Médico acusado de racismo é solto depois de pagamento de fiança|| Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Luís Leite, médico obstetra acusado de racismo contra uma auditora que presta serviço para a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foi levado para o Conjunto Penal de Itabuna. Preso em flagrante nesta quarta-feira (21), ele deve passar por audiência de custodia nesta quinta-feira (22), no fórum local.

A auditora afirmou, em depoimento,  ter ouvido comentário racista no momento em que fazia um trabalho na Maternidade Otaciana Pinto, antiga Maternidade da Mãe Pobre, onde o médico estava de plantão hoje.  A mulher disse ter ouvido o médico comentar que ela era bonita porque tinha sangue de branco. Ele teria sido confrontado e confirmado o racismo.

A defesa do médico nega ter havido racismo.  A advogada Linda Andrade informou que Luís Leite apenas “avistou a moça” e “fez um elogio para o colega de trabalho dele”. “Ele comentou que a moça era bonita, tinha a pele bonita. Ele, em momento algum,  dirigiu a palavra para moça ou dirigiu esse elogio para suposta vítima”, afirmou a advogada em entrevista à TV Santa Cruz.

Linda Andrade adiantou que entrará com pedido de habeas corpus para que o médico Luís Leite possa responder ao processo em liberdade. Caso seja condenado, ele poderá pegar até 5 anos de prisão.

Jogadores do Barcelona (de uniforme branco) comemoram gol da vitória contra o Bahia de Feira || Imagem TVE-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Barcelona de Ilhéus está muito perto de garantir vaga na próxima fase do Campeonato Baiano. Jogando no Estádio Mário Pessoa, na noite desta quarta-feira (21), a equipe venceu o Bahia de Feira de Santana por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Reginaldo, aos 11 minutos do segundo tempo, depois de um bate-rebate na área da equipe de Feira.

Com a vitória na noite de hoje, o Barcelona saltou da quarta para a primeira colocação do Estadual, à frente de Juazeirense, Vitória e Bahia. O time de Ilhéus ficará no topo da tabela até o próximo domingo (25), quando seus adversários entram em campo. Com 14 pontos na competição, o Juazeirense recebe o Bahia, no Estádio Adauto Moraes. O Tricolor de Aço tem 13 pontos. A partida está prevista para começar às 16h.

Ainda no domingo, o Vitória joga contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Barradão. A partida está prevista para começar às 18h30min. Com 13 pontos, o Rubro-Negro baiano está na terceira colocação e, depois que venceu o Bahia, por 3 a 2, de virada, no último domingo, ficou ainda mais confiante na classificação para segunda fase.

O Barcelona pode garantir a classificação sem entrar em campo. Basta que o Jequié não vença o Itabuna nesta quinta-feira (22). O time do sudoeste tem 10 pontos e pode chegar a 13 na partida de amanhã. Já o Itabuna soma apenas 6 pontos e ocupa a penúltima colocação, à frente apenas do Bahia de Feira de Santana. A partida no Estádio Waldomiro Borges está prevista para começar às 19h15min.

SÉRIE D DO BRASILEIRO

Com o resultado de hoje, o Barcelona garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.  “No futebol tem que ser corajoso. Precisamos mudar nosso pensamento para coisas maiores que podem acontecer”, disse o treinador Betinho. Ele disputa pela primeira vez a Série A do Baiano. Assista aos melhores momentos da partida de hoje.

Candidatos são suspeitos de fraudar cotas para ingressar no Curso de Medicina da Uneb
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que investigue denúncia de fraude na autodeclaração racial de sete candidatos cotistas, que foram aprovados e matriculados no curso de Medicina. Segundo a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, representação enviada ao MP-BA noticiou a falsidade das autodeclarações, “fato que ainda não foi devidamente apurado pela universidade, apesar das disposições legais e editalícias pertinentes”.

A promotora de Justiça recomendou ainda que seja instituída Comissão Especial de Verificação da Autodeclaração Racial, composta por pessoas com o necessário conhecimento (relações étnico-raciais) para decidir, de maneira motivada e conforme as características fenotípicas dos estudantes, sobre a falsidade ou veracidade de suas autodeclarações.

Lívia Sant’Anna Vaz pede também que as decisões finais dos procedimentos administrativos sejam imediatamente remetidas ao Ministério Público para adoção das medidas judiciais e extrajudiciais porventura cabíveis.

No documento enviado à Uneb, Lívia Vaz destacou que a autodeclaração não é critério absoluto de definição da pertença étnico-racial de um indivíduo, devendo, notadamente no caso da política de cotas, ser complementado por mecanismos heterônomos de verificação da veracidade das informações declaradas.

O Ministério Público da Bahia lembrou que, desde o início da política de cotas, têm sido noticiadas situações em que candidatos não negros prestaram falsa declaração no sentido de serem beneficiados, burlando, assim, o verdadeiro propósito das políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Itabuna está entre as cidades selecionadas por novo programa do Ministério da Saúde || Foto Philippe Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna está entre 175 municípios brasileiros selecionados para ações contra 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social. Os municípios são considerados prioritários por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente e, por isso, fundamentais para a pauta da eliminação enquanto problema de saúde pública.

Os 175 municípios foram incluídos no Programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde. Na Bahia, além de Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Camaçari, Feira de Santana e Salvador terão prioridade no programa, que desenvolverá ações para eliminar ou reduzir doenças como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária.

Entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é que a maioria das doenças sejam eliminadas como problema de saúde pública: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).

Por meio do Programa Brasil Saudável, o Ministério da Saúde e outros 13 ministérios vão atuar em diversas frentes, com foco no enfrentamento à fome e à pobreza; ampliação dos direitos humanos e proteção social para populações e territórios prioritários; qualificação de trabalhadores, movimentos sociais e sociedade civil; incentivo à inovação científica e tecnológica para diagnóstico e tratamento; e ampliação das ações de infraestrutura e de saneamento básico e ambiental.

O Ministério da Saúde informou que a partir dessas diretrizes, a expectativa é que os grupos mais vulnerabilizados tenham menos risco de adoecimento e que as pessoas atingidas pelas doenças e infecções possam realizar o tratamento de forma adequada, com menos custos e melhores resultados na rede de profissionais e serviços de saúde.

Médico é detido na Maternidade Otaciana Pinto || Foto OziTV
Tempo de leitura: < 1 minuto

O médico Luís Leite, da Maternidade Otaciana Pinto, antiga Maternidade da Mãe Pobre, em Itabuna, foi acusado de racismo por uma enfermeira, nesta quarta-feira (21). A autora da denúncia fazia uma vistoria a serviço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e teria ouvido ofensa ligada à cor da sua pele.

Conduzido para a Delegacia, o profissional de saúde foi autuado em flagrante pela Polícia Civil e será submetido a uma audiência de custódia. Até o momento, a direção da Maternidade não se manifestou sobre a ocorrência. A defesa do médico nega a denúncia e afirma que o acusado fez apenas um elogio, mas acabou sendo mal interpretado.

CASOS ANTERIORES

Ginecologista e obstetra, o médico já havia sido alvo de denúncias, em ocasiões distintas, de gestantes atendidas na Maternidade da Mãe Pobre. Num dos casos, em 2018, ele foi acusado de dar dois tapas no rosto de uma adolescente de 16 anos (relembre).

Noutro, teria cobrado R$ 1.200,00 para fazer um parto via SUS. A acusação rendeu denúncia formal do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra Luís Leite, em 2013.

Jerônimo e André Curvello no lançamento da Revista Nova Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) liderou o lançamento da primeira edição da Revista Nova Bahia, nesta terça-feira (20), no Teatro Castro Alves, em Salvador. Também participaram o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e outras autoridades. Com 366 páginas, a publicação aborda 36 temas relacionados aos principais investimentos, entregas e ações do Governo do Estado em 2023.

A revista reúne informações sobre segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico e redução das desigualdades econômicas e sociais. Distribuída gratuitamente, estará disponível também na versão digital, que pode ser acessada no site ba.gov.br. “É um balanço, um relatório recheado de imagens, dados e números. Além disso, serve também para a gente fazer uma análise do que falta fazer”, disse Jerônimo.

A Nova Bahia, segundo o Governo, retrata o presente e o futuro do estado traçados pela nova gestão e caracterizados por uma perspectiva de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que alinha crescimento econômico, preservação ambiental e oportunidades para todos os baianos.

Sob a liderança da Secretaria de Comunicação (Secom), a produção da revista é resultado de um trabalho conjunto, que contou com a colaboração de jornalistas e repórteres fotográficos de todas as assessorias das secretarias e órgãos do Estado, além de profissionais de design gráfico e técnicos do Governo.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Jerônimo e equipe da Secom no Castro Alves

André Curvello, titular da Secom, enfatiza que a revista desempenha um papel crucial na prestação de contas à sociedade. “Esta publicação não só mostra os avanços do primeiro ano da gestão estadual, mas também reitera o compromisso do Estado em manter uma comunicação transparente e acessível, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto as ações e investimentos para o desenvolvimento e bem-estar de todos os baianos”.

O conteúdo mostra investimentos em Segurança Pública e nas novas unidades escolares de tempo integral, assim como informações sobre o planejamento da área da saúde, este que contempla R$ 10 bilhões de recursos somente em obras físicas.

“Fizemos um dos maiores investimentos dos últimos tempos na saúde, com uma forte ampliação da rede de atendimento oncológico. E, no ano 2024, é grande a expectativa de superar o investimento aplicado em 2023. Temos entregas importantes, como os hospitais Ortopédico e Costa das Baleias. Assim, fechamos um ciclo de implantação da alta complexidade no interior do estado”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

SETOR PRODUTIVO

O informativo também traz entrevistas e apresenta iniciativas em andamento na Bahia, como a instalação da primeira fábrica brasileira de amônia e hidrogênio verdes (H2V) em escala industrial no Brasil; a chegada da BYD em solo baiano; e o destaque do estado no ranking nacional da produção energética nas fontes eólica e solar.

Dados de 2023 também mostram investimentos como os R$ 200 milhões em aeroportos ou aeródromos, e a mobilidade urbana de Salvador, com a ampliação na linha 1 do Metrô. Na Agropecuária, a publicação reúne números do segmento que emprega três de cada dez trabalhadores formais do estado.

Prefeitura homologa 13º contrato com a IFC Engenharia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus concluiu processo licitatório para contratar a empresa responsável pela construção da creche do Nossa Senhora da Vitória, na zona sul da cidade. A IFC Engenharia venceu sua décima terceira licitação do município e vai erguer a unidade por R$ 3.613.500. O Governo Municipal homologou o resultado na última segunda-feira (19).

CONTRATOS ANTERIORES

A IFC já havia conquistado, por exemplo, o contrato de R$ 1.669.000, assinado em dezembro de 2023, para a construção de praças e quiosques na zona norte da cidade.

Também venceu a licitação para as obras de fechamento do canal do Hernani Sá, orçadas em R$ 1.497.400,00. O contrato foi assinado em outubro de 2022, mas, em setembro do ano passado, Prefeitura e empresa chegaram a acordo para anular o vínculo.

Outro processo licitatório vencido pela empresa em Ilhéus é o da execução de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica em diversas localidades, a exemplo do bairro da Conquista e da Avenida Canavieiras, com valor de R$ 3.185.000.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificou a terceira vítima da chacina que abalou a comunidade do Iguape, em Ilhéus, na madrugada de ontem (20). Trata-se de Mateus Ferreira dos Santos, de 23 anos. Ele é amigo dos irmãos Joelson Divino Moreira Júnior, 19, e João Victor Santos Moreira, 10, também assassinados nesta terça-feira (veja aqui).

Segundo a Polícia Civil, após assassinar os irmãos, os quatro bandidos raptaram Mateus na fuga. Na tarde de ontem, moradores de Aritaguá encontraram o corpo dele no cemitério do distrito, na zona rural de Ilhéus.

Pouco tempo depois, a Polícia Militar recebeu informação sobre um carro abandonado no povoado de Carobeira. No local, constatou que era o veículo usado na chacina, um Renault Logan branco, com chassi adulterado. Até a manhã desta quarta-feira (21), ninguém havia sido preso. Atualizado às 12h40min.

Tempo de leitura: 2 minutos

A quarta-feira (21) traz mais de 90 oportunidades de trabalho para profissionais de várias áreas nos municípios de Valença, no baixo-sul, e Porto Seguro, no extremo-sul do Estado, informa o SineBahia. São 81 vagas na Cidade do Descobrimento e 14 em Valença.

O profissional interessado deve procurar o SineBahia nestes dois municípios. O atendimento vai até as 15h30min. Para o cadastramento, necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade do SineBahia em Porto Seguro funciona no Shopping Central Park, no Centro. A de Valença atende na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no Novo Horizonte. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis nas duas localidades.

Leia Mais