Prefeitura anuncia reforma e ampliação do Itabunão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Duas das três etapas da obra de reforma e ampliação do Estádio Fernando Gomes Oliveira, o Itabunão, custarão R$ 8.959.097,65, conforme informou a Prefeitura de Itabuna nesta segunda-feira (19). A ordem de serviço para a execução da obra será assinada, na quarta-feira (21), às 16h, pelo prefeito Augusto Castro (PSD). A cerimônia será no estádio.

A empresa vencedora do processo de licitação implantará novo gramado, com sistema de irrigação automatizada e sistema de drenagem, e executará a obra de engenharia do estádio Itabunão. O equipamento esportivo receberá um novo designer, com uma fachada mais moderna. O estádio contará com área exclusiva para pessoas portadoras de deficiência.

O Itabunão terá catracas eletrônicas de acesso e a arquibancada receberá reparos em toda sua estrutura, com a demarcação de assentos com cerca de 10.500 lugares, além de barras de apoio, troca de alambrados danificados e receberá pintura, segundo anunciou o município.

Itabunão ganhará novo visual com obra de reforma|| Foto Divulgação

ESTÁDIO ACESSÍVEL

O estádio ganhará ainda seis novos banheiros, dois deles para pessoas com deficiência. O gramado terá seu sistema de drenagem refeito e a irrigação será automatizada, com a utilização de água de um poço que será construído.

O equipamento contará com nova iluminação de LED em toda a sua estrutura e receberá também uma nova subestação. Serão instalados quatro novos postes de iluminação no campo para jogos transmitidos na TV e um placar eletrônico. O processo de concorrência da iluminação ainda está em andamento.

Serão construídas 10 novas cabines modernas para a imprensa. Uma nova Tribuna de Honra acima das cabines, com vista central do campo para receber autoridades.

A área dos jogadores contará com todos os compartimentos determinados pela Confederação Brasileira (CBF) e pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), como vestiários. Esses espaços serão amplos com área de massagem, armários, banheiros, chuveiros, sala de doping, enfermaria, vestiário dos árbitros e dos técnicos.

A Prefeitura informou  que o estádio atenderá todas as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros da Bahia, em um projeto executivo de antipânico e incêndio. Haverá um novo acesso para a entrada dos jogadores ao vestiário e as viaturas de apoio terão acesso direto ao campo.

O estádio terá também pontos de apoio da Polícia Militar da Bahia e Bombeiros Militares na arquibancada, três lanchonetes para torcedores e um restaurante com vista para o gramado. O atual equipamento esportivo foi construído há 50 anos.

Marão foi obrigado a sancionar lei para proteger crianças || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de determinação da justiça, o Município de Ilhéus implantou um programa de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. O Programa Família Acolhedora foi instituído porque uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público da Bahia, foi aceita pelo poder judiciário.

De acordo com a promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes, o programa é direcionado a crianças e adolescentes em situação de risco social em razão da ruptura do vínculo afetivo e familiar. A  lei estabelece, segundo a promotora, que a inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar deve ter preferência ao acolhimento institucional, observado o caráter temporário e excepcional da medida.

A criação do Programa Família Acolhedora em municípios baianos é uma das metas estratégicas do Ministério Público do Estado no âmbito do projeto Tecendo o Amanhã, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca).

Em Ilhéus, o Família Acolhedora será gerenciado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, que integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Município. A colocação da criança ou adolescente no serviço de acolhimento da Família Acolhedora só ocorrerá, conforme prevê a lei, por determinação da autoridade judiciária competente. O período em que a criança ou adolescente permanecerá na família acolhedora será o mínimo necessário para o seu retorno à família de origem ou encaminhamento à família substituta.

Leia Mais

Kocó foi vítima de complicações de transplante, aos 72 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) decretou luto oficial por três dias em Itabuna pela morte do músico Clóvis de Figueiredo Leite, Kocó, da Banda Lordão, ocorrida nesta segunda-feira (19), em Salvador. Ele foi vítima de complicações de um transplante de fígado.

“Com profundo pesar, tomei conhecimento do falecimento na tarde desta segunda-feira, dia 19, em um hospital de Salvador, do músico Clóvis de Figueiredo Leite, o querido “Kocó do Lordão”, que em 1972 adotou Itabuna como seu segundo lar, atuou profissionalmente e constituiu família e uma legião de amigos e admiradores”, escreveu o mandatário, em nota.

Augusto também prestou solidariedade aos familiares, colegas de trabalho e fãs de Kocó. “Peço a Deus, o Misericordioso, que encaminha sua bondosa alma para a Glória Eterna e a todos conforte e dê paz e sabedoria”, completou.

Kocó fez história à frente da Banda Lordão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O músico Clóvis Figueiredo Leite, Kocó, faleceu na tarde desta segunda-feira (19), em um hospital de Salvador, aos 72 anos. Fundador da Banda Lordão, ele fez história à frente do grupo por mais de 50 anos.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado na Bahia desde a década de 1960, Kocó chegou em Itabuna em 1972. Ele deixa a esposa, Sônia Leite, e o filho Marcus Vinícius. O casal também teve o filho Clóvis Leite Júnior, que faleceu em 2009.

Já homenageado com o título de cidadão itabunense e com a Comenda Firmino Alves, Kocó recebeu, em setembro de 2023, a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Na época, ele disse que a homenagem havia aumentado sua vontade de viver.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Esplanada dos MInistérios || Foto José Cruz/ Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já registra 2,1 milhões de inscrições confirmadas para este que é considerado o maior certame já realizado para o serviço público federal. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o número abrange tanto os candidatos isentos do pagamento de taxas como aqueles que já tiveram o pagamento confirmado

Ao todo, 2,65 milhões de pessoas se inscreveram no concurso. Faltam, portanto, cerca de 550 mil inscrições a serem confirmadas. O prazo para pagamento da taxa, feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), se encerrou na sexta-feira (16).

Segundo o Ministério, os números ainda são parciais porque foram obtidos durante o final de semana, sem contabilizar algumas compensações bancárias que podem durar até dois dias úteis. O total de inscritos que pagaram a taxa até o final de semana estava em 1,5 milhão. Outros 600 mil candidatos tiveram direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição.

“Após a compensação bancária final dos pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgará, entre outros dados, o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por bloco temático”, informou por meio de nota a pasta.

O chamado Enem dos Concursos vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, constituída de questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, será aplicada no dia 5 de maio em 220 cidades de todas as unidades federativas.

Leia Mais

Ana Melo, Ednei, Adélia, Cijay e Enilda no evento na Apcef || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 3 minutos

Um grupo de mulheres promoveu ato de apoio à pré-candidatura da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, a prefeita de Ilhéus. O evento recebeu a adesão de militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, ao qual a pré-candidata vai se filiar em breve. Estavam lá o presidente local do PT, Ednei Mendonça; a vereadora Enilda Mendonça e o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa.

Também marcaram presença o presidente municipal do PV, Rogério Matos; o ex-vereador Alisson Mendonça; o artista plástico Goca Moreno; o ex-prefeito de Itajuípe Marcone Amaral (PSD); a diretora do Colégio Vitória, Ana Carolina Melo, que é irmã de Adélia; e a professora Marlucia Mendes da Rocha, ex-secretária de Educação de Ilhéus.

Dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança, PT, PV e PCdoB, apenas os comunistas não tiveram representante no evento deste domingo (18), na Apcef, onde foi servida uma feijoada aos presentes.

Tupinambás manifestam apoio a Adélia || Foto Dayanna Monstans

No final do evento, o PIMENTA observou a Adélia Pinheiro que o PCdoB não havia escalado representante para o ato. “Eles vão vir”, comentou a pré-candidata, referindo-se não ao ato deste domingo, mas à construção de sua pré-candidatura.

BENTO?

Também ouvida pelo PIMENTA na Apcef, figura experiente da política local atribuiu a ausência dos comunistas a uma suposta interferência do secretário de Gestão do município, Bento Lima. Ele teria ficado insatisfeito com a divulgação de imagem em que representantes da Federação Brasil da Esperança apareceram ao lado de Adélia Pinheiro, na semana passada.

Ainda segundo a fonte, o secretário, que tenta viabilizar a própria pré-candidatura a prefeito, teria ameaçado retirar os cargos do PCdoB do Governo Marão, caso algum comunista fosse comer a feijoada de Adélia.

O QUE DIZ O PRESIDENTE DO PCdoB

Procurado pela reportagem, o presidente do PCdoB em Ilhéus, Rodrigo Cardoso, afirmou que, se o secretário Bento Lima ficou mesmo insatisfeito com a reunião da Federação com Adélia, ele não tratou disso com ninguém do partido. “E essa ameaça também não ocorreu.
Pelo que conheço do secretário e de seu diálogo respeitoso com o PCdoB, também não creio que o faria”, completou.

Rodrigo também fez a ressalva de que o PCdoB ocupa espaço limitado no Governo Marão, como um gesto a favor da construção da unidade da base de Jerônimo na sucessão do prefeito. Na visão dele, Mário Alexandre acumulou capital político para liderar o diálogo com os partidos aliados.

“No mais, os espaços do PCdoB no governo do prefeito Mário Alexandre são tão restritos, que qualquer liderança experiente saberia que essa [suposta ameaça ao Partido] não seria uma ação eficiente”, acrescentou.

OUTRA FALTA

Adélia discursa em evento na Apcef || Foto Dayanna Monstans

Faz tempo que o PT não se anima tanto com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Ilhéus. A última vez foi em 2012, com a Professora Carmelita, que faleceu em novembro de 2023. Para outra pessoa presente no evento, que falou ao PIMENTA sob reserva, a única objeção que pode ser feita ao discurso de Adélia foi não ter citado Carmelita. “Ela ganhou o público, mas, assim, fecharia com chave de ouro”.

Jerberson Josué escreve sobre as movimentações dos atores políticos ilheenses
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Nos bastidores, a pedra mais cantada para disputar a sucessão, pelo grupo do alcaide, é o secretário de Gestão, Bento Lima.

 

 

 

 

Jerberson Josué

Ao se aproximar o período da troca de legenda, que, neste ano, será de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às eleições de 2024, alguns nomes ganham força nos bastidores da política ilheense. Entre eles, o da secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que já anunciou filiação ao Partido dos Trabalhadores, do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.

As próximas pesquisas serão cruciais para aferir o interesse do eleitor no nome da médica, professora e ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Conversas com o prefeito Mário Alexandre, reuniões com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e o deputado Rosemberg Pinto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, bate-papos que vão de lideranças comunitárias a empresários, além do corpo a corpo com os eleitores/foliões no Carnaval, estiveram na agenda da pré-candidata.

Outro ator político que fez movimento importante foi o ex-vereador Makrisi Angeli, que anunciou sua saída do PT, após décadas de militância e atuação, para cerrar fileiras no Partido Socialismo e Liberdade, como pré-candidato a prefeito de Ilhéus, se colocando como alternativa para o eleitorado ilheense, caso o PSOL lhe dê guarida oficialmente.

O vereador Augustão é outro postulante com grande destaque nos holofotes da pré-campanha. Nas últimas semanas, também não saiu da mídia especializada, seja por suas andanças no meio do folião/eleitor, ou por questionamentos sobre seu futuro partidário, já que seu atual partido, o PT, não demonstra interesse em sua candidatura. Com isso, a pergunta que não quer calar: para onde vai Augustão?

Nos bastidores, indícios de que ele pode ir para o Partido Democrático Trabalhista, a saber no fechamento da janela de filiações partidárias. Importante ressaltar que o PDT é aliado do União Brasil no estado, partido de Valderico Reis Júnior, também postulante ao Palácio Paranaguá (saudosismo que ainda prefiro escrever em vez de Centro Administrativo de Ilhéus), o que leva a outra pergunta inevitável: Augustão pode ser vice de Valderico Reis Júnior ou vice-versa? A ver.

Outra incógnita importante é o nome do pré-candidato que terá o apoio do prefeito Mário Alexandre. Nos bastidores, a pedra mais cantada para disputar a sucessão, pelo grupo do alcaide, é o secretário de Gestão, Bento Lima. Porém, todavia, entretanto, nem um sinal da fumaça branca do habemus candidato. Só quando o prefeito Mário Alexandre decidir anunciar quem será ele ou ela. O que foi dito é que até o final do mês de março teremos a resposta. Será?

Eu, no meu humilde observar, me pergunto: teremos um único candidato na base do governador Jerônimo em Ilhéus? Por enquanto, resta esperar fluir o rio das articulações políticas do campo governista estadual.

Jerberson Josué é ativista social.

Leila e algumas de suas obras, inclusive a mais nova || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A escritora e psicóloga Leila Oliveira fará hoje (19), às 18h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, o lançamento do livro Além dos Cômodos. Aberto ao público, o evento contará com atrações artísticas, a exemplo da poeta Ana Lúcia Barreto, do cantor Bruno Bro e da atriz e poeta Carmem Camuso. Também confirmaram presença os poetas Rafael Gama e Gabriel Xavier.

Com prefácio do renomado escritor Cyro de Matos, a obra de crônicas foi editada pela Via Litterarum Editora. Para Carmem Camuso, que também é psicóloga, a prosa de Leila entrelaça poética e política, cotidiano e memórias, leveza e crueza, universo feminino e crítica social.

O preço de pré-venda – R$ 30,00 – pode ser aproveitado até hoje (19). O pagamento deve ser feito via PIX, pela chave 73991155168. Depois, é só enviar o comprovante para o WhatsApp do mesmo número.

Tempo de leitura: 2 minutos

Termina no próximo dia 29, o prazo para que as empresas preencham e enviem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro semestre de 2024, no Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento é obrigatório para organizações que tenham a partir de 100 funcionários.

A cada semestre deverão ser retificados os dados de salários e ocupações de homens e mulheres nas empresas, informados pelo eSocial. O formulário também exige que sejam informados os critérios adotados nas remunerações e a descrição das iniciativas que apoiem a contratação e promoção de mulheres.

Prevista pela lei 14.611/2023, a prestação de contas faz parte da política pública de igualdade salarial, regulamentada em novembro de 2023. Após o envio dos formulários, o MTE ainda poderá solicitar informações complementares para confirmação do cadastro e fiscalização.

O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais, em situações em que a mulher receba menos do que o homem fazendo a mesma função, por exemplo.

A empresa terá ainda que elaborar um plano de ação para sanar as irregularidades, em um prazo de 90 dias.

Além do fornecimento das informações, a política pública estabelece a obrigatoriedade de medidas como a existência de programas de diversidade e inclusão no ambiente laboral, capacitação de gestores e empregados sobre equidade de gênero e fomento ao ingresso, permanência e ascensão de mulheres no mercado de trabalho.

Autoescola municipal oferta aulas de direção para carro e moto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Começou nesta segunda-feira (19) e vai até as 23h59min da próxima quarta-feira (21) o prazo de inscrições no processo seletivo para obtenção da CNH Social pela Escola Municipal de Trânsito (Emtran) de Itabuna.  A inscrição é feita pela internet (clique aqui). São ofertadas 100 vagas para pessoas de baixa renda que queiram tirar carteira de habilitação para moto (A) ou carro (B).

A seleção dos nomes será feita por meio de sorteio eletrônico, no dia 26 de fevereiro, às 10h, na sede da Settran. Serão oferecidas 100 vagas, sendo que destas, 60 vagas para categoria A, e 40 vagas para categoria B. Após a divulgação da lista dos selecionados, os contemplados terão de 4 a 8 de março, das 9h às 14h, para entregar os documentos exigidos e serem submetidos à entrevista, que terá caráter eliminatório, quando o candidato não atender os requisitos do edital.

DOCUMENTAÇÃO

De acordo com o edital da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran), para se inscrever é preciso ter idade, pelo menos, 18 anos, comprovar renda per capita de até dois salários-mínimos, saber ler e escrever, apresentar comprovante de domicílio em nome próprio, dos pais ou cônjuge e certidão de quitação eleitoral e título de eleitor de Itabuna. Também deve apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e certidão de antecedentes criminais. Beneficiários do Bolsa Família dentro das exigências também podem se inscrever.

A relação final com o nome dos candidatos aprovados será divulgada no dia 11 de março no Diário Oficial do Município, no site oficial da Prefeitura de Itabuna (www.itabuna.ba.gov.br) e nos meios de comunicação da cidade.

GRATUIDADE

De acordo com Edital publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município em 1º de fevereiro, a Prefeitura de Itabuna assegura gratuidade nas aulas teóricas e práticas para formação de condutores. Os demais custos com Renach (laudo) emitido na 5ª Ciretran ou SAC; exame clínico, Médico e psicológico; tributação estadual; emissão de RENACH e de LADV, entre outros, serão de responsabilidade do aluno.

Empresário morreu por insuficiência respiratória aos 87 anos || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A família de Abilio Diniz divulgou nota na noite deste domingo (18) para confirmar o falecimento do empresário de 87 anos. Ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein.

O velório será aberto ao público nesta segunda-feira (19), das 11h às 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. O enterro será reservado aos familiares.

“O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a nota divulgada pela assessoria da família.

Por quase cinquenta anos, com afastamentos pontuais, Abilio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.