado devido à falta de energia. “A Embasa vem monitorando a situação dessas localidades e, nos casos em que há viabilidade, utilizando geradores para que o fornecimento de água não seja totalmente interrompido”, esclarece o diretor de Operação do Interior, Gildeone Almeida.

A energia foi retomada na manhã de quinta-feira (21) em alguns pontos, a exemplo de: Paraguaçu-Milagres, que atende a municípios como Castro Alves, Santa Teresinha, Milagres, Itatim, Nova Itarana, Feira de Santana, Andaraí, Paulo Afonso, Santa Brígida e localidades rurais pertencentes também a outros municípios.

A ilha de Itaparica também teve o fornecimento afetado, assim como o sistema de Santo Antônio de Jesus, que atende ainda São Miguel das Matas, Dom Macedo Costa e Varzedo. Entre os sistemas ainda sem energia elétrica, Pojuca, Serrinha-Coité, Jeremoabo-Pedro Alexandre.

COELBA ANUNCIA REFORÇO DE EQUIPES

A Coelba anunciou, nesta quinta-feira, o reforço das equipes mobilizadas para atender ocorrências de queda de energia. Três mil profissionais da concessionária estão em campo, informa a empresa, em nota. Esse efetivo é três vezes maior que o de rotina, segundo a companhia.

Aclécia Silva, de 18 anos, foi vítima de colisão na BR-101 || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grave acidente tirou a vida da estudante e cantora Aclécia Silva dos Santos, de 18 anos. A moradora de Novo Horizonte, distrito de Ibirapitanga, estava na ambulância que bateu de frente numa carreta, nesta quinta-feira (21), na BR-101. No momento do acidente, o veículo da Secretaria de Saúde de Ibirapitanga seguia para a sede do município.

Aclécia morreu no local. Outra pessoa que estava na ambulância foi levada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Segundo informações, a carreta teria invadido a contramão, e a ambulância acabou batendo no fundo do veículo pesado.

Colisão destruiu ambulância || Foto Ubatã Notícias

A colisão destruiu a ambulância. Não há informações sobre o estado de saúde das outras pessoas a bordo do veículo.

Aclécia era uma jovem promessa da música gospel. No mês passado, lançou o primeiro clipe da carreira, produzido pela gravadora Kairós. Com Ubatã Notícias.

HRCC promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A terceira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, discutiu a cultura do assédio e as formas de combatê-la. O tema foi escolhido em consonância com a Portaria nº 4.219/2023, que acrescentou a prevenção de assédio às atribuições da agora Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa).

A coordenadora do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho do HRCC, Bruna Sobral, explica que, neste ano, os treinamentos dos funcionários passou a incluir conteúdo e atividades voltados para o combate das diferentes formas de violência no ambiente de trabalho, inclusive o assédio sexual.

Nos dois dias da Semana Interna, 14 e 15 de dezembro, os colaboradores do Hospital receberam, também, orientações o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ambiente hospitalar. Além disso, os técnicos de Enfermagem Pablo Micael e Rose Maria apresentaram informações básicas sobre doenças sexualmente transmissíveis. Já a palestra da psicóloga Juliana Campos abordou como o assédio moral pode se manifestar nas relações de trabalho.

Para Raivanci Arrais, presidente da Cipa, o resultado da Semana Interna de Prevenção de Acidentes é positivo. “Distribuímos cartilhas para os colaboradores com as informações sobre o tema. Além disso, mais uma vez, estivemos juntos pela prevenção dos acidentes de trabalho”, concluiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou aumento na cobertura vacinal de sete das oito vacinas recomendadas no calendário infantil para crianças com um ano de idade, com destaque para os números da difteria, tétano e coqueluche (DTP), cujos índices saltaram de 63% em 2022 para 81% em 2023, o que representa um aumento de 18 pontos percentuais.

O estado também ampliou as coberturas da primeira dose de tríplice viral, que, neste ano, alcançou 89%, o que representa um crescimento de 13,1 pontos percentuais em relação a 2022, e da vacina contra hepatite A, que saiu de 68%, no ano passado, para 83,7% neste ano. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022.
No estado, o mesmo ocorreu com as vacinas de poliomielite, que registraram aumento de 14,4 pontos, com taxas que passaram de 63,1% no ano passado a 77,5% em 2023, e meningocócica, que registrou 83,3% de cobertura neste ano, com aumento de 11,3 pontos em relação ao ano passado, cujo número foi 71%.

Também foi registrado o aumento das aplicações de vacinas contra febre amarela, indicada aos nove meses de idade, que passaram de 60,7% em 2022 para 71,6% em 2023, com aumento de 10,9 p.p, e da pneumocócica, que aumentou para 68,2% neste ano ante 67,4% no ano passado. O Ministério da Saúde ainda aponta que a Bahia é uma das quatro unidades da federação que, neste ano, aumentaram a cobertura para todas as vacinas recomendadas para bebês de 2 a 6 meses de idade.

SineBahia em Ilhéus funciona no SAC, que atende na Eustáquio Bastos, no Centro
Tempo de leitura: 2 minutos

A sexta-feira que antecede este Natal também é de oportunidades para quem está buscando emprego em Ilhéus, no sul do estado. De acordo com o SineBahia, há 23 vagas, hoje (22), no município sul-baiano, em várias áreas.

São oportunidades para professores de três áreas, engenheiro eletricista, vendedor, chapeiro, cozinheiro e ajudante de cozinha, dentre outras.

Com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, os interessados devem se dirigir ao SineBahia, na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais