Abertas as inscrições para concursos nas unidades do Senai Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para 111 vagas gratuitas para cursos de Aprendizagem Industrial Básica no sul e extremo-sul da Bahia. Essas oportunidades são para os municípios de Eunápolis (35), Ibirapuã (35) e Ilhéus (41).

Além de Ilhéus, Eunápolis e Ibirapuã, há vagas em Alagoinhas (32), Barreiras (55), Camaçari (68), Feira de Santana (57), Ibotirama (30), Iraquara (25), Luís Eduardo Magalhães (30) e Salvador [unidades Cimatec (44) e Dendezeiros (16)]. No total, o Senai Bahia está oferecendo 616 vagas gratuitas de cursos de Aprendizagem Industrial Básica em 15 municípios.

Podem concorrer às vagas jovens com idades entre 14 e 21 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou tenham concluído o ensino médio. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet, no site do Senai, até o dia 31 deste mês de janeiro, ou até atingir o número de vagas ofertadas.

As vagas são para cursos de Assistente Administrativo e Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. Para saber quais cursos são oferecidos em cada município, os candidatos devem acessar o site do Senai Bahia, onde também encontram o edital com todas as informações sobre o processo seletivo. O início dos cursos está previsto para fevereiro.

Os alunos dos cursos de aprendizagem industrial podem ser contratados na condição de jovem aprendiz, de acordo com demanda das indústrias.

Edson Gomes e Heitor Costa confirmados no carnaval de Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos primeiros municípios baianos a informar a realização do carnaval deste ano, Itacaré  anunciou, na quinta-feira (11), mais uma atração para a folia, confirmando a tradição de oferecer diferentes gêneros musicais aos amantes da grande festa popular do Brasil. O cantor Edson Gomes, o maior nome do reggae nacional, agitará nativos e turistas que devem lotar a Praça São Miguel e orla da cidade do sul da Bahia, no período de 9 a 13 de fevereiro.

Cantor e compositor baiano, nascido no município de Cachoeira, no Recôncavo do estado, Edson Gomes tem mais de 50 anos de carreira, levando ao público canções com mensagens de amor, crítica à corrupção, mazelas e às desigualdades sociais. Dentre os grandes sucessos do artista estão “Campo de Batalha”, “Reviravolta”, “Ovelha ”, Dance “Reggae”, “Traumas”,  “ Malandrinha” e “Rasta”.

Quem também está confirmado no carnaval de Itacaré é o cantor Heitor Costa, “estourado” principalmente no Norte/Nordeste. Entre os sucessos tocados nos shows do artista estão “Acabei de Terminar” e “Mala dos Portas Mala”, que invadiu os bares paredões. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, as demais atrações da folia serão divulgadas nos próximos dias.

Expectativa dos empresários é de ocupação de 100% de hotéis e pousadas na semana de carnaval. O município atrai tanto quem busca agitação, quanto os amantes da natureza, que têm entre tantas opções as belas praias, trilhas e cachoeiras.

Estabelecimentos são punidos por poluição sonora
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começou a valer hoje (12) a suspensão de 60 dias dos alvarás de sonoridade do Rubens Bar e do Camarote do Kennedy, localizados na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, em Itabuna. A medida foi determinada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seop), após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

De acordo com a Prefeitura, os dois bares são alvo de reclamações recorrentes por poluição sonora. A Seop chegou a promover reuniões com os proprietários, mas o problema continuou.

A decisão da Secretaria autoriza que servidores municipais exerçam o poder de polícia, em caso de descumprimento da suspensão. Também alerta que os estabelecimentos poderão ter aparelhos de som apreendidos, se desrespeitarem a restrição. A medida, segundo a Prefeitura, demonstra respeito ao bem-estar coletivo.

Propaganda do BC exalta disseminação do PIX || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 4 minutos

Preciso me atualizar, passando pelo Artigos para Beber e o ABC da Noite, para saber se José Eduardo e o Caboclo Alencar já aderiram ao PIX.

 

 

 

 

 

 

 

Walmir Rosário

Se tem uns serviços prestados aos brasileiros que temos que tirar o chapéu são os bancários, mas somente em termos de avanço tecnológicos, que fiquem bem claro, para que eu não tenha problemas no futuro com bate-bocas inexplicáveis. Longe de mim perder tempo e gastar meus nervos com altercações que não levam a nada a não ser no desgaste físico e emocional com bobagens.

Dadas as devidas explicações, leio sempre que o Brasil – ou melhor, os bancos brasileiros – estão na vanguarda internacional quando o assunto é informática e segurança bancária na prestação de serviços aos clientes. Não poderia deixar de esclarecer, de pronto, que custam os olhos da cara – do cliente, é claro – para o gáudio dos riquíssimos banqueiros, sempre ávidos pelo nosso escasso dinheiro.

E aí, de forma desavisada, vem o Banco Central e cria o PIX, meio de transferência rápida, imediata, na mudança de t

itularidade dos nossos reais, desde que se encontrem dormitando nas contas bancárias. Melhor de tudo, de graça, sem as pesadas taxas e prazos decretados pelos bancos, sob a complacência do Banco Central, um aliado de todas as horas do sistema bancário, antes de sua autonomia.

E o PIX caiu em cheio no gosto do povo, apesar dos golpes aplicados pelos larápios cibernéticos. Uma ameaça aqui, outra acolá e o PIX seguiu seu caminho, mesmo a contragosto dos banqueiros, que não viam a hora de começar a cobrar pesadas taxas. Como o Banco Central não se amofinou, os banqueiros trataram logo de inventar serviços agregados ao PIX, oferendo dinheiro emprestado para quem não tinha a essencial provisão de fundo para a transferência.

Pela primeira vez os clientes aplicaram e encaixaram socos certeiros no queixo do sistema bancário. Se o pagador gostou do serviço, mais ainda os donos de estabelecimentos comerciais, que poderiam receber o pagamento sem destinar uma polpuda parte aos cartões, com a vantagem imediata de ter o resultado da venda creditado na sua conta bancária, ampliando o saldo bancário.

O PIX caminhou com suas próprias pernas (?) e podemos ver as plaquinhas de “aceitamos PIX” não só nos estabelecimentos comerciais, sejam qual o tamanho, mas e também nos empreendedores pelas diversas ruas e cruzamentos da cidade. Dando uma busca pela internet, consegui ver – até mesmo – pedintes exibindo suas placas de adesão ao serviço de transferência criado pelo Banco Central, com a finalidade de evitar a desculpa de “não tenho trocado”.

No mês passado, em Florianópolis, uma senhora de idade bastante avançada nos abordou no carro oferecendo uns docinhos, por três reais, cada. Agradecemos e recusamos a compra e ela não se deu por vencida: “Se não tem trocado, não tem problema, eu recebo pelo PIX”. Mas eis que chega nosso filho e partimos para outra avenida sem completarmos a relação de negócio com a empreendedora.

Não é comum eu circular por aí com dinheiro no bolso, a depender de onde vou e o que vou fazer. De acordo com minhas visitas, levo alguns trocados no bolso para o devido pagamento em dinheiro, reais em espécie. E um desses locais sempre foi o ABC da Noite, para minha satisfação e gozo das conceituadas batidas elaboradas pelo alquimista do Beco do Fuxico, Caboclo Alencar.

Como não tenho ido com frequência a Itabuna e, consequentemente, ao Beco do Fuxico, para o devido reconhecimento, preciso me atualizar, passando pelo Artigos para Beber e o ABC da Noite, para saber se José Eduardo e o Caboclo Alencar já aderiram ao PIX. Somente a título de lembrança, o Caboclo já frequentou escola de informática, em busca de conhecimentos cibernéticos. Daí para o PIX é um pulo.

Outra pesquisa que pretendia fazer – também in loco – seria na Confraria d’O Berimbau, onde o assunto ganhou destaque anos passados em relação aos cartões de crédito, isso, ainda, na administração de Neném de Argemiro e que ganhou destaque no jornal Tabu. De início, Neném não disse que sim nem que não, o que resultou numa assembleia, na qual nada ficou definida.

Com o fechamento d’O Berimbau, perdemos uma ótima fonte de pesquisa para saber da satisfação do cliente e do comerciante sobre o PIX como meio eficiente no pagamento de cachaças, cervejas e outras iguarias etílicas. Mesmo com minha pesquisa incompleta, poderei ter uma base da aceitação pelos donos de botequins, que hoje simplesmente deixaram de ouvir aquele sonoro aviso do cliente ao ir embora: “Some minha conta e tome no assento”.

Traduzindo: “Veja quanto devo e anote no caderno que pago depois, quando Deus mandar um bom tempo”. Com o PIX os cadernos de fiado vão deixando de existir e cairá por terra mais uma cultura popular. Dia desse cheguei num tradicional bar em Canavieiras e na hora de acertar a conta, o proprietário me apresentou uma folha de papel-ofício com um desenho chamado “QR code” e mandou que apontasse a câmera do celular para pagar com o competente PIX.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e autor d´Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Danilo e Clealine eram casados || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça recebeu denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra Danilo Cruz da Silva, de 43 anos, acusado de matar a esposa, Clealine Santos Andrade, 38, no dia 27 de dezembro passado, no bairro Hernani Sá, em Ilhéus (relembre). Agente de trânsito do município, ele foi detido em flagrante, pela Polícia Militar, e teve a prisão convertida em preventiva.

Ao receber a denúncia, o juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, titular da Vara do Júri de Ilhéus, considerou que a acusação do MP, baseada nas investigações policiais, tem elementos suficientes para o início da ação penal por crime doloso contra a vida.

“O inquérito contém depoimentos que indicam autoria e laudos técnicos que delineiam a possibilidade de ocorrência material da conduta descrita na peça acusatória”, escreveu o magistrado na decisão da última segunda-feira (8).

Danilo está no Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, numa área separada dos outros presos. Na semana passada, ele recebeu visita de colegas da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran). Clealine foi sepultada no Cemitério Reviver Parque, na mesma cidade. Ela era funcionária do Hospital Regional Costa do Cacau.

Carlos Vieira também confirmou PDV da Caixa || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Vieira, confirmou que o banco vai abrir 4 mil vagas em um concurso neste ano. O pronunciamento foi feito em vídeo divulgado para os funcionários da instituição, nesta sexta-feira (12). A preparação do certame já havia sido anunciada em 2023.

Serão 2 mil vagas para técnico bancário, que exige apenas Ensino Médio, e outras 2 mil para profissionais com formação superior na área de tecnologia da informação. A data de publicação do edital ainda não foi divulgada.

Carlos Vieira também confirmou, nesta sexta-feira, o novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) da estatal. Atualmente, a empresa pública tem 87 mil servidores.

João, o Cenoura, é principal suspeito de assassinar Fernanda. Ele foi ouvido e liberado nesta segunda-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O soldado da policial militar João Wagner Madureira é o principal suspeito de assassinar Fernanda dos Santos Ferreira, de 23 anos, na madrugada de ontem (11), em Ilhéus. A mulher foi baleada na cabeça no Posto Renascer, próximo à Praça Cairu, no Centro. Câmera de segurança gravou o crime (veja aqui).

A jovem chegou a ser entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Costa do Cacau, mas havia perdido muita massa encefálica e não resistiu.

Conhecido como João Cenoura, o suspeito é procurado pela Polícia Civil. Segundo informações, há poucos anos, ele sobreviveu a um câncer.

A família de Fernanda aguarda a liberação do corpo para fazer o sepultamento, na tarde de hoje (12), no Cemitério do Basílio. Uma campanha arrecadou dinheiro para cobrir as despesas do enterro.

MOTIVAÇÃO

A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre a motivação do crime, que é investigado como feminicídio, pois o suspeito e a vítima teriam um relacionamento afetivo. Com informações do Fábio Roberto Notícias.

Imagem Labfin/Provarfia
Tempo de leitura: 2 minutos

Os microempreendedores individuais (MEI) que foram excluídos do Simples por débitos com a Receita Federal têm até 31 de janeiro para regularizar sua situação e pedir o reenquadramento. A consulta em relação às dívidas pode ser feita no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) ou pelo portal e-CAC. Os MEI pendentes de regularização que foram notificados pela Receita Federal foram excluídos do Simples Nacional desde o dia 1º de janeiro de 2024.

Com o objetivo de facilitar a renegociação dos microempreendedores individuais, das microempresas ou empresas de pequeno porte, o governo federal, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, lançou novas condições para esse público com a possibilidade de descontos de até 50% e em até 60 parcelas. O abatimento vai incidir sobre o valor total da dívida, de acordo com a opção escolhida pelo contribuinte. Para participar, o MEI precisa ter débitos inscritos há mais de um ano na dívida ativa da União. A simulação pode ser feita no Portal Regularize.

Após a renegociação, o MEI excluído do regime simplificado de tributação e desenquadrado do Simei que queira retomar ao sistema deverá solicitar, após quitar os débitos, o reenquadramento no Portal do Simples Nacional. Primeiro no link “Solicitação de Enquadramento no SIMPLES” e depois na solicitação de “enquadramento no SIMEI“, utilizando o código de acesso ou certificado digital.

“No caso de quem foi desenquadrado do Simples Nacional por pendência, é fundamental a regularização para poder continuar nesse regime tributário que traz vantagens como imposto unificado e redução dos tributos”, ressalta a Coordenadora do Núcleo de Simplicação do Sebrae, Helena Rego.

FATURAMENTO SUPERIOR A R$ 81 MIL

Os microempreendedores individuais que tiveram faturamento (ganhos dos valores brutos) superior ao teto de R$ 81 mil devem atualizar o seu cadastro e se desenquadrar como MEI para que eles não percam os benefícios do Simples Nacional. A recomendação é que o desenquadramento, para o ano de 2024, seja realizada até 31 de janeiro.

“No caso de quem excedeu o limite de faturamento, é fundamental começar o ano no regime tributário correto para pagar os impostos em dia e poder planejar os preços, custos, e os impostos que vão incidir na sua venda ou prestação de serviços”, destaca Helena, que sugere a procura por um contador para apoiar no processo.

SineBahia funciona nas unidades do SAC nestes municípios
Tempo de leitura: 3 minutos

Sexta-feira (12) com dezenas de oportunidades de emprego no sul e sudoeste do Estado com a intermediação do SineBahia. Para gerente de mercearia, encarregado e fiscal de prevenção a perdas em atacarejo, há total de 13 vagas em Itabuna. Oportunidades também nos setores de serviços e construção civil.

De acordo com o SineBahia, há 37 vagas em Itabuna, 19 em Ilhéus e 17 em Jequié nesta sexta-feira. A área de hotelaria traz dezena de vagas em Ilhéus.

Os interessados nas vagas devem ficar atentos ao horário de atendimento no SineBahia.  O cadastramento é feito para quem chega às unidades destes municípios até as 15h30min. Não deve esquecer de apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade itabunense funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Para quem reside em Ilhéus, o atendimento é feito na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado de Artesanato, no Centro. Também fica na região central, na Rio Branco, a unidade SineBahia de Jequié. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Prefeito de Itabuna assina ordem de serviço para construção de centro de referência || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna ganhará em breve um Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funcionará numa área da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto (antigo SESP). A ordem de serviço para a construção da unidade foi assinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) nesta quinta-feira (11).

O Centro de Referência em Saúde da Mulher será implantado por meio de parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (Santo Agostinho), via Programa Mais Médicos. Durante a cerimônia, o prefeito Augusto Castro adiantou que a unidade prestará atendimento integral à mulher nas áreas jurídica, psicológica, social e de saúde.

O gestor afirmou que a unidade foi pensada de forma estratégica. “O Centro de Referência em Saúde da Mulher nasce no centro da cidade, num prédio que tem uma estrutura de mais de 70 anos e que em pouco tempo não teria condições de uso por conta do desgaste de sua estrutura”, disse. Augusto Castro aproveitou a oportunidade para também anunciar a requalificação da Unidade de Saúde José Maria Magalhães Netto, que continuará tendo o seu espaço no imóvel.

Itabuna ganhará Centro de Referência para Atendimento à mulher || Foto Divulgação

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, explicou que o Centro de Referência em Saúde da Mulher prestará atendimento integral ao público feminino não só de Itabuna, mas também dos municípios pactuados no SUS. “Diante da importância desse Centro, não poderíamos restringir o atendimento somente para Itabuna. Somos uma cidade polo na área da saúde e de outros serviços. Por que não ser referência também no atendimento à mulher?”, questionou.

Para o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Luciano Tourinho, por ter uma gestão que pensa na saúde das mulheres, o Centro é um marco. “Itabuna ocupa, mais uma vez, posição de referência por ter uma administração que pensa na saúde. Agradeço ao prefeito Augusto Castro pela parceria de sempre, uma parceria contínua que tem gerado bons resultados para a comunidade”, afirmou.