Itabuna ( de uniforme branco) enfrenta o Nova Iguaçu na quarta-feira (28) Imagem TVE-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Barcelona de Ilhéus está cada vez mais perto da classificação para a próxima fase do Campeonato Baiano 2024. Jogando no Estádio Mário Pessoa, na noite desta quarta-feira (14), a equipe levou a melhor contra o Itabuna. Venceu o clássico do Cacau por 1 a 0 e ocupa, temporariamente, a segunda colocação, com 13 pontos. O único gol da partida foi marcado por Ramires, aos 26 minutos do primeiro tempo.

O Barcelona de Ilhéus soma a mesma pontuação do Bahia, que tem melhor saldo de gols e uma derrota a menos. O Tricolor de Aço faz o clássico contra o Vitória, no domingo (18), no Estádio Barradão. O Rubro-Negro ocupa a quarta colocação no Campeonato Baiano, com 10 pontos, e um jogo a menos que o Barcelona.

Além de secar o Vitória, o time de Ilhéus torce para que o Juazeirense não vença a partida contra o Jacobina, no sábado 17. A equipe de Juazeiro tem 11 pontos. A partida está marcada para começar às 16h, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

ITABUNA

Enquanto o Barcelona está perto da classificação para a próxima fase do Campeonato Baiano, o Itabuna vai lutar para não ser rebaixado. O time soma apenas 6 pontos em sete jogos. Ocupa antepenúltima colocação, à frente de Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas, duas equipes que se enfrentam neste momento, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Quem vencer ultrapassa o Itabuna.

O Dragão do Sul tem mais duas partidas e precisa vencê-las para depender somente si para não cair para a segunda divisão. Nas duas próximas rodadas, o Itabuna viaja ao sudoeste do estado para enfrentar o Jequié, no dia 22. A equipe encerra a participação no estadual deste ano contra o Vitória, no Estádio Mário Pessoa, no dia 3 de março. Assiste aos melhores momentos da partida desta quarta-feira.

Lucas Brito está desaparecido desde segunda-feira (12) || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motorista de transporte por aplicativo desapareceu em Ilhéus. De acordo com familiares, Lucas Brito da Silva, de 27 anos, deixou de fazer contato desde segunda-feira (12). O jovem é morador de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ele viajou à cidade do litoral para trabalhar durante o feriadão.

Lucas Brito foi para Ilhéus acompanhado de amigos, que também foram fazer transporte por aplicativo. Como não conheciam bem a cidade, eles combinaram que todas as corridas seriam compartilhadas em um grupo de aplicativo. Mas Lucas Brito deixou de enviar mensagens na última segunda-feira. A Polícia Civil investiga o sumiço do jovem.  Quem tiver informações sobre o paradeiro do jovem pode entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone 191.

 

 

Julio Gomes opina sobre a volta do Carnaval organizado pela Prefeitura de Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não há como comparar a quantidade de foliões de Carnavais passados com os gatos pingados que neste ano fizeram o Carnaval de Ilhéus parecer uma festa de largo melhorada.

 

 

 

 

Julio Gomes

Voltamos a ter Carnaval em nosso município de Ilhéus neste ano de 2024, após alguns anos sem que tal festividade ocorresse ou sendo ela relegada ao mínimo do mínimo. Mas neste ano teremos eleições para prefeito e vereadores, e isso explica o porquê de aquilo que deveria ser comum voltar como se fosse uma grande novidade.

Vamos à análise do Carnaval.

Primeiro, vale destacar a força e presença da festividade momesca no imaginário popular, mesmo sendo propositalmente esquecida pelos gestores municipais durante anos. Apesar de todas as influências culturais estrangeiras, da condenação por parte de setores religiosos diversos, da violência onipresente e crescente em nossa sociedade, o brasileiro, e especialmente o baiano, ainda é o Carnaval!

Assim, blocos como as Muringuetes e o Zé Pereira contaram com ampla e admirável participação popular, o primeiro turbinado por um palco onde se apresentaram artistas contratados pelo Poder Público estadual e/ou municipal e o segundo lamentavelmente atingido por uma chuva forte que, neste ano, esvaziou um pouco o evento, que mesmo assim não deixou de acontecer com o brilho, a alegria e a paz dos antigos Carnavais.

Também merece destaque o empenho do município/estado da Bahia em patrocinar atrações para turbinar o Carnaval na ainda pacata Olivença, que mantém os ares da estância hidromineral que foi um dia, como se fosse uma mulher do interior, de bela origem mestiça e indígena e que consegue preservar os encantos da sua mocidade.

Quanto ao Centro de Ilhéus, mais especificamente na parte da Avenida Soares Lopes, onde as festividades ocorrem com mais foco, há uma coletânea de acertos e erros a ser considerada, ficando os primeiros por conta da redução do circuito que assim teve um tamanho proporcionalmente mais adequado; da eficaz presença de policiais e bombeiros militares, da Guarda Municipal e da Polícia Civil, que em conjunto proporcionaram uma boa segurança; e do horário também reduzido das festividades, algo em torno das 18h à 00h, quando as atrações e as forças de segurança se retiravam e, consequentemente, o público também, evitando os episódios de maior violência que costumam ocorrer a partir da meia-noite e pela madrugada.

Entretanto, como ponto mais negativo a ser anotado no que diz respeito a nossos administradores locais, destaco a ausência dos blocos afros, afoxés e congêneres; e o notório enfraquecimento do Carnaval de Ilhéus como fruto direto de anos sem Carnavais, com Carnavais muito fracos e também sem a definição antecipada acerca da ocorrência ou não da festa, o que prejudica muito sua realização e a vinda de turistas.

O povo de Ilhéus como que se acostumou a não ter Carnavais, a não ter São João, ou a só desfrutar de festividades exclusivamente quando convém ao prefeito, como ocorreu neste ano eleitoral de 2024.

O resultado é que, embora se façam presentes, não há como comparar a quantidade de foliões de Carnavais passados com os gatos pingados que neste ano fizeram o Carnaval de Ilhéus parecer uma festa de largo melhorada.

Para terminar, lembro o patético encontro de dois mini trios elétricos ocorrido na noite de segunda-feira (12), na parte central do circuito. Apesar dos visíveis esforços dos artistas para dar o melhor de si aos presentes, os dois pequenos trios rodeados de apenas algumas dezenas de pessoas foi o retrato vivo de uma tradição que a administração municipal, por incrível que pareça, aos poucos está conseguindo matar.

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Ana Luíza faleceu na última segunda-feira (12) || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) emitiu laudo que descarta a hipótese de dengue hemorrágica como causa da morte de Ana Luíza Rangel Silva, de 18 anos, que faleceu na última segunda-feira (12), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. A informação foi divulgada hoje (14), pela Prefeitura de Itabuna. O laudo também deu negativo para zika vírus e chikungunya.

“A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao tempo em que hipoteca sua solidariedade aos familiares da paciente, informa que mais investigações epidemiológicas serão conduzidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, inclusive com visitas por uma equipe de técnicos e profissionais de saúde no domicílio de Ana Luíza, na Rua São Jorge, no Bairro São Caetano, para que tudo seja esclarecido e seja certificada a real causa de seu falecimento”, diz a nota da gestão municipal.

Ainda segundo a Prefeitura, foram adotados procedimentos padrões neste tipo de situação, com a aplicação de inseticida em toda a área próxima à residência da família. O Departamento de Vigilância Epidemiológica deve emitir laudo conclusivo em até 60 dias.

Para defesa do ex-presidente, apreensão do documento não foi justificada || Foto ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua defesa, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva seu passaporte, apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga a existência de uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no país.

Os advogados argumentam que a apreensão não preenche requisitos legais, por não ter sido demonstrado, segundo a defesa, risco real de fuga, por exemplo. Eles pedem que a retenção do passaporte seja substituída pela obrigação de pedir autorização para deixar o país por mais de sete dias.

No pedido, a defesa sustenta que Bolsonaro “desde o início do processo tem cooperado de maneira irrestrita com as autoridades, comparecendo pontualmente a todos os chamados e colaborando ativamente para o esclarecimento dos fatos”.

APREENSÃO

A apreensão do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República. Essa foi a única medida cautelar tendo Bolsonaro como alvo. Os demais investigados, incluindo militares de alta patente, também tiveram os passaportes apreendidos, bem como foram proibidos de se comunicar entre si.

A defesa do ex-presidente sustenta ainda que a retenção do passaporte viola o direito à locomoção e teria adquirido caráter de antecipação de pena. Para os advogados, Bolsonaro “está sendo tratado como culpado, não só por este Juízo como também pelos veículos de comunicação”.

Na petição, os advogados acrescentam que durante todo o ano de 2023 Bolsonaro precisou se ausentar do país apenas uma vez, para comparecer à posse do presidente argentino Javier Milei, e que avisou sobre a viagem ao Supremo com antecedência. D’Agência Brasil

Jeam Paul Prates e Waleed Al Muhairi se reúnem em Abu Dhabi || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comentou a reunião que teve, nesta terça-feira (13), em Abu Dhabi, com o CEO do fundo de investimentos Mubadala, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi, que, em 2021, comprou a Refinaria Landulpho Alves – Mataripe (RLAM), em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo Prates, o objetivo da estatal brasileira é recuperar a operação da refinaria ainda neste semestre.

“Acabo de sair de reunião com o Deputy Group, Chief Executive Officer de Mubadala Investment Company e presidente do Conselho da Mubadala Capital, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi, com quem vimos conversando desde o início do ano passado sobre os investimentos do Fundo Mubadala no Brasil, e com cuja equipe gerencial e técnica temos trabalhando há meses para construir uma parceria que visa recuperar a operação da Refinaria Landulpho Alves”, escreveu o presidente em uma rede social.

Ao mesmo tempo, a Petrobras quer ampliar e aprimorar o empreendimento de biocombustíveis do Mubadala no Brasil, acrescentou Jean Paul Prates.

Caso as negociações avancem no ritmo sinalizado pelo presidente, a refinaria pode voltar ao comando da Petrobras nos próximos meses. “Acertamos que nossas equipes intensificarão os trabalhos logo após a volta dos feriados de Carnaval com vistas a finalizar a nova configuração societária e operacional ainda neste primeiro semestre de 2024. Demais detalhes e andamentos atuais serão mantidos sob confidencialidade até a finalização do processo”, completou Prates.

De Adélia sobre Marão: "é o articulador da base em Ilhéus"
Tempo de leitura: 3 minutos

A secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, manifestou ao prefeito Mário Alexandre o desejo de ser candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições deste ano. “Tive a oportunidade de conversar [com Marão] e de, respeitosamente, reconhecer que ele é o prefeito dessa cidade. É a pessoa que articula a base local que dá apoio ao Governo [Jerônimo Rodrigues]”, revelou a pré-candidata em entrevista ao PIMENTA.

“Respeitando a posição política do prefeito, disse a ele: ‘estou colocando meu nome à disposição, com todo o respeito’”, acrescentou.

Na avaliação da pré-candidata, a interlocução respeitosa, considerando e ouvindo os demais pré-candidatos, é o caminho para a unidade governista. “Com diálogo, vamos construir esse processo e tenho a firme convicção – é importante ressaltar – de que nós, da base, seremos capazes de, com respaldo na boa política, encontrar a situação de ter uma única chapa que reúna e represente os nossos anseios”.

PRESENÇA X REPRESENTAÇÃO

Marão e Adélia fazem o “L” na Festa de Iemanjá em Ilhéus || Foto Redes Sociais

Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) por dois mandatos, Adélia deixou o cargo em 2019 para assumir a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Antes da Educação, também comandou a Saúde da Bahia. Quando anunciou a intenção de se candidatar a prefeita, passou a ser questionada, publicamente, sobre a ausência no cotidiano de Ilhéus. Para a secretária, esse questionamento desvaloriza o fato de que representa a cidade e a região no Governo do Estado.

“Tenho 59 anos e morei em Ilhéus por 54. […] Estou há cinco anos em Salvador por força de representação do Litoral Sul e do meu município. Sou uma agente política que ocupa um lugar importante numa Secretaria que é pilar do Governo do Estado. Com isso, colho não o reconhecimento da importância do lugar que ocupo e da experiência que tenho, mas colho um sinal de desvalorização velada em razão de não estar aqui e estar lá. Pois, estou lá representando aqui. Esse é o meu território de compromisso primeiro”.

Ressaltou que, quando o exercício dos cargos lhe permitiu, sempre esteve Ilhéus, como no início deste mês. “Vim cumprir agenda institucional da Educação, acompanhando jornadas pedagógicas nas nossas escolas. Mas, também, representando o nosso Governo, estive reunida com o nosso prefeito de Ilhéus para tratar dos impactos das chuvas”, exemplificou.

DESAFIOS DO MUNICÍPIO

A pedido do site, Adélia Pinheiro traçou panorama sobre os desafios prioritários do município, ressalvando que a definição de prioridades passa, necessariamente, pelo diálogo com a sociedade. “Mas, preciso reconhecer, é claro, algumas dimensões que já me colocam em alerta”.

Ela mencionou a necessidade de integração da extensa zona rural do município, com investimentos em mobilidade; a requalificação das áreas mais afetadas por deslizamentos de terra e alagamentos nos períodos de chuva; o norteamento do uso responsável e adequado do espaço urbano; e discorreu sobre os segmentos econômicos de Ilhéus, a exemplo do turismo, indústria e serviços de saúde e educação.

“É importante trazer as novas possibilidades que a Fiol e o Porto Sul nos dão, fazendo despontar o município em um novo cenário, que é o cenário de um grande porto, de outros produtos que não aqueles tradicionalmente embarcados aqui pelo Porto de Ilhéus”, apontou.

PARTIDO

Uma vitória de Adélia Pinheiro em outubro, caso seja candidata a prefeita, quebraria dois tabus da política ilheense. Seria a primeira mulher eleita para o comando do Executivo e, ao mesmo tempo, representaria o primeiro mandato conquistado pelo PT na Prefeitura de Ilhéus (o ex-prefeito Newton Lima se filiou ao partido já no final do segundo mandato, em 2011).

Questionada sobre a resistência de parte da sociedade ao PT, a secretária saiu em defesa do partido. “Faço parte de um grupo político liderado pelo PT, que fez os grandes investimentos em Ilhéus. Vou citar alguns, não todos: a ponte Jorge Amado; Hospital Materno-Infantil; Hospital Costa do Cacau; investimento nas escolas públicas da rede estadual; nova estrada que liga Ilhéus e Itabuna, pelo outro lado do rio; duplicação dos primeiros quilômetros da BA-001 em direção a Olivença; investimentos em saneamento da zona sul da cidade; policlínica regional; e a ponte sobre o Rio Almada para apoio à Fiol e ao Porto Sul”.

Também afirmou que, no Governo Federal, o PT lidera projeto que dá estabilidade interna e respeito internacional ao País. “É isso que trago e represento. A política que trabalha pela sustentabilidade ambiental e para todos os setores produtivos. São políticas que se voltam para o grande setor, mas também dão conta da economia circular e solidária, do empreendedorismo. Ao mesmo tempo que acolhe a população de idosos, cuida da juventude e das crianças. É desse partido que estou falando. É com muito orgulho que digo que a gente cuida de Ilhéus”, concluiu.

Fachada de agência da Caixa Econômica Federal
Tempo de leitura: < 1 minuto

As agências bancárias retomarão o expediente ao público a partir da 12h desta Quarta-feira de Cinzas (14). Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo , como água, energia, telefone, e carnês com vencimento nos dias do feriado de carnaval poderão ser pagos, sem acréscimo, a partir de hoje. Já os tributos costumam vir com suas datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet bankingmobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, informou a entidade.