Rio cobre a Ponte de Itamaracá, em Itabuna, nesta terça (23) || Imagem Defesa Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trauma da enchente de dezembro de 2021 acende sinal de alerta no imaginário coletivo sempre que uma chuva mais forte atinge Itabuna. Foi assim nesta terça (23), com o volume da precipitação passando de 60 milímetros, equivalente a 160 litros de água por metro quadrado, no intervalo das 4h às 8h. O temor era de que o Rio Cachoeira subisse muito, caso a chuva se prolongasse, mas o cenário atual nem de longe lembra a gravidade de três anos atrás, quando o rio transbordou e chegou a 9 metros acima do nível normal.

Ao PIMENTA, o coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Kaique Brito, informa que, nas últimas 24 horas, o nível do Cachoeira subiu 1,5 metro. Como há previsão de mais chuvas, deve continuar a subir. “Mas, esperamos que [suba] dentro do moderado, que não chegue na calha e transborde”, complementou.

As chuvas em Itabuna e Ilhéus, segundo o coordenador, não influenciam muito no nível do rio nas duas cidades. O impacto é maior quando chove forte, acima de 100 milímetros, nas cidades ao longo das cabeceiras do Cachoeira. “Entretanto, a gente não espera que chuvas acima desse volume caiam até sexta-feira nas cabeceiras”, tranquilizou.

OCORRÊNCIAS 

Após a chuva de ontem, a Defesa Civil de Itabuna atendeu a 12 chamados de ocorrência, nenhum ligado à elevação do rio, esclarece Kaique Brito. Os incidentes tiveram relação com deslizamento de terra e quedas de muro, mas todos sem vítimas ou grandes danos, ressalta o coordenador. “A Defesa Civil está presente em todos os locais afetados, com a equipe de campo, fazendo as vistorias”, assegurou.

A Prefeitura de Itabuna afirmou, em nota, que mantém os serviços preventivos na rede de drenagem pluvial, com a limpeza da canais e bocas de lobo.

Uma resposta

  1. Boa se cada prefeitura limpasse o limite de seus rios nada disso estaria acontecendo porque como os rios limpos as águas não teriam entulhos para sujar outras cidades

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *