Dr. Ruy dá nome a avenida na zona sul de Ilhéus || Fotos José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

Falecido há dois anos, o médico Ruy Carlos Carvalho Santos (1950-2021) será mais uma vez lembrado por amigos e familiares. Nesta terça-feira (9), data em que completaria 74 anos, às 16h, será descerrada a placa que denomina a Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada na zona sul de Ilhéus.

A Avenida Vereador Ruy Carvalho compreende o trecho iniciado à direita da BA-001, a partir do posto de combustíveis, até a esquina da hamburgueria Manero, onde ocorrerá o ato em homenagem póstuma a Dr. Ruy, personalidade médica e política de destaque da recente história da cidade.

A denominação da Avenida Vereador Ruy Carvalho, localizada no São Francisco, partiu de iniciativa da vereadora Enilda Mendonça (PT), com assessoria do memorialista José Nazal, cujo projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Poder Legislativo. A Lei 4.164 foi sancionada, pelo prefeito Mário Alexandre (PSD), no dia 9 de junho de 2022. O código postal do logradouro é 45.655-098.

Av. Dr. Ruy Carvalho aparece sombreada em foto de José Nazal

TRAJETÓRIA

Ruy Carlos Carvalho Santos faleceu em 28 de dezembro de 2021, após internação no Hospital São José, por complicações de saúde advindas de uma forte gripe. Formado em Medicina e especialista em pneumologia, Ruy exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde no primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (1983-1988), tendo iniciado a vida pública comprometido com a democratização e expansão dos serviços de saúde.

Foi eleito vereador, em 1988, pelo PSB. No pleito municipal seguinte, de 1992, candidatou-se a prefeito de Ilhéus também pelo PSB, tendo como vice Nelson Simões (PT). Voltaria a disputar a Prefeitura de Ilhéus, pelo PT, em 2004 e 2008. Além disso, dirigiu o extinto Hospital Regional Luiz Viana Filho, de 2005 a 2008.

De perfil democrático e ideais socialistas, o ex-vereador sempre atuou como militante político combativo, intransigente na defesa da saúde, da educação e cultura e da justiça social. Após a aposentadoria, dedicou-se à Medicina do Trabalho. Era casado com a ex-auditora federal do Trabalho Elísia França. Deixou cinco filhos (Rafael, Joana, Luiza, Gabriel e Mateus) e quatro netos (Laura, Davi, Miguel e Henry – que ele não conheceu).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *