Bruno ( foto menor) foi encontrado morto no dia 6 de fevereiro de 2020. Erionaldo da Cruz dos Santos foi o primeiro condenado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal do Júri da Comarca de Canavieiras condenou, nesta segunda-feira (26), mais um envolvido no assassinato de Bruno Lino de Andrade Loureiro, que era gerente de uma pousada no município do sul da Bahia. Jailson da Cruz foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado. Bruno Lino foi morto em fevereiro de 2020.

Jailson da Cruz foi o segundo condenado pelo assassinato de Bruno Lino. O primeiro a sentar nos bancos dos réus foi Elionaldo da Cruz Santos, que em 2022 acabou pegando 21 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado. Erionaldo da Cruz, que morava com a proprietária da pousada, foi preso em 8 de fevereiro, dois dias após o corpo da vítima ser encontrado numa praia de Canavieiras.

A dona do estabelecimento é alemã e morava em Canavieiras na época do crime. De acordo com o inquérito policial, a mulher retornou para a Europa e também é suspeita de envolvimento no assassinato. A empresária  estava irregular no Brasil, segundo as investigações. Por isso, teria dado uma procuração para Bruno resolver as tarefas burocráticas do estabelecimento comercial.

Bruno Lino foi encontrado morto no dia 6 deste mês de 2020, na beira de uma praia de Canavieiras. O jovem estava com as mãos amarradas e com um projétil alojado no crânio. A perícia constatou que a vítima foi atingida com um tiro na boca. A suspeita é é que, pelo menos, quatro pessoas participaram do crime. O quarto suspeito seria Társio Costa de Jesus. Acesse mais sobre o assunto aqui.

Itabuna ( de uniforme branco) enfrenta o Nova Iguaçu na quarta-feira (28) Imagem TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube faz, na quarta-feira (28), uma das partidas mais importantes da sua história. O Dragão do Sul tentará espantar a má fase deste início de temporada ao enfrentar o Novo Iguaçu (RJ), pela Copa do Brasil, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 19h30min. Devido ao regulamento, o Itabuna precisa vencer para avançar na competição nacional.

Segurar o Nova Iguaçu será uma missão quase impossível para o Itabuna, que está prestes a ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Baiano. Em oito partidas, o time do sul da Bahia soma uma vitória e três empates. Ocupa a penúltima colocação, à frente apenas do Bahia de Feira, que tem cinco pontos. Dois times serão rebaixados neste ano. A última rodada do Baianão será no próximo domingo (3), quando o Azulino enfrenta o Vitória.

Enquanto o Itabuna enfrenta o grande risco de ser rebaixado mais uma vez, o Nova Iguaçu vive boa fase, na terceira colocação da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca, com 21 pontos, à frente do Vasco da Gama. No estadual, o Nova Iguaçu venceu o Vasco por 2 a 0, na quinta rodada, e empatou em 2 a 2 com o Botafogo, na sexta rodada.

No Campeonato Carioca, o Novo Iguaçu conseguiu a classificação antecipada para as semifinais. Tem a mesma pontuação que o Fluminense, perdendo somente no saldo de gols (8 para Flu, 4 para o Nova Iguaçu).

O líder da competição é o Flamengo, que na rodada de ontem derrotou o Tricolor por 2 a 0. O adversário precisa só do empate na partida de quarta-feira. O Dragão do Sul joga por uma vitória, por qualquer placar, para avançar à próxima fase. Mesmo se for eliminado nesta quarta-feira, o Itabuna vai faturar R$ 787,5 mil.

Rua Paulino Vieira ficou fechada durante todo o dia para descarregar material para Lavagem do Beco do Fuxico || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Paulino Vieira, uma das principais vias do Centro de Itabuna, foi parcialmente interditada, nesta segunda-feira (26), sem aviso prévio, o que revoltou motoristas, motociclistas e comerciantes. O fechamento da via ocorreu a partir das 9h30min, quando um caminhão-baú parou para descarregar material para montagem de uma estrutura provisória na Praça Olinto Leone.

Motoristas e motociclistas reclamaram que a interdição da Paulino Vieira gerou engarrafamento em outras vias. Outros se queixaram de dificuldades para fazer entrega de encomendas para estabelecimentos em um trecho da rua, que só foi liberada no final da tarde. Os comerciantes também ficaram na bronca com a falta de comunicação. Para eles, não havia necessidade da via ficar fechada durante o dia inteiro. Bastava o caminhão ser retirado do local quando acabou de descarregar.

Quem sentiu-se prejudicado questionou porque o material não foi descarregado no final de semana ou à noite, quando há pouco movimento na via. O material seria usado na montagem da estrutura para abrigar as forças de segurança que vão atuar na Lavagem do Beco do Fuxico. A folia será nos dias 2 e 3 de março (sábado e domingo).

Questionada pelo PIMENTA sobre a insatisfação gerada pelo fechamento da via sem aviso prévio, a Prefeitura de Itabuna informou que a montagem da estrutura é de responsabilidade da Polícia Civil e do 4ª Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. “Portanto, não há nenhuma interferência da Prefeitura de Itabuna ou da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC)”, informou.

Érico Andrade profere palestra online no Foro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O filósofo, psicanalista e professor Érico Andrade é o convidado especial da primeira atividade do Foro Psicanalítico do Sul da Bahia no primeiro semestre deste ano. Com inscrição gratuita neste link, o encontro será online, via Google Meet, às 17h30min da próxima sexta-feira (1ª). Na palestra, Érico vai discorrer sobre democratização e negritude da psicanálise.

Doutor em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde graduou-se e fez mestrado também em Filosofia, Érico Andrade Marques de Oliveira lançou, no ano passado, o livro Negritude sem Identidade, pela N-1 Edições. Na obra, a psicanálise é uma das ferramentas analíticas mobilizadas para discutir a racialização como processo histórico e subjetivo no Brasil.

FORO

O Foro Psicanalítico do Sul da Bahia é um coletivo de pesquisa e transmissão da psicanálise, criado em 2021 por um grupo de psicanalistas da região. Neste ano, a proposta de estudos aborda a psicanálise como método clínico e dispositivo crítico do tempo presente.

Além de autores clássicos, a exemplo de Freud e Lacan, o grupo vai estabelecer diálogo com as obras de Ian Parker, Alenka Zupanic, Contardo Calligaris, Eduardo Leal Cunha e outros teóricos contemporâneos.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@foropsicanaliticodosuldabahia).

Lula lança o Programa Imóvel da Gente || Foto ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para construção de habitações e equipamentos públicos. Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.

Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Imóvel da Gente, o Programa de Democratização de Imóveis da União, durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto. O objetivo do governo é, por meio de estudos, dar uma destinação estratégica ao patrimônio público, com diálogo federativo e com a sociedade.

O documento cria ainda o comitê interministerial responsável por direcionar as ações do programa e os fóruns estaduais para gestão democrática dos imóveis, com a coleta das demandas locais e apoio no monitoramento do programa.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União e o benefício da população. Segundo ela, o governo do presidente Lula está mudando a lógica do governo anterior, da simples venda dos imóveis – “muitas vezes abaixo do valor de mercado, com perda de patrimônio da União” – sem preocupação com a utilização.

Leia Mais

Confira lista provisória de aprovados na seleção da Seduc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou o resultado preliminar da última Seleção Pública Simplificada da Secretaria de Educação do Município (Seduc). O certame visa à contratação temporária de 270 trabalhadores, além da formação de cadastro reserva.

Os futuros professores contratados vão atuar na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. A seleção também vai preencher vagas nos cargos de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), merendeira e auxiliar de serviços gerais. Também será contemplados professores da educação indígena, que vão lecionar nas creches Amotara e Katuana, ambas em Olivença.

Clique aqui para ver a lista provisória de aprovados, disponível a partir da página 10 do Diário Oficial do Município, edição de sexta-feira (23).

Segundo a publicação, é possível recorrer do resultado preliminar até esta terça-feira (27), das 9h às 12h, na sede da Seduc, localizada na Avenida Canavieiras, 170. O formulário de recurso está disponível no Edital nº 001/2024, Anexo II.

Lixeiras instaladas na Praça Rui Barbosa || Foto GAP
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praça Rui Barbosa, no coração do Centro Histórico de Ilhéus, recebeu duas lixeiras ecológicas, feitas com tubos de máquinas de lavar roupa e madeiras de eucalipto. De acordo com o Grupo Amigos da Praia (GAP), até a instalação dos equipamentos, no último final de semana, a Praça não tinha nenhuma lixeira.

O Grupo ressalta que o material usado na construção das lixeiras ecológicas é resistente à salinidade, que costuma danificar equipamentos de ferro próximos à orla marinha. As novas lixeiras foram doadas pelo ativista social Odailson Aranha.

“Parabéns aos guardiões da Praça Rui Barbosa e todos os moradores e amigos que se mobilizaram para esse sucesso”, diz a nota divulgada pelo GAP em uma rede social.

Três PMs são suspeitos de formar quadrilha para vender fuzis || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) cumpriram, nesta segunda-feira (26), nove mandados de busca e apreensão contra três policiais militares, um policial e um quinto alvo, todos investigados pelo crime de tráfico de armas de fogo. A Operação Mosquete investiga suposta venda ilegal de fuzis.

Segundo as investigações, no mês passado, os policiais apreenderam quatro fuzis em uma operação no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Mas, de acordo com a SSP-BA, eles não apresentaram os armamentos à Polícia Civil, como preconiza a lei, e anunciaram a venda das armas em um grupo no WhatsApp formado por PMs.

Ainda conforme a SSP, imagens dos fuzis, ofertados pelo valor de R$ 70 mil cada, foram divulgadas no grupo de mensagens, sendo que algumas fotos tinham sido feitas ainda na viatura usada na apreensão. Algumas das armas teriam sido entregues ao policial penal e ao quinto integrante do grupo.

PRISÃO EM FLAGRANTE

Equipes da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral da SSP, da Corregedoria da PM e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP cumpriram as ordens judiciais nos bairros de Cajazeiras, Fazenda Coutos, Caminho de Areia, Garcia, Cidade Nova e Tancredo Neves, em Salvador.

Durante as buscas, um dos PMs foi preso em flagrante portando munições de uso restrito, mira para fuzil e cocaína. Além desses materiais, armas de fogo, celulares, munições e drogas foram apreendidas em outros pontos. Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Militar da Comarca de Salvador.

Tempo de leitura: 4 minutos

Através da Terapia Sistêmica e da Psicologia do Nascimento, podemos desvendar os segredos e padrões ocultos que moldam nossas vidas.

 

Rava Midlej Duque || ravaduque@qmail.com

A jornada do autoconhecimento é, por natureza, um mergulho profundo em nossas origens e vínculos familiares.

O que chamamos de coincidências pode, na verdade, ser um reflexo de fidelidades inconscientes, conexões profundas com o passado de nossa família que permanecem influenciando diretamente nossas escolhas e caminhos. E nesse contexto que a Terapia Sistêmica, em especial a Psicologia do Nascimento, revelam-se como ferramentas essenciais para explorar e transformar os vínculos ocultos que permeiam as histórias familiares, antes mesmo de você nascer.

Muitas vezes, carregamos em nosso interior as dores e angústias de familiares que não tiveram a chance de expressar suas emoções, de enfrentar seus traumas e de curar suas feridas emocionais. Essas experiências não resolvidas podem se transformar em um legado de dor que ecoa através das gerações, moldando nossas vidas de maneiras sutis e muitas vezes desconhecidas. Com a Psicologia do Nascimento, mergulhamos profundamente nessas questões, desvendando os segredos que foram passados adiante, os padrões repetitivos que permeiam nossas relações e os traumas que ainda ecoam em nossas almas.

As transmissões de memórias nem sempre vêm por meio de narrativas orais. O grande material que trazemos em nossa psique, sem saber, são as memórias reprimidas, os conteúdos escondidos, velados e não resolvidos por nossos ancestrais! As memórias transgeracionais referem-se à transmissão de informações emocionais de uma geração para outra, às vezes de forma consciente, como a narrativa oral, e outras vezes de forma inconsciente.

Não à toa, no caminho do autoconhecimento, nos deparamos frequentemente com uma resistência interna, um muro invisível que nos impede de avançar. Essa resistência muitas vezes se manifesta como um medo profundo, uma relutância em enfrentar as verdades dolorosas sobre nós mesmos e nossa vida. Mas cada momento de sofrimento e cada dificuldade que enfrentamos carrega consigo a semente da transformação ao alcance da minha e da tua mão.

Os mistérios da mente humana estão frequentemente enraizados em histórias familiares. Revisitar o passado familiar nem sempre é uma tarefa fácil; muitas vezes é encarado com medo, temendo descobrir verdades desconfortáveis ou enfrentar dores antigas. No entanto, essa exploração é crucial para entendermos os padrões comportamentais e traumas transmitidos através das gerações. Ao compreendermos os padrões comportamentais e os traumas transmitidos através das gerações, abrimos espaço para a cura e o desenvolvimento pessoal. E um processo desafiador, mas profundamente recompensador.

Nossa história familiar é parte integrante de quem somos, molda nossas crenças, valores e comportamentos. Ao reconhecermos e explorarmos os vínculos transgeracionais que nos ligam ao passado, abrimos caminho para uma transformação profunda e duradoura. A terapia sistêmica aliada à psicologia do nascimento oferece um espaço seguro e acolhedor para essa jornada de autoconhecimento e cura, guiando-nos na superação dos medos relacionados ao passado e na construção de um futuro luminoso.

É nesse sentido que a terapia sistêmica apoia-se na ideia de que ao integrar as experiências vividas por nossos antepassados, podemos curar feridas antigas e promover renovação.

Não permita que as dores do passado continuem a influenciar seu presente e qualquer possibilidade de futuro. Não se trata de ser vítima de maldições ancestrais, mas de reconhecer a força e a resiliência transmitidas por seus antepassados. A cura verdadeira começa com a aceitação de onde viemos, – as histórias familiares têm um sentido profundo para nossa alma.

Nas histórias de nossa família, encontramos muitas vezes dores e desafios. Mas as adversidades não são por acaso, e nos lembram de que, não importa quão sombrias sejam essas histórias e narrativas, há sempre a promessa de algo que pode ser transformado. Há uma força que se apresenta nas adversidades, uma força que reside dentro de todos nós, mesmo quando não percebemos. Ao tomar posse dessa força somos convidados a encarar os desafios familiares não como barreiras intransponíveis, mas como ponte para um crescimento luminoso, transformando as faltas, as perdas, as dores herdadas, em força para a construção de uma história diferente.

Podemos sempre escolher: utilizar as heranças familiares como um alicerce para nosso crescimento e oportunidade para florescermos além das circunstâncias, ou, podemos simplesmente ficar presos em ciclos viciosos que nunca nos levam a lugares diferentes, repetindo tudo de novo, sem sair do lugar.

O convite que faço é o seguinte: por mais difícil, doloroso e cruel que tenha sido sua história até aqui, não ignore suas raízes. Use-as como força para crescer. Deixe que elas a ensine olhar para a vida de nova perspectiva e consciência. Observe os desafios familiares não como obstáculos intransponíveis e sentenciais, mas como oportunidades diferentes a serem construídas daqui para frente. uma nova história familiar construída a partir de você.

Este caminho de autoconhecimento a partir do seu Nascimento e a reconciliação com a sua história, é essencial para seguir com autenticidade e confiança para a vida. Sem isso, é bem possível que você nunca avance.

Reconhecer e explorar nossas raízes familiares é fundamental para a jornada do autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Através da Terapia Sistêmica e da Psicologia do Nascimento, podemos desvendar os segredos e padrões ocultos que moldam nossas vidas, permitindo-nos transformar dores antigas em fontes de força e crescimento. Ao compreendermos e aceitarmos nossas histórias familiares, abrimos caminho para um futuro mais luminoso e autêntico, livre das amarras do passado. Cada desafio enfrentado, cada dificuldade superada, carrega consigo a promessa de uma transformação profunda e significativa. Sugiro que experimente.

Rava Midlej Duque é comunicadora, mestra, terapeuta sistêmica, consteladora familiar e especialista em Psicologia Perinatal.

Curso é iniciativa da Prefeitura e parceiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jovens e adultos de Uruçuca, no sul do estado, participaram do Curso de Confeitaria promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uruçuca. A consultora Sandra Maria de Carvalho Ferreira coordenou as atividades.

O curso ocupou a estrutura do CTA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Uruçuca, de 21 a 23 de fevereiro. “Essa atividade faz parte das ações de fortalecimento e apoio à formação de jovens e adultos do município, possibilitando o acesso ao conhecimento e a oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida”, explicou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Águido Muniz.

Homem é agredido até a morte na Praça da Piedade || Foto Verdinho Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga o assassinato de Vagno dos Anjos Gonçalves, de 42 anos, ocorrido no início da manhã deste domingo (25), na Califórnia, em Itabuna. Segundo informações, ele se envolveu em uma briga em um bar localizado na Praça da Piedade e foi atacado por cinco pessoas.

A vítima acabou atingida por pedradas, pauladas e cadeiradas, além de um golpe de faca, supostamente desferido por uma mulher. A vítima morreu no local, por volta das 6h30min. A suspeita de desferir a facada teria sido identificada como Waléria Vieira da Silva, informa o Blog Verdinho.

Logo após o crime, a Polícia Militar a prendeu em flagrante ainda dentro do bar. De acordo com a PM, câmeras do Centro Integrado de Comunicações da Secretaria de Segurança Pública (Cicom) ajudaram na identificação e localização da suspeita

A Polícia Civil usa imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os demais suspeitos de envolvimento no homicídio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Banda Samba 40 Graus é mais uma atração confirmada na 13ª edição da Feijoada do Tarik, no próximo sábado (2), em Itabuna. A banda tem conquistado o público com proposta que é mescla de ritmos e linguagens enraizadas na cultura baiana, combinando elementos da cultura pop e eletrônica. O resultado é uma sonoridade única, atual e capaz de transitar com facilidade entre públicos diversos.

Com coragem para inovar, o Samba 40 Graus se destaca como uma das grandes novidades da cena musical soteropolitana, projetando-se para animar pistas em todo o Brasil. A banda se junta a Camilo Dória, Sammbe Vip e o DJ Ruan Santiago na grade de atrações da Feijoada que se tornou tradição no período da Lavagem do Beco do Fuxico.

Além de atrações que já caíram no gosto do público, a Feijoada do Tarik trará buffet completo da deliciosa feijoada, bar premium, com serviço VIP, onde será comercializada a exclusiva cerveja premium Stella Artois e uma variedade de bebidas.

A organização do evento destaca a importância de celebrar a cultura, a música e a gastronomia, proporcionando momentos de alegria e descontração para o público. Os ingressos podem ser adquiridos no balcão do Holtel Tarik, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio) ou pela internet, no TicketMaker, por meio do link https://vendas.ticketmaker.com.br/?ct=3017&cl=9

SineBahia em Ilhéus funciona no SAC, que atende na Eustáquio Bastos, no Centro
Tempo de leitura: 3 minutos

Semana começa com total de 125 oportunidades de trabalho em municípios do sul e sudoeste. Nesta segunda-feira (26), há 79 vagas em Jequié, 23 em Itabuna e outras 23 em Ilhéus, segundo o SineBahia, o serviço estadual de intermediação de vagas e qualificação para o mercado de trabalho.

Para disputar vaga é necessário se cadastrar numa das unidades do SineBahia. Em Itabuna, a unidade fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, na Beira-Rio, Góes Calmon. A de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Jequié, na Avenida Rio Branco, no Centro.

O candidato deve ir à unidade onde está sendo ofertada a vaga desejada até as 15h30min no máximo, mas a orientação é que comparece ao SineBahia o quanto antes, pois o preenchimento é dinâmico e definido pelas empresas que usam o serviço estadual para contratar mão de obra.

A documentação básica exigida vai de CPF e carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) a comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também é importante apresentar certificação de cursos de qualificação para a vaga em disputa. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais