Projeto Férias nas escolas estaduais será lança nesta quarta-feira em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, lança nesta quarta-feira (10), a partir das 7h30min, em Itabuna, Férias na Escola com mais Sabor e Saber. O projeto oferecerá oficinas e outras atividades para 120 mil estudantes da rede estadual de ensino em cerca de 500 escolas na Bahia. A solenidade será no Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológica de Itabuna. Quatro mil monitores voluntários do Educa Mais irão ministrar as oficinas para os alunos.

As atividades do projeto começam hoje (10) e vão até o próximo dia 31. A proposta, reforça a SEC-BA, é fortalecer o vínculo e a participação estudantil, a partir do potencial artístico e cultural de cada localidade. As oficinas vão acontecer das 7h às 13h, período em que será oferecida, também, alimentação para todos os participantes, com duas refeições diárias.

Adélia Pinheiro lança projeto em escola de Itabuna

O Programa será lançado, simultaneamente, no Colégio Estadual em Tempo Integral Professora Noêmia Rego, em Valéria, na capital; Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa; Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues; Colégio Estadual José Vicente Leal, em Araçás; e Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra do Choça.

Também integram o lançamento simultâneo o Colégio Estadual Quilombola de Tempo Integral da Bacia do Iguape, em Cachoeira; Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Camaçari; Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana; Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, em Lauro De Freitas; Colégio Estadual Ministro Oliveira Brito, em Olindina; e no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença.

Érder foi atropelado enquanto fazia uma corrida em Buerarema
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem não resistiu aos ferimentos depois de ser atropelado por uma carro, no final da tarde desta terça-feira (9), no KM 526 da BR-101, em Buerarema. Testemunhas relataram ao PIMENTA que Éder Argolo Martins, de 32 anos, fazia uma corrida pelo acostamento da rodovia quando foi atingido pelo veículo, uma Volkswagen Parati, placa KDK-368. O motorista fugiu local do acidente sem prestar socorro.

Câmera de segurança de um estabelecimento comercial mostra que o motorista perde o controle do do veículo, sai da pista e atropela Éder Argolo no acostamento, no outro lado da rodovia. A imagem mostra o carro indo para a mão contrária, mas não fica claro se o motorista perdeu o controle numa tentativa de ultrapassagem a uma carreta que aparece nas imagens logo em seguida.

Amigos relataram que Éder Argolo costumava fazer caminhadas e corridas pelo acostamento da pista nos finais de tarde.

O corpo do jovem será removido para o Departamento de Polícia Técnica em Itabuna. Ainda não foram divulgados local do velório e horário de sepultamento, que deverá ocorrer nesta quarta-feira (10).

 

Central foi atingida por incêndio no dia 1º de janeiro || Foto GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia entregou, nesta terça-feira (9), equipamentos para reforçar o trabalho de reconstrução da Central de Triagem e Coleta Seletiva de Itabuna, que teve sua sede destruída por incêndio no primeiro dia deste ano. Representaram o governador Jerônimo Rodrigues (PT) os secretários Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego Renda e Esporte) e Eduardo Sodré (Meio Ambiente), além da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso.

Equipamentos reforçam retomada da coleta seletiva || Foto GOVBA

Os itens entregues incluem 38 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma prensa hidráulica e dois carros elétricos compactos. Nos próximos dias, a Central irá receber uma balança eletrônica, 40 cadeiras, dez mesas plásticas, dois carros para movimentação de cargas, 15 luminárias de emergência, uma geladeira e um fogão.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para Tatiana Velloso, as centrais de triagem, como a de Itabuna, também são instrumentos de educação ambiental. “Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas iniciativas são essenciais para a geração de emprego e renda para os catadores de material reciclável”, acrescentou.

A ação incluiu, ainda, a entrega de 60 cestas básicas do programa Bahia Sem Fome, que continuarão sendo entregues por um período de quatro meses. “Não podemos esquecer que, por trás dos equipamentos e das ações técnicas, há vidas, famílias, que dependem dessas operações”, lembrou Tiago Pereira, coordenador da iniciativa do Governo do Estado.

SEGURANÇA

De acordo com o secretário Davidson Magalhães, os equipamentos terão um importante papel no trabalho desenvolvido pelos catadores. “A prensa hidráulica, os carros elétricos compactos, os EPIs e outros itens não apenas otimizam as operações na Central, mas proporcionam condições de trabalho mais seguras e eficientes”, disse. O ato também contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD).

O Governo do Estado faz estudos para a construção de uma nova sede para a Central de Triagem.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

 

Um exemplo recente da importância da Gestão da Segurança da Informação foi o caso de fraude no programa Desarma, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi revelado pelo programa Fantástico, da TV Globo, no dia 8 de janeiro de 2024

 

Artur Olsen Cortes

A segurança da informação é um assunto cada vez mais relevante e urgente no mundo atual, onde a troca de dados e informações é constante e essencial para o funcionamento de diversas atividades e serviços. No entanto, essa troca também traz riscos e desafios, como a possibilidade de vazamentos, perdas, fraudes, ataques cibernéticos e outras ameaças que podem comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e informações.

Um exemplo recente da importância da Gestão da Segurança da Informação foi o caso de fraude no programa Desarma, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi revelado pelo programa Fantástico, da TV Globo, no dia 8 de janeiro de 2024. Segundo a reportagem, um técnico de informática que prestava serviços à Polícia Federal usou a senha de um policial para falsificar devoluções de armas de fogo no sistema do programa, que paga uma indenização a quem entrega voluntariamente armas para serem destruídas. O técnico teria desviado cerca de R$ 11 milhões dos cofres públicos, aplicando o golpe mais de 27 mil vezes, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022.

Esse caso mostra como a falta de uma gestão adequada da segurança da informação pode gerar prejuízos financeiros, danos à imagem e à reputação da organização. Por outro lado, uma gestão efetiva da segurança da informação pode trazer benefícios como: proteger a capacidade de funcionamento da organização; permitir o funcionamento seguro das aplicações da organização; proteger os dados que a organização trata, cumprindo as normas legais e regulatórias, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); reduzir riscos e garantir a continuidade dos negócios.

Para isto, é preciso que a gestão da segurança da informação faça parte da cultura da organização, envolvendo todos os níveis hierárquicos. Além disso, é preciso que a gestão da segurança da informação seja baseada em um ciclo de melhoria contínua, seguindo as etapas de planejamento, execução, verificação e ação (PDCA).

Dentre as principais ferramentas e metodologias que podem auxiliar a gestão da segurança da informação, destacam-se: Política de Segurança da Informação, Política de Senhas e Política de Backup.

A gestão da segurança da informação é um processo fundamental para proteger os ativos de informação de uma organização, bem como para garantir a sua competitividade, credibilidade e sustentabilidade no mercado. A gestão da segurança da informação requer o envolvimento e o comprometimento de todos os membros da organização, bem como o uso de ferramentas e metodologias adequadas para planejar, executar, verificar e melhorar continuamente a segurança da informação.

Dia 28 de janeiro de 2024 é comemorado o dia Internacional da Proteção de Dados. Que tal comemorarmos aproveitando para rever os processos de nossa organização?

Artur Olsen Cortes é gestor de TI e DPO.

Geovane e Lázaro se afogaram em Ipiaú || Reprodução Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois adolescentes perderam a vida após serem arrastados pela correnteza do Rio de Contas, em Ipiaú. Eles foram identificados como Lázaro Nogueira dos Santos, de 17 anos, e Geovane Moreira de Jesus, de 15. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira, quando as vítimas se divertiam com uma boia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um rapaz de 21 anos também foi arrastado, mas conseguiu se segurar em uma pedra e sobreviveu. O nome dele não foi divulgado. Os socorristas encontraram Lázaro ainda vivo, horas depois. Ele recebe os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), porém faleceu no Hospital Geral de Ipiaú.

Os bombeiros localizaram o corpo de Geovane nesta terça-feira (9). O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para encaminhar os corpos para necrópsia. Não há informações sobre o sepultamento das vítimas.

Os três jovens brincavam em uma área onde a correnteza é mais forte, capaz de arrastar a boia velozmente pelo leito do rio. Outras mortes por afogamento já foram registradas no mesmo local. Com informações do Giro Ipiaú

Luiz Caldas e Saula encantam o público em show intimista || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto Beem Trancoso estreou, em grande estilo, com o show Luiz Caldas & Saulo, que lotou o Teatro L’Occitane, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. A pegada intimista da apresentação aproximou o público dos artistas, em diálogo com o cenário deslumbrante.

De acordo com a empresária Manuela Berbert, uma das produtoras do evento do último dia 3, foi um encontro fino de dois dos maiores expoentes do Axé Music com uma plateia acalorada, que cantou junto com eles do início ao fim do espetáculo.

Dupla embalou público com show intimista

Além da Manu Berbert Produções, o Projeto Beem Trancoso é tocado pela Carambola Produções, da empresária Milena Leão. Também teve o apoio de empresas regionais, a exemplo do próprio Teatro L’Occitane, DaGraça Hotel, Rádio Nativa FM, Resort Arcobaleno, Casa Rabanete, SignSul e Nordeste Serviços e Eventos.

Confira vídeo.

É possível acompanhar as novidades sobre as próximas edições do Projeto Beem Trancoso pelo Instagram (@beemtrancoso).

Procon aponta materiais cuja exigência é abusiva || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Itabuna (Procon) chama a atenção de pais e responsáveis por alunos sobre os cuidados necessários para evitar abusos na hora da matrícula. O órgão divulgou, nesta terça-feira (9), uma série de itens que costumam ser cobrados, indevidamente, nas listas de material escolar.

Os materiais considerados abusivos são: álcool, argila, balde de praia, bolas de assoprar, brinquedo, bastão de cola quente, algodão, canudo, canela para lousa, carimbo, balões e cartolina. Esses itens são apenas exemplificativos.

CONTRATO DE MATRÍCULA

A diretora de Secretaria do Procon, Indaiá Higino, recomenda que os responsáveis pelos estudantes prestem atenção aos detalhes contratuais. Segundo ela, os contratos de matrícula devem prever todos os materiais escolares exigidos pela escola. Também são obrigados a indicar as atividades extracurriculares e esclarecer se elas são incluídas na mensalidade ou se vão gerar novas despesas.

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, neste ano, o preço médio do material escolar deve subir de 7% a 9%. Já as matrículas devem ficar até 12% mais caras.

O Procon de Itabuna disponibiliza telefone de contato para orientar os cidadãos. O número é (73) 3613-5210. Também é possível buscar atendimento presencial, na sede do órgão, na Rua Comendador Firmino Alves, nº 10, esquina da Praça Olynto Leone, Centro.

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das coisas que mais gosto no programa é sua capacidade de otimizar recursos já existentes na máquina pública em benefício da comunidade.

 

Jerônimo Rodrigues

As férias escolares na Bahia estão ganhando um novo significado com o lançamento do projeto “Férias na Escola com mais Sabor e Saber”, uma iniciativa do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Educação (SEC).

Famílias, comunidades do entorno escolar, voluntários e equipes técnicas envolvidas com o propósito de enriquecer o dia a dia dos estudantes da rede pública durante esse período. Entre os dias 10 e 31 de janeiro, será oferecida a milhares de jovens uma combinação de diversão, aprendizado e descontração, além de um mergulho nas manifestações culturais tradicionais de cada região da Bahia. As atividades ocorrerão nas unidades da rede estadual de educação.

Todos os inscritos poderão fazer duas refeições diárias na escola. Para que a participação dos alunos seja ampla, garantindo inclusão e acessibilidade ao programa, serão disponibilizados também ônibus de transporte escolar. A expectativa é que mais de 120 mil estudantes de 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) sejam beneficiados com esta iniciativa. É um programa que não parte do zero. Na realidade, é uma expansão do bem-sucedido “Educa Mais Bahia”, que realiza oficinas educativas durante o ano letivo.

O “Férias na Escola com mais Sabor e Saber” oferece oficinas em cinco eixos principais: Cultura Corporal, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Esporte e Lazer e Recomposição de Aprendizagem. Cada uma dessas áreas é projetada para não só entreter, mas também educar e inspirar. Os estudantes terão a oportunidade de participar de uma variedade de atividades, desde esportes e jogos até formas de arte como dança, teatro, artesanato e cinema, refletindo as ricas tradições culturais da Bahia.

O programa tem a intenção de ocupar o tempo ocioso dos jovens com atividades artísticas, esportivas e científicas. Esse acolhimento do estado contribui para o fortalecimento de uma cultura de paz, favorecida pelo envolvimento das famílias, da comunidade e dos mais de quatro mil voluntários participantes. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também se integrará com atenção especial no entorno das cerca de 500 unidades escolares que farão parte do projeto.

É importante ressaltar que este modelo de projeto só é possível, hoje, devido à requalificação da estrutura física das escolas públicas baianas, na qual o governo vem fazendo um dos seus maiores investimentos. Os novos colégios são espaços muito mais atrativos para os estudantes com seus teatros, bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros equipamentos.

A importância desse projeto vai além da simples oferta de atividades de férias. Representa um investimento na formação integral dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de aprender e crescer de maneira divertida e intensa. Ao promover a recuperação de aprendizados em áreas acadêmicas essenciais e ao mesmo tempo enfatizar o bem-estar físico e emocional, o “Férias na Escola com mais Sabor e Saber” surge como uma medida educacional inovadora e útil na vida escolar dos jovens.

Ao fazer a inscrição, os estudantes têm a liberdade de escolher as atividades que mais lhes interessam, garantindo que cada participante tenha uma experiência única e enriquecedora. A iniciativa não só mantém os jovens engajados e ativos durante as férias, mas também os conecta com sua comunidade e herança cultural de maneira profunda e duradoura.

Uma das coisas que mais gosto no programa é sua capacidade de otimizar recursos já existentes na máquina pública em benefício da comunidade.

É assim, priorizando o bem-estar das pessoas, que estamos construindo a nova Bahia do presente e também para o futuro.

Jerônimo Rodrigues é governador da Bahia e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Mostra do STF revela reconstrução após atos golpistas de 8 de Janeiro || Foto José Cruz/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre ao público nesta terça-feira (9) a exposição Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia, com imagens da depredação do prédio e do trabalho de recuperação de móveis e objetos. 

A exposição fica aberta ao público no horário das 13h às 17h, no térreo do edifício-sede do Supremo.

Ao inaugurar a exposição, nessa segunda (8), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou a importância de “manter viva a memória” do 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes do Três Poderes, em Brasília.

No Supremo, os trabalhos de limpeza, recuperação e restauro começaram logo após os atentados, mostra a exposição recém-inaugurada. Foi uma corrida contra o tempo, com o objetivo de viabilizar a abertura do ano judiciário em 1° de fevereiro de 2023..

A mostra inclui os “pontos de memória”, que expõem peças danificadas e fragmentos da violência em locais de maior circulação de pessoas. Um dos mais simbólicos desses pontos é o busto avariado de Ruy Barbosa, patrono da advocacia brasileira, que fica próximo à entrada do plenário.

“O objetivo é que os fatos vivenciados sejam parte da memória institucional do Supremo, para que o episódio jamais seja esquecido e tampouco se repita”, disse o tribunal em nota.

Segundo estimativa oficial, os danos causados ao acervo e ao prédio custaram aproximadamente R$ 12 milhões aos cofres públicos. Ao todo, foram 951 itens furtados, quebrados ou completamente destruídos. Somente com a reconstrução do plenário foi necessário gastar R$ 3,4 milhões, incluindo troca de carpetes e vidraças.

Entre as peças restauradas estão itens simbólicos do acervo, como o Brasão da República, a escultura em bronze A Justiça, de Alfredo Ceschiatti e o quadro Os Bandeirantes de Ontem e de Hoje, do artista plástico Massanori Uragami.

Foram perdidos 106 itens históricos considerados de valor inestimável, como esculturas e móveis que não puderam ser restaurados e não podem ser repostos. Com informações d´Agência Brasil.

Saiba quando comunidades rurais de Uruçuca recebem serviço médico neste mês
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca publicou, nesta terça-feira (9), o cronograma de atendimento nas comunidades rurais do município ao longo deste mês. Hoje (9), o serviço é ofertado na Fazenda Santo Antônio, no ramal do Banco Central. Na terça-feira da próxima semana (16), será a vez da Fazenda Vitória (antiga Fazenda São Benedito), no ramal de Taboquinhas.

O serviço itinerante de saúde chega, no dia 23, ao ramal do Curisco, na Igreja Assembleia de Deus. O último atendimento deste mês está marcado para 30 de janeiro, na Fazenda Leolinda.

SineBahia em Ilhéus funciona no SAC, que atende na Eustáquio Bastos, no Centro
Tempo de leitura: 4 minutos

Empresas dos segmentos de hipermercado, de hotelaria e de serviços lideram as mais de 67 ofertas de vagas de trabalho em Itabuna, Ilhéus, Itajuípe e Jequié nesta quarta-feira (9), de acordo com o SineBahia.

Assim como nas duas últimas semanas, Ilhéus lidera em número de vagas. São 26 oportunidades em várias áreas, seguida por Itabuna (21)  e Jequié (20). Quem reside em Itajuípe, também pode disputar duas das vagas no SineBahia em Ilhéus.

Para o cadastramento, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de curso de qualificação na área desejada, caso possua. As unidades do SineBahia nos três municípios atendem a quem chegar, pelo menos, até as 15h30min, mas é recomendável não deixar para a última hora.

ONDE SE CADASTRAR?

A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Já a unidade de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Jequié, o SineBahia funciona na Avenida Rio Branco, Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas de hoje (9).

Leia Mais